“Eu acredito que podemos mudar o mundo através da alimentação”. Diante da afirmação de Bela Gil, chef e nutricionista, é notável a preocupação quanto a alimentação de forma saudável em relação às possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira. Nesse sentido, em virtude das propagandas manipuladoras e da falta de condições surge um complexo problema na atualidade.
Nessa perspectiva, cabe ressaltar as propagandas manipuladoras como um grande causador da má alimentação entre as pessoas. Na década de 80, a marca de refrigerantes “Pepsi” aumentou seus lucros com o lançamento de uma propaganda em que oferecia prêmios para quem consumisse maior quantidade do refrigerante da marca, o que colaborou grandemente no consumo das pessoas a uma péssima nutrição. Sob essa lógica, no mundo atual as tecnologias e propagandas têm tomado as mesas e contribuído para a formação nutricional dos indivíduos, sendo de forma positiva ou negativa em torno de manipular a alimentação da sociedade. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser mudado.
Ademais, é importante salientar a falta de condições das pessoas no sentido financeiro. Com o aumento do salário mínimo no Brasil, a crescente inflação dos produtos e mantimentos pessoais têm causado dificuldades para a sociedade em consumir alimentos que contribuam de forma saudável em suas mesas. Sob essa lógica, a inviabilidade do consumo de alimentos seguros para a população tem se agravado, como consequência, a dependência por alimentos de alta caloria e não considerados de bom funcionamento para o corpo humano tem sido uma opção, já que são encontrados em custos mais baixos. Assim sendo, é de suma importância medidas que intervenham no problema.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o ministério da saúde em parceria com o Estado, responsável pela garantia da saúde pública do país, desenvolva medidas de conscientizar as pessoas a respeito da alimentação saudável e promover melhor acessibilidade dos alimentos, por meio de propagandas, a fim de trazer a realidade um estilo de vida mais saudável e que prolongue a saúde das massas. A partir dessas ações poderá ser consolidado um Brasil mais saudável.
JaneF
Olá, Josy.Tudo bem você?
Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!
Vou tentar lhe ajudar!
Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.
Minha análise a respeito de sua dissertação será dos pontos: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.
Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
“Eu acredito que podemos mudar o mundo através da alimentação”. Diante da afirmação de Bela Gil, chef e nutricionista, é notável a preocupação quanto [1] a alimentação [2] de forma saudável [3] em relação às possibilidades de uma alimentação[2] segura para a população brasileira. Nesse sentido, em virtude das propagandas manipuladoras e da falta de condições[5] [4]surge um [6] complexo problema na atualidade.
######INTRODUÇÃO
[1] Crase, quanto a + a alimentação
[2] Repetição próxima, mesmo período aí mesmo que é melhor evitar.
[3] adjunto adverbial de modo que deveria estar isolado por vírgulas.
[4] oração subordinada adverbial causal deslocada, precisa vir isolada por vírgula.
[4] Falta de condições de quê?
[5] E será que surge daí mesmo ou por causa disso? Tente usar mais moderadores de opinião em sua escrita, para não parecer extremista.
[6] UM é artigo indefinido, ao você deixa uma dúvida na cabeça do leitor: que problema é esse? E a introdução é justamente para apresentá-lo.
Nessa perspectiva, cabe ressaltar as propagandas manipuladoras como [3]um grande causador da má alimentação entre as pessoas[1]. [2] Na década de 80, a marca de refrigerantes “Pepsi” aumentou seus lucros com o lançamento de uma propaganda em que oferecia prêmios para quem consumisse maior quantidade do refrigerante da marca, o que colaborou grandemente no consumo das pessoas a uma péssima nutrição. Sob essa lógica, no mundo atual as tecnologias [4] e propagandas têm tomado as mesas e contribuído para a formação nutricional dos indivíduos, sendo de forma positiva ou negativa em torno de manipular a alimentação da sociedade. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser mudado.
######DESENVOLVIMENTO 1
[1]Achei o tópico facilmente questionável.
[2] Transição bruta entre períodos, sem deixar clara a relação entre eles. Não necessariamente deve ser deixa com conectivo (conjunções, preposições..) mas a maioria acha melhor fazer a costura com eles.
[3] Faltou um verbo na oração. Vejamos:
Cabe ressaltar [ISTO = as propagandas manipuladoras como um grande causador da má alimentação entre as pessoas]
Percebe que fez uso da oração subordinada substantiva subjetiva, ou seja, a oração que irá servir de sujeito. E precisa ser oração, logo precisa ter verbo.
Aqui até cabe um verbo implícito, sendo que ele prejudica o seu ponto de vista também.
…como [se fosse]…Logo você estaria dizendo que eles não são.
[4] a tecnologia ficou um termo solto e sem explicação do porquê você acha que ela influencia na alimentação. Lembre que a redação e para saber a sua opinião, com a defesa dela, e não só citar, sem deixar clara a relação, meio que contando com o senso comum.
Ademais, é importante salientar a falta de condições das pessoas no sentido financeiro. [1] Com o aumento do salário mínimo no Brasil, a crescente inflação dos produtos e mantimentos pessoais[2] têm causado dificuldades para a sociedade em consumir alimentos que contribuam de forma saudável em suas mesas. Sob essa lógica, a inviabilidade do consumo de alimentos seguros [3] para a população tem se agravado, como consequência, a dependência por alimentos de alta caloria e não considerados de bom funcionamento para o corpo humano tem sido uma opção, já que são encontrados em custos mais baixos. Assim sendo, é de suma importância medidas que intervenham no problema.
######DESENVOLVIMENTO 2
[1] Cuide da microestrutura. Transição brusca.
[2] pessoas – supressão do I.
[3] o que seria alimentos seguros?
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o ministério da saúde [1] em parceria com o Estado[2], responsável pela garantia da saúde pública do país[3], desenvolva medidas de conscientizar as pessoas a respeito da alimentação saudável e promover melhor acessibilidade dos alimentos, por meio de propagandas, a fim de trazer a realidade um estilo de vida mais saudável e que prolongue a saúde das massas[4]. A partir dessas ações poderá ser consolidado um Brasil mais saudável.
######CONCLUSÃO
[1] Ministério da Saúde.
[2] o ministério é um órgão do Estado. Poderia sugerir uma parceria com um ente federativo, outro órgão, particular, terceiro setor. Mas não com o Estado todo.
[3] no país
[4] entendo que quis dizer massa populacional, mas ficou engraçado, já que fala de alimento, pensei primeiro em massa alimentar: macarrão. rs. Trocaria por população. Lembre da função da linguagem que deve prevalecer em seu texto e a referencial, que prega a clareza.
######TODO O TEXTO
Achei o texto confuso, apesar de ter ideias interessantes, elas não foram apresentadas de modo que as favoreça precisa treinar mais a estrutura e a microestrutura.
Fazer a chuva de ideias antes de começar a escrever também ajuda. Já expliquei como eu a faço em uma de minhas correções, então se tiver interesse em saber, basta visitar o perfil e verificar minhas correções anteriores.
Fim!
Tempo despendido na correção: 40 minutos.
Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.
Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.
Até a próxima!
Nataliaaraujo09
Oi, Josyanne
Irei apontar alguns pontos em sua redação, ok?
Primeiramente parabéns pelo excelente texto!
Na introdução faltou um pouco mais de contextualização do tema, a citação ficou maravilhosa mas poderia ter explicado mais sobre o problema que você afirmou existir na última frase da introdução.
No segundo parágrafo vc disse “… no consumos das pessoas…” e ficou um pouco confuso, pq pareceu que as pessoas que estão sendo consumidas. Outra coisa, a última frase não precisava estar ali, é mais coerente você colocar ela na ultima frase da introdução.
No segundo parágrafo, novamente a última frase não precisa estar ali. Seus argumentos são bons mas precisa de uma melhor organização das suas ideias, pq ficou um pouco confuso.
Na proposta de intervenção você apresentou uma boa solução para o problema mas tome cuidado, o Ministério da Saúde é um órgão estatal, então ele não faz parceria com o Estado, ele é a parte do Estado que cuida da saúde dos brasileiros.
No geral sua redação está com uma ótima estrutura, só se atente mais na pontuação.
Espero ter ajudado, um abraço Josy!
Josyanne16
muuuuito obrigada!