Iniciante

Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

  • 1

Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Na obra “Utopia” do escritor Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita,na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega. A falta de valorização de comunidades e povos tradicionais mostra a ausência do Estado,da engenharia ambiental e o quando isso deve ser urgentemente tratado.

Precipuamente,é de grande importância a presença do governo e dos órgãos responsáveis. Segundo o pensando Thomas Hobbes,o Estado é responsável pelo bem-estar da população,o que não ocorre no Brasil e principalmente nas regiões de maior concentração de povos tradicionais brasileiros,onde há grande crises climáticas,de acordo com a 26° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26),acaba atingindo todos os vigentes do planeta Terra.

Portanto,vale ressaltar também a importância da engenharia ambiental em defesa e análise da sociobiodiversidade amazônica como melhores estratégias de funcionamento para os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais brasileiras que prezam pelos seus direitos respeitados e territórios mais protegidos.

Diante do que foi exposto,medidas cabíveis precisam ser urgentemente tomadas pelo órgão governamental juntamente com o Ministério de Desenvolvimento Social e o Ministério da Saúde. Sendo necessário que o Tribunal de Contas da União direcione capital para que seja promovido em propagandas midiáticas e em programas sociais com intuito de propor maior visibilidade à problemática e assim tornando um Brasil muito próximo ao mundo idealizado por Thomas More.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! LaauraB!
    Abaixo segue a correção da sua redação:
    1° parágrafo: sua tese está bem explícita, só faltou vírgula no trecho ” […] contemporânea (,) é o oposto do que o autor prega. A falta de valorização de comunidades e povos tradicionais (,) mostra a ausência […]” e há ausência de vírgula também em “deve ser, urgentemente (,) tratado.” ; e há erro em “ambiental e o (quanto) isso […];
    2° parágrafo: existe a inadequação em “Segundo o (pensador) Thomas Hobbes […]”; e faltou aspas na citação do pensador: “o Estado é responsável pelo bem– estar da população”. Além disso, evite verbos no gerúndio como “atingindo” e nesse desenvolvimento faltou mais em desenvolver o argumento inserido;
    3° parágrafo: a conjunção “portanto”, está usada de maneira errada, pois seria uma conjunção de adição, não uma conjunção de adição; e como no segundo parágrafo, a ausência de mais desenvolvimento é observada;
    4° parágrafo: nota-se muito agentes de intervenção, evite muitos agentes, o ideal são dois, os agentes apresentados são “órgão governamental”, “Ministério de Desenvolvimento Social”, “Ministério da Saúde” e “Tribunal de Contas da União”. E faltou vírgula em “precisam ser (,) urgentemente (,) tomadas […]”, além disso, na proposta de intervenção, faltou como será realizado essa medida e a ausência em detalhar a proposta; e o ideal seria abordar duas propostas de intervenção.
    Obs: você está quase lá em elaborar uma redação dissertativa-argumentativa, continue praticando. :)
    Espero ter ajudado!!!
    Até a próxima!!! :)

    • 1
  2. Concordo com o comentario acima, os erros de pontuação e gramatica devem ser analisados e corrigidos.
    E senti falta de um pouco mais de profundidade em seu desenvolvimento, acredito que deixou o acima supercial, explicou o que poderia ser feito, mas não deixou claro como, enfim.
    Outra coisa na sua conclusão você não apontou uma ação de medida para essa intervenção, e colocou muitos orgãos responsaveis, talvez ocupou muito espaço e você ficou sem ideias, mas sua proposta da redação foi ótima, talvez se você fazer ela mais algumas vezes, com algumas pesquisas, ela melhore.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.