A sociedade brasileira, embora seja exemplo inúmeros setores sociais, ainda enfrenta desafios no que tange a valorização de comunidades e povos tradicionais, no Brasil. Nesse prisma, a alienação e a insuficiência das autoridades públicas são potencializados não só pela normalização do entrave, como pela omissão do Estado.
Primordialmente, vale ressaltar alienação como impulsionadora do impasse devido a normalização da desvalorização de comunidade e povo tradicionais, no país. Segundo o filósofo Karl Marx, os indivíduos devem ser analisados conforme as situações sociais em que vivem, dado que, produzem as existências em grupo através da alienação. Sob essa ótica, a padronização de questões como a desvalorização de comunidade e povos tradicionais torna-se prejudicial para sociedade, em virtude da dificuldade dos indivíduos de exercerem um juízo sólido e, também, por promover a naturalidade do entrave.
Ademais, Norberto Bobbio, em sua obra “Dicionário da política“, entende que é dever das autoridades públicas não apenas ofertarem os benefícios na lei, mas também garantirem que a população usufrua deles, na prática. Ocorre que, no Brasil, a ideologia do filósofo não é experimentada, já que, mesmo com a igualdade da população prevista na lei, os povos tradicionais ainda possuem seus direitos ameaçados. Assim, a omissão do Estado transforma uma sociedade justa e tranquila em utopia na vida das comunidades tradicionais.
Portanto, para que os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, no Brasil, sejam mitigados é dever do Estado ampliar o conhecimento sobre a cultura desses grupos. Isso deve ocorrer através da obrigatoriedade de aulas específicas sobre a cultura das comunidades tradicionais, ministraras por representantes dos respectivos povos, nas universidade federais, com o intuito de promover o conhecimento e a valorização desses grupos. Desse modo, o Brasil será exemplo em mais um setor social e a prosperidade será observada.
Lucasjs04
Olá, Fera!
Eu sou professor de redação e posso fazer uma correção detalhada do seu texto a partir das competências do Enem e estimar uma nota para sua redação do Enem. Se tiver interesse, me manda uma mensagem através do meu e-mail, [email protected].
Valor simbólico: $2,50
Aguardo seu contato!
Prof Lucas, Abc.
Hercliima
Faltou repertório na introdução, o que consequentemente vai diminuir alguns pontos da competência. A implementação de mais conectivos para o início do D1 e D2 também deixaria sua redação mais esbelta, mas isso não significa que perderá pontos por isso. D2 está excelente. A conclusão esta esplêndida com o uso dos 5 agentes, corretíssimo!