“Rir é o melhor remédio”, como já dizia a canção de Xuxa, sendo um dos maiores apelos populares. Além disso, o bom humor traz diversos benefícios, segundo especialistas da saúde e meios de comunicação. Para eles o humor traz: diminuição da pressão arterial, redução da ansiedade, libera químicas do bem-estar. No entanto, o humor atual está exagerado, gerando problemáticas para refletir: a busca pela fama e superexposição, e também, a mudança abrupta do comportamento social.
Em meio às tamanhas crises que o Brasil enfrenta: empregabilidade, crise alimentar, saneamento básico, moradia. Usuários demonstram uma vida líquida baseada em influenciadores com sua rotina. Uma breve comparação ao comportamento dos brasileiros é a citação do filme “Matrix”. Cujo personagem Morpheus afirma: “você precisa entender, a maioria das pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão defender”. Isto é, a população dependente da internet.
Influenciadores como Gkay, Isaías, Lucas Rangel e tantos outros colaboram e agradam o público, que este recebe de maneira massificada e demonstra bom humor em meio de um crescimento de doenças emocionais como depressão, estresse, mediante a 5,8% de brasileiros depressivos. Dado da organização Mundial da Saúde.
Frente aos aspectos, em momento que se fala gradativamente das doenças mentais e emocionais, é preciso que entidades e órgãos públicos junto às escolas conscientizem o público infantil e jovem sobre o equilíbrio do humor, a seriedade à respeito de assuntos como emoções, mundo digital e impactos futurísticos, bem como controlar o uso das ferramentas “meméticas”. Afinal, o humor positivo e leve pode causar alegria, porém seu mau utensílio pode gerar provocações e discórdias entre usuários e pessoas próximas.
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem (através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
“Rir é o melhor remédio”, como já dizia a canção de Xuxa, sendo um dos maiores apelos populares. Além disso, o bom humor traz diversos benefícios, segundo especialistas da saúde e meios de comunicação. Para eles o humor traz: diminuição da pressão arterial, redução da ansiedade, libera químicas do bem-estar. (1) No entanto, o humor atual está exagerado, gerando problemáticas para refletir: a busca pela fama e superexposição, e também, a mudança abrupta do comportamento social. (2)
(3) Em meio às tamanhas crises que o Brasil enfrenta: empregabilidade, crise alimentar, saneamento básico, moradia. Usuários demonstram uma vida líquida baseada em influenciadores com sua rotina. Uma breve comparação ao comportamento dos brasileiros é a citação do filme “Matrix”. Cujo personagem Morpheus afirma: “você precisa entender, a maioria das pessoas não está (4) preparada (5) para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão defender”. Isto é, a população dependente da internet. (8)
(6) Influenciadores como Gkay, Isaías, Lucas Rangel e tantos outros colaboram e agradam o público, que este recebe de maneira massificada e demonstra bom humor em meio de um crescimento de doenças emocionais como depressão, estresse, mediante a 5,8% de brasileiros depressivos. Dado da organização Mundial da Saúde. (7) (8)
(9) Frente aos aspectos, em momento que se fala gradativamente das doenças mentais e emocionais, é preciso que entidades e órgãos públicos (10) (11) junto às escolas (12) (agente) conscientizem (13) (ação) o público infantil e jovem sobre o equilíbrio do humor, a seriedade a (14) respeito de assuntos como emoções, mundo digital e impactos futurísticos, bem como controlar o uso das ferramentas “meméticas” (15). Afinal, o humor positivo e leve pode causar alegria, porém seu mau utensílio pode gerar provocações e discórdias entre usuários e pessoas próximas. (finalidade)
1- Use esse argumento nos parágrafos de desenvolvimento (2* e 3*), na introdução apenas apresente o que se trata a sua redação (tema) e suas teses.
2- Achei sua introdução boa, porém se for modelo Enem seria bom começar com um repertorio sociocultural
Ex:
CONTEXTUALIZAÇÃO
APRESENTAÇÃO DO TEMA
TESE
ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO
3- Faltou conectivo
4- Estão
5- Preparadas
6- Ausência de conectivo
7- Senti falta de argumentação, seu parágrafo ficou muito pequeno, pouco articulado. Você soltou esse dado estatístico, mas não falou se era uma pesquisa. Opte por: ‘’De acordo com/ segundo. ‘’
8- Você traz duas teses: ‘’busca pela fama e superexposição, e também, a mudança abrupta do comportamento social.’’ mas nenhuma delas você desenvolve.
9- Conectivo
10 – Cite algum Ministério (Educação, Saúde, Meio Ambiente.)
11 – Vírgula
12 – Vírgula
13- Conscientizar
14- Sem crase
15- Seria ”miméticas”?
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – faltou
Finalidade – ok
Detalhamento – faltou
Comp I – 120
Comp II – 100
Comp III – 120
Comp IV- 100
Comp V – 140
Total = 580
Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação precisa de alguns ajustes, com prática você chega lá. Se atente a argumentação, aos conectivos que conectam uma ideia a outra. Quando você trouxer suas teses, desenvolva em cada parágrafo. Revise quantas vezes forem necessárias.
Precisando só chamar, abraço!
LeticiaBF
Vou deixar minha correção baseada no modelo ENEM de texto, se não for para este que está treinando desconsidere.
Achei o início da sua redação um pouco confuso e expositivo, também seria legal que você problematizasse o tema dando um argumento sobre o por que esse humor exagerado está ocorrendo e não só ter como tese os efeitos.
Os desenvolvimentos não tiveram argumentação produtiva, não consegui identificar o por que ocorre o problema, como ocorre e as consequências na prática.
Sua conclusão não tem os 5 elementos necessários e a proposta é rasa.
Também percebi que usou poucos conectivos e alguns de forma equivocada que não trouxe coesão para as frases.
Sugiro que dê uma pesquisada sobre a estrutura e o projeto de texto do enem.
Parabéns e continue treinando.