Em” A República”, diálogo socrático escrito pelo filósofo grego, Platão, idealiza uma sociedade livre de problemas, sobretudo o esforço da coletividade para superar qualquer impasse. Entretanto, a falta da educação sexual e da conscientização sobre DST’S (Doenças sexualmente transmissíveis), impedem esse mundo perfeito. Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência dos jovens em relação ao uso de preservativos, potencializa as DST’S. Sob essa ótica, vale lembrar da série “sex education” da netflix, nela o personagem Otis, filho de sexóloga, começa a dar conselhos sobre sexo e sobre as IST’S (infecções sexualmente transmissíveis”, após perceber que a sua escola não dava esse apoio, mas infelizmente, não existe um Otis nas instituições de ensino do Brasil, e por conta disso a juventude do Estado Tupiniquim não sabe a real importância de se proteger.
Faz-se mister ainda salientar a negligência dos colégios brasileiros, em evitar ensinar corretamente sobre os perigos de não usar os preservativos na hora das relações intimas, como um dos fatores de agravamento do problema. Tendo em vista que, segundo o Ministério da saúde, de 2008 a 2018 houve um aumento de mais de 80% de casos de HIV e Aids entre pessoas de 15 a 24 anos. Nesse mesmo contexto se torna evidente a falta de conhecimento referente ao tamanho do problema, logo é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. Cabe ao Ministério da Saúde juntamente com o Ministério das Educação, realizar palestras e debates sobre a importância de se preservar, usando figuras de grande influência para chamar a atenção da mocidade, e as redes sociais para compartilhar as palestras, para que desta forma a população saiba importância de se cuidar.
ENEM: educação sexual e as doenças sexualmente transmissíveis
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mariana798
C1-120- existem erros na construção de orações
C2-120- os seus repertórios foram aprofundados ao ponto de não conseguir uma expor seu argumento com clareza
C3-160- sua estrutura está boa, mas pode ser revisada, em especial na articulação entre parágrafos
C4-200
C5-120- faltou o detalhamento e a forma como a medida será tomada
Nota: 720
OBS: revise os pontos mencionados e sua nota subirá
brunomanelici
Olá! A redação é boa, mas acredito que é importante ver alguns pontos:
– o repertório inicial é muito vago e genérico. óbvio que é valido usar e você não perderia ponto por isso, mas é importante mostrar conhecimento do assunto e torná-lo produtivo, recuperando sua ideia durante a redação.
– há alguns erros de gramática e marcas de oralidade
– na citação de Sex Education, o fato de Otis dar conselhos sobre o assunto sem algum preparo profissional não seria contraditório?
– acredito que dê para diversificar os argumentos, daria pra falar da coerção social e da vergonha sobre o assunto por exemplo
– a proposta de intervenção não está errada, mas cai no senso comum de palestras e conscientização, talvez aprofundar mais e procurar outras soluções mais específicas aumente a nota
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Total: 720
Patrick_Mandu
C1-120- existem erros na construção de orações, mas sua pontuação e acentuação está boa
C2-120- o seu repertório está um pouco exagerado, pois com tantas referencias o seu texto deixa a desejar na questão de argumentos
C3-160- sua estrutura está boa, mas pode ser revisada, em especial na articulação entre parágrafos
C4-200
C5-120- a proposta está boa no entanto faltou o detalhamento e a forma como a medida será tomada, procure responder porque, onde, quem irá fazer, quando será feito e como essas perguntas deixaram sua conclusão muito bem estruturada
Nota: 720
ssabrynalima
Olá, espero que ajude. Parabéns pelo texto e continue praticando :)
–
INTRODUÇÃO:
Em” A República”, diálogo socrático escrito pelo filósofo grego, [1] Platão, idealiza uma [2] sociedade livre de problemas, sobretudo o esforço da coletividade para superar qualquer impasse. Entretanto, a falta da educação sexual e da conscientização sobre DST’S (Doenças sexualmente transmissíveis), impedem esse mundo perfeito. Nesse viés e [3] crucial analisar as causas desse revés. [4]
[1] Essa vírgula é desnecessária.
[2] Substitua essa colocação, ela não se encaixa bem na sua frase.
[3] Coloque o acento.
[4] Você não especificou sua tese.
–
D1:
A princípio, é imperioso notar que a indiligência dos jovens em relação ao uso de preservativos, [5] potencializa as DST’S. Sob essa ótica, vale lembrar da série “sex education” da netflix, nela [6] o personagem Otis, filho de sexóloga, começa a dar conselhos sobre sexo e sobre as IST’S (infecções sexualmente transmissíveis”, após perceber que a sua escola não dava esse apoio, mas infelizmente, não existe um Otis nas instituições de ensino do Brasil, e por conta disso a juventude do Estado Tupiniquim não sabe a real importância de se proteger. [7]
[5] Essa vírgula é desnecessária.
[6] Insira uma vírgula.
[7] Você detalhou muito a série, mas não apresentou seus argumentos com profundidade.
–
D2:
Faz-se mister [8] ainda [9] salientar a negligência dos colégios brasileiros, [10] em evitar ensinar corretamente sobre os perigos de não usar os preservativos na hora das relações intimas [11], [12] como um dos fatores de agravamento do problema. Tendo em vista que, segundo o Ministério da saúde, de 2008 a 2018 houve um aumento de mais de 80% de casos de HIV e Aids entre pessoas de 15 a 24 anos. Nesse mesmo contexto se torna evidente a falta de conhecimento referente ao tamanho do problema, [13] logo [14] é inadmissível que este cenário continue a perdurar. [15]
[8] Insira uma vírgula.
[9] Insira uma vírgula.
[10] Essa vírgula é desnecessária.
[11] Essa palavra é acentuada.
[12] Não é necessário o uso da vírgula.
[13] Eu colocaria um ponto aqui, e iniciaria a próxima frase com letra maiúscula.
[14] Insira uma vírgula.
[15] Novamente, seus argumentos ficaram pouco evidentes.
–
CONCLUSÃO:
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. [16] Cabe ao Ministério da Saúde [17] juntamente com o Ministério das Educação, realizar palestras e debates sobre a importância de se preservar, usando figuras de grande influência para chamar a atenção da mocidade, e as redes sociais para compartilhar as palestras, para que desta forma a população saiba importância de se cuidar. [18]
[16] Insira um conectivo.
[17] Insira uma virgula.
[18] Faltaram alguns componentes na sua proposta.
–
Notas por competência:
[1] 120
[2] 160
[3] 120
[4] 160
[5] 120
Total: 680
jaci93
[I]
” Entretanto, a falta da educação sexual e da conscientização sobre DST’S (Doenças sexualmente transmissíveis), impedem esse mundo perfeito.” (Não está ruim, mas achei que você poderia ter exposto um pouco mais sobre o esforço da coletividade para o bem comum. Eu reescreveria: “Em “A República”, o diálogo socrático escrito pelo filósofo grego Platão, idealiza uma sociedade livre de problemas, sobretudo com o esforço da coletividade para superar qualquer impasse. Se para alcançarmos um bem comum é preciso que todos colaborem, o Estado deveria ser o principal interessado nas políticas de bem estar público. Entretanto, a falta da educação sexual e da conscientização sobre DST’S (Doenças Sexualmente Transmissíveis), impedem esse mundo perfeito.”)
[D1]
“a indiligência dos jovens em relação ao uso de preservativos, potencializa as DST’S. ” (Não se recomenda vírgula aqui)
“Sob essa ótica, vale lembrar da série “sex education” da netflix, nela o personagem Otis, filho de sexóloga,” (Sugestão de reescrita: “Sob essa ótica, vale lembrar da série “Sex Education” da Netflix. [ponto final] Nela, o personagem Otis, filho de sexóloga…”
“e sobre as IST’S (infecções sexualmente transmissíveis”, após perceber” (Sem necessidade de vírgula)
“mas infelizmente, não existe um Otis nas instituições de ensino do Brasil” (Sem necessidade de vírgula)
[D2]
“salientar a negligência dos colégios brasileiros, em evitar ensinar corretamente sobre os perigos” (Sem necessidade de vírgula)
“na hora das relações intimas,” (íntimas tem acento)
“na hora das relações intimas, como um dos fatores de agravamento do problema. ” (Sem necessidade de vírgula)
” Tendo em vista que, segundo o Ministério da saúde, de 2008 a 2018 houve um aumento de mais de 80% de casos de HIV e Aids entre pessoas de 15 a 24 anos. ” (cadê o resto do desenvolvimento da sentença?)
1: 140
2: 130
3: 160
4: 120
5: 80
= 630
Continue praticando!