Aprendiz

Perigos da automedicação na cultura brasileira [***Corrigir com a nota do ENEM (de 0 a 100)***]

  • 0

Segundo pesquisa atual divulgada pelo Ministério da Saúde, a taxa de automedicação aumentou significativamente na população brasileira, nas últimas décadas. Nesse viés, esse dado delata a cultura do imediatismo e a negligência a saúde. Sendo assim, as consequências à saúde pública podem ser preocupantes a longo prazo.

Em primeiro lugar, a cultura do imediatismo é percebida em vários aspectos da sociedade, incluindo a saúde. Em consonante, essa cultura requer uma resolução rápida e fácil dos problemas assim que eles surgem. Nesse sentido, uma dor de cabeça simplesmente pode ser tratada imediatamente ingerindo um analgésico, por exemplo, para que não possa atrapalhar  a correria do cotidiano.

Seguindo a mesma lógica, há uma negligência a sintomas considerados como sinais de alerta do corpo que pode indicar problemas de saúde mais graves. Nessa ideia, a constante negligência desses sinais de alerta e inserção de substâncias químicas no corpo, pode causar o descobrimento tardio de doenças e a geração de outras doenças, respectivamente.

Em conclusão, a automedicação é um problema de saúde pública no Brasil. Devido a isso, é necessário que o Ministério da Saúde, em Associação aos Conselhos de Farmacêuticos, crie e desenvolva políticas de aconselhamento a não automedicação no momento da compra de medicamentos nas farmácias. Com isso, a população será conscientizada sobre o assunto e, consequentemente, diminuirá a automedicação no população brasileira.

Compartilhar

5 Correções

  1. 200 pontos- Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    160- Desenvolve o tema por meio de uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo- argumentativo
    120- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, porém limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista
    160- Articula as partes do texto, com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
    120- Elabora de forma mediana a proposta de intervenção

    obs: Ainda sou iniciante

    • 1
  2. Oi tudo bem? Vamos corrigir a sua redação
    Veja bem, eu consigo identificar vários erros de coesão no seu texto e dificuldade de argumentação. Nos parágrafos de desenvolvimento não há nenhuma afirmação que demonstre o seu ponto de vista de maneira concreta. No primeiro parágrafo, por exemplo, poderíamos reescrever da seguinte forma:
    “Em primeiro lugar, a cultura do imediatismo é percebida em vários aspectos da sociedade, incluindo a saúde. Logo, sabe-se que esse contexto, inegavelmente, faz com que a população exija uma resolução rápida e fácil dos problemas assim que eles surgem, uma vez que…. (ponha uma justificativa para essa afirmação aqui). Nesse sentido, uma dor de cabeça pode ser tratada imediatamente após ingerir um analgésico, por exemplo, para que não atrapalhe a correria do cotidiano. Mas, não necessariamente há a preocupação com os efeitos dessa automedicação, ainda que não exista nenhum conhecimento ou receita para guiar o consumo da mesma”
    Percebi que você tentou seguir uma estrutura, então vou te ajudar disponibilizando a minha para você aprimorar o seu:
    Tópico Frasal (reafirmar tópico a ser discutido) + Explicação + Exemplificar (relacionar com um repertório ou citação que fortaleça argumentação) + Conclusão do que foi discutido
    isso é para Desenvolvimento ok?
    Falta por repertórios socioculturais em alguns parágrafos e as competências para conclusão (agente, meio, detalhamento, finalidade e ação)
    Apesar disso, é visível que você tem um grande potencial para fazer ótimas redações, só precisa exercitar mais um pouquinho
    Qualquer coisa me segue que dou olhada nas suas redações ;) Boa sorte

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.