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Aula 2 – Coesão

Assista ao vídeo introdutório e acompanhe o texto abaixo.

[jwplayer mediaid=”331″]

[button type=”icon” icon=”warning”] Versão apenas áudio[/button]

[learn_more caption=”Transcrição do vídeo”] Escrever um texto não é simplesmente jogar um monte de idéias no papel. Mais do que isso, é preciso fazer com que essas idéias estejam bem relacionadas e fiquem claras para seu leitor. Imagine que seu texto é um quebra-cabeça. Você não pode colocar as peças em qualquer lugar, pois elas devem seguir uma sequência pré-definida. Caso contrário, as peças não se encaixarão e você não terá uma figura formada. O mesmo acontece com suas idéias e parágrafos. Como já dissemos, é muito importante fazer um projeto de texto para saber o que estará presente no conteúdo de seu texto. Depois disso, é preciso organizar tudo, mostrando que relações existem entre aquilo que se quer dizer. É como se o seu texto precisasse ser costurado e, para isso, ao invés de linha e agulha, você usará elementos coesivos, como os conectivos, por exemplo. Às vezes uma simples palavra pode mudar totalmente a idéia de seu texto, deixando-o inclusive sem sentido. Observe essas duas frases: 1) Estudei muito, no entanto fui mal na prova. 2) Estudei muito, portanto fui mal na prova. No primeiro exemplo, o uso da conjunção adversativa no entanto, nos mostra que apesar de se esperar que alguém que estudou vá bem na prova, isso não aconteceu. No segundo, o uso da conjunção conclusiva portanto, indica que a pessoa foi mal na prova porque estudou muito, o que, no “mundo real” é quase impossível de acontecer. Ou seja, uma pequena palavra, que poderia parecer insignificante muda totalmente a frase e faz com que ela perca o sentido. Por isso, fique sempre atento à coesão de seu texto. Só assim você terá um texto bem montado, como um quebra-cabeça em que não falta nenhuma peça![/learn_more]

 

Observe o trecho abaixo:

[box] “A menina estava brincando no balanço. A menina caiu. A menina era delicada. A menina chorou. A menina decidiu que nunca mais iria brincar no balanço. A menina achava que o balanço era perigoso”[/box]

Ao ler esse pequeno texto, percebemos que a leitura não ocorre de forma fluida, pois há um grande número de repetição de palavras (“a menina”), as frases não mostram relação umas com as outras e há muitos pontos finais, o que deixa o texto com uma impressão de texto “cortado”.

No entanto, este não é um problema difícil de resolver, pois em nossa língua há diversos recursos que nos permitem organizar o texto, estabelecendo relação entre as idéias. A esse processo damos o nome de [tooltip text=”São as articulações gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial”]coesão[/tooltip], quesito muito cobrado nos vestibulares e que é imprescindível na escrita de qualquer texto.

A coesão está bastante relacionada também a um outro quesito: a coerência. E o que elas têm em comum? 

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