Na série alemã intitulada “Dark” o desaparecimento forçado é mostrado através do sequestro de crianças para testar uma máquina do tempo, o que dificulta as investigações policiais. Fora da ficção, no Brasil, o desaparecimento de pessoas ainda é um estigma presente, causado principalmente pela inércia estatal e o descaso social.
À priori, observa-se uma escassez de políticas públicas, tais como a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, criada em 2019. Segundo pesquisas realizadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) ainda que 200 pessoas por dia sejam relatadas como desaparecidas, a maior parte delas é achada pelos próprios entes e não há uma padronização nacional que vise amenizar esse problema, notando-se assim, a ausência de ações governamentais.
Ademais, o número de desaparecidos é considerado pequeno em relação à população total, o que leva o povo brasileiro a tratar esse obstáculo com indiferença. Portanto, solucionar os episódios de desaparição torna-se algo supérfluo e gera a invisibilidade do problema, esta a qual, segundo a escritora Camila Djalma, impede a resolução de um entrave.
Sendo assim, é mister que o Poder Legislativo junto ao Ministério da Segurança Pública criem leis que padronizam o sistema de procura, além de investir em capacitação de policiais e tecnologia a fim de facilitar e acelerar as buscas e então atenuar número de sumiços do país e contribuir para o bem-estar familiar de todos.
Desafios para combater o desaparecimento de pessoas no Brasil
Compartilhar
Manuellah
PONTOS
E
AVALIAÇÃO
Oie tudo bem?? Espero que sim!!!
200 pontos na introdução está ótima!!!
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
120 pontos pelos desvios da língua português em algumas partes do texto.
120 pontos nos desenvolvimentos
Faltou ter mais conectivos para ligar o texto
Domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa.
80 pontos
Domínio insuficiente da língua portuguesa, com muitos desvios.
120 pontos apresentou uma boa proposta de intervenção na conclusão, só faltou retomar a tese.
TOTAL : 640!!!
Você Você é muito bom só precisar ler mais redações, praticar mais, usar conectivos
taynelc
Sua escrita está coesa, no entanto, ao meu ver, parece faltar aprofundamento no assunto. E existe um “clichê” . Pode-se dizer assim, em redações, que é basicamente o esqueleto, o mesmo texto com os temas sendo encaixados nele. Torna-se perceptível para o leitor esse padrão, imagino que para o corretor como avaliador não deve ser diferente. Termos como “Ademais”; “A priori” estão sendo usados de forma massiva em muitas redações. Também há um problema estrutural na organização dos parágrafos, fora isso, se continuar assim o 1000 vem fácil, como citado acima.
Natally
Oie, vou pontuar algumas coisas que observei.
INTRODUÇÃO- a alusão à série foi ótima mas acho que você poderia trabalhar um pouco melhor e destrinchar mais associando ao tema.
D1- não é muito legal utilizar “A priori”, tenta trocar por um conectivo mais usual como “Em primeira análise”, “Primeiramente” ou “De início”.
Lembra de retomar a tese no primeiro período do parágrafo.
Acho que seria legal reformular essa frase
“observa-se uma escassez de políticas públicas, tais como a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, criada em 2019. ”
Ex.: “é importante salientar que há uma escassez de políticas públicas presente no sistema brasileiro, sendo de suma importância a expansão e aperfeiçoamento das já existentes, a exemplo, a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.”
Tente conectar as ideias desse parágrafo, acredito que faltou um pouco de coerência.
D2- também faltou a retomada da tese.
Faltou desenvolver melhor esse parágrafo. Você poderia falar por exemplo sobre o egoísmo social e como o desaparecimento só se torna pauta quando é um ente querido que desaparece.
Desenvolver melhor a alusao à Camila.
CONCLUSAO: faltou a retomada da tese
Tenta substituir o “é mister”.
Desenvolva melhor a conclusão também, busque colocar o AGENTE-MEIO-MODO-FINALIDADE em sequencia pq vai deixar o parágrafo bem organizado.
É legal também retomar a alusão inicial (Dark) para deixar o texto ciclico e fechar bem a redação.
Por fim, acredito que melhor a estrutura e organizar o texto direitinho vai ajudar muito a melhorar o texto.
Espero ter ajudado e muito sucesso!!!
RafaelaF
Luckas, a sua redação está ótima!!! A estrutura do texto está coesa, com introdução; desenvolvimento 1; desenvolvimento 2 e conclusão, as teses foram bem claras, teve uso produtivo dos repertórios, não vejo muitos erros na escrita e pontuação e os conectivos foram bem aproveitados. Continue nesse pique e logo logo os 1000 vem aí…