Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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Em 1988, a Constituição Federal assegurou amplo acesso aos bens culturais como direito de todo cidadão. Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar. Desse modo, algumas medidas são necessárias para o amparo desse cenário nesfato, o qual é acarretado não só em razão do deficitário incentivo à valorização cultural na população, mas também devido à excessiva mercantilização da cultura.

Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática. Acerca disso, segundo o filósofo Theodor Adorno, a mídia – um dos principais instrumentos de distribuição cultural – não se preocupa em produzir programas de qualidade, e sim, em tornar o expectador um consumidor de produtos. Nessa perspectiva, tal óptica pode ser constatada na sociedade nativa, pois a cultura não é integralmente assentada pela civilização. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.

Ademais, constata-se a cultura como um mecanismo voltado para o consumo. Assim sendo, de acordo com os sociólogos da Escola de Frankfurt, a cultura tornou-se um meio de obtenção de lucro. Outrossim, ao tomar por base a ideia sobredita, confirma-se tal ponto de vista no âmbito brasileiro. Diante disso, são de suma importância medidas que interfiram nesse óbice.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cultura, no desígnio de promover a democratização do acesso ao cinema, instrua a representatividade gradativa na população, por meio de campanhas e projetos publicitários que reverenciem as manifestações culturais. Paralelamente, cabe ao Poder Judiciário, por intermédio da pressão da sociedade civil organizada, estabelecer projetos de lei que efetuem na descentralização de acesso aos cinemas, com o objetivo de democratizar o acesso a esse meio de entretenimento. Por fim, com tais ações, a Carta Magna se fará cumprida plenamente no Brasil.

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eu particularmente detestei essa redação que eu fiz, pfvr, alguém pode me dizer como eu poderia ter escrito pra melhorar mais?

 

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5 Correções

  1. C1-160 apresenta desvios de língua formal
    C2-200 aborda o tema em todo o texto
    C3-160- ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
    C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
    C5-160- sua conclusão está incompleta.
    boa sorte hoje!!!!
    busque melhorar sua conclusão

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  2. C1-160 apresenta desvios de língua formal
    C2-200 aborda o tema em todo o texto
    C3-160- ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
    C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
    C5-160- sua conclusão está incompleta.
    boa sorte hoje!!!!
    busque melhorar sua conclusão

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  3. DESENVOLVIMENTO 1

    “Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”

    Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.

    Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.

    No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).

    DESENVOLVIMENTO 2

    Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?

    CONCLUSÃO

    Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:

    Proposta 1

    Agente ✅
    Ação ✅
    Meio ✅
    Finalidade ❌
    Detalhamento

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  4. Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.

    INTRODUÇÃO

    Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:

    “Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”

    Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.

    DESENVOLVIMENTO 1

    “Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”

    Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.

    Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.

    No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).

    DESENVOLVIMENTO 2

    Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?

    CONCLUSÃO

    Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:

    Proposta 1

    Agente ✅
    Ação ✅
    Meio ✅
    Finalidade ❌
    Detalhamento

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    • Apertei sem querer em enviar kkkk

      Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.

      INTRODUÇÃO

      Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:

      “Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”

      Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.

      DESENVOLVIMENTO 1

      “Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”

      Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.

      Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.

      No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).

      DESENVOLVIMENTO 2

      Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?

      CONCLUSÃO

      Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:

      Proposta 1

      Agente ✅
      Ação ✅
      Meio ✅
      Finalidade ❌
      Detalhamento ✅

      Proposta 2

      Agente ✅
      Ação ✅
      Meio ✅
      Finalidade ✅
      Detalhamento ❌

      AVALIAÇÃO

      Competência 1 (Erros gramaticais): 200
      Competência 2 (Estrutura textual): 160
      Competência 3 (Argumentação e repertório): 120
      Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 160
      Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160

      NOTA: 800

      Uma nota boa, mas precisa argumentar mais no seu texto. Talvez eu tenha sido um pouco rígido na correção, mas é melhor errar aqui pra não errar no ENEM. Sucesso!!

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  5. No desenvolvimento 2 eu argumentaria mais criticamente sobre o porquê a cultura virou uma espécie de mercadoria e como isso afeta no valor da nossa história e cotidiano. Mas fora isso, tá ótima sua redação, cheia de conectivos, e seu domínio na norma padrão e estrutura do texto são impecáveis

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