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Caminhos para o combate à fome no Brasil

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Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a alimentação é direito social dos brasileiros. Da mesma forma, o artigo 5º da mesma lei ainda certifica que o salário-mínimo é capaz de garantir situações “vitais básicas” do povo, entre essas a alimentação é mencionada novamente. Mas há poréns: o Brasil enfrenta fome e uma grande parcela populacional carente busca por empregabilidade.

Assim dizia Martin Luther King, “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos”. Enquanto o país continuar nessa de três em cada dez brasileiros desempregados, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E também, milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar, nada haverá de aprender a não ser gerar mais desigualdade social.

Hodiernamente, 125,2 milhões de pessoas no país passam por dificuldade alimentar em casa. Mais da metade da população. A pesquisa foi realizada pela Rede Penssan. Com a pandemia, o impacto gerou mais desconformidade, porque através dela veio o desemprego, sistema de saúde precário e, por fim, a falta de comida na mesa de mais de 63 milhões de indivíduos no Brasil, em que os mesmos ganham uma renda que não ultrapassa R$497 por mês.

Portanto, faz-se necessário que o Poder Executivo da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – devido a competência comum-, junto ao Ministério da Cidadania desenvolvam projetos contínuos estimuladores do microempreendedorismo no país, de forma mais interativa para a população, em busca de “combater as causas da pobreza e os fatores da marginalização” (CF/88). Além de incluir cursos comunitários de fácil acesso e mobilidade urbana de qualidade. Enquanto, com o Ministério da Educação, fornecimento de cursos sociais em grande escala para que jovens e adultos se preparem para instituições de ensino técnico e para concursos públicos.

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2 Correções

  1. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 02: é UM direito**
    Linha 05/06: a frase “é mencionada novamente” poderia ser facilmente excluída do parágrafo, ficaria até melhor e não prejudicaria no entendimento, pelo contrario, beneficiaria
    Introdução boa, porém um pouco confusa. Isso vai melhorar com o seu aperfeiçoamento em relacionar um fato de um período ao seguinte

    Parágrafo 02
    Linha 01: sempre inicie os parágrafos de desenvolvimento com algum conectivo da sua preferência
    Linha 03: enquanto o país continuar na onda de desemprego o que vai ocorrer? Você esqueceu de introduzir
    Além disso, seria melhor que você invertesse a ordem da frase, colocando, por exemplo: Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três a cada dez brasileiros estão desempregados.
    Melhoria a fluidez e a ordem dos fatores ao longo do seu texto

    Apesar dos repertórios empregados serem muito bons, eles não foram bem aproveitados e relacionados com o texto, quase não teve argumentação da sua parte e, em alguns momentos, é possível comparar a redação com uma dissertação expositiva e ela deve ser ARGUMENTATIVA. Sendo assim, não adianta você utilizar bons repertórios sem saber desenvolve-los e relaciona-los com o tema, além de argumentar, com suas ideias, sobre a sua tese e etc. Faltou, acima de tudo, isso mesmo: argumentar
    Utilize mais conectivos, por isso seu texto, em alguns pontos, está sem conexão com o que foi falado anteriormente

    Parágrafo 03
    Linha 01: mesma coisa que eu disse anteriormente sobre a ordem dos fatores

    Mesma coisa do parágrafo anterior, seu corretor quer ser convencido da sua tese e da sua opinião, são muitos repertorios juntos e nenhum desenvolvimento, o que deixa tudo muito bagunçado. Tente organizar suas ideias e o que você pretende introduzir em cada um dos parágrafos antes de escrever.
    Parágrafo 01: quero usar tal repertório
    Quero relacionar esse repertorio com a atualidade
    Minhas teses vão ser essas

    Parágrafo 04
    Linha 04: deveria ter uma vírgula após “cidadania”
    Linha 08: o ponto final ali empregado poderia muito bem ser uma vírgula
    Faltou somente o meio/modo da sua intervenção

    Estude primeiro como melhorar a argumentativa e crie seu próprio projeto de texto e estrutura. Isso vai alavancar demais sua nota pq o que falta é conteúdo. Em relação a pequenos detalhes, como erros de gramática, você não comete muitos e nem são graves, então nesse quesito você já tem uma boa base
    Espero ter ajudado, boa sorte!

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  2. Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a alimentação é direito social dos brasileiros. Da mesma forma, o artigo 5º da lei ainda certifica que o salário-mínimo é capaz de garantir o básico para ”sobrevivencia” do povo, entre essas a alimentação é mencionada novamente. Mas há controvérsias: o Brasil enfrenta fome e uma grande parcela populacional carente busca por empregabilidade.

    Hodiernamente, 125,2 milhões de pessoas no país passam por dificuldade alimentar em casa, mostra a pesquisa realizada pela rede Penssan. Isto é, mais da metade da população. Com a pandemia, o impacto gerou mais problemas sociais, pois através dela veio o desemprego, sistema de saúde precário e, por fim, a falta de alimentos na mesa de mais de 63 milhões de indivíduos no Brasil, em que os mesmos ganham uma renda que não ultrapassa R$497 por mês.

    Assim dizia Martin Luther King, “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos”. Enquanto o país continuar com três em cada dez brasileiros desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também, milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar, haverá mais desigualdade social.

    Portanto, faz-se necessário que o Poder Executivo da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – devido a competência comum-, junto ao Ministério da Cidadania desenvolvam projetos contínuos estimuladores do microempreendedorismo no país, de forma mais interativa para a população, em busca de: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” como diz o art. 3° da constituição sobre objetivos fundamentais da república do Brasil. Além de cursos comunitários acessíveis e mobilidade urbana de qualidade. Enquanto, com o Ministério da Educação, o compromisso de fornecimento de cursos preparatórios para jovens e adultos ingressarem em instituições de ensino técnico, superior e concursos públicos.

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