Tema: os danos causados pelo machismo à vida dos homens

  • 0

  A “teologia do traste” foi um modo de poesia desenvolvido pelo escritor Manoel de Barros em suas obras que tem por objetivo dar valor e visibilidade a situações constantemente esquecidas. À luz dessa lógica, os danos causados pelo machismo à vida dos homens seria uma temática que necessitaria de maior perceptibilidade na sociedade brasileira, já que a mesma traz inúmeros prejuízos a esses indivíduos. Problemas esses, que estão atrelados, em sua maioria, ao legado histórico e à base educacional lacunar.

   Sob primeira análise, deve-se destacar que o patriarcado-sistema que apresenta o homem como um chefe familiar, econômico e político-visualizado desde as primeiras organizações e divisões de trabalho durante a pré-história teve forte impacto no que se refere ao fortalecimento do machismo na sociedade e, por conseguinte, os danos trazidos aos homens. Assim sendo, muitos, se vendo como verdadeiros “chefes” sociais, não procuram amparo físico ou psicológico.

   Aliado a isso, outro fator de intensa contribuição para tal contexto é a ausência de debates no âmbito educacional sobre o assunto. Acerca disso, o sociólogo Émile Durkheim afirma que a sociedade tem forte impacto na formação das pessoas. Nesse sentido, as instituições escolares e acadêmicas teriam grande influência na formação desses sujeitos. Visto que, o conhecimento sobre o assunto proporciona a reafirmação dos gostos destes jovens,que ocasionalmente têm que esconder suas preferências,além do próprio suporte e segurança em situações de necessidade.

   Urge, portanto, que medidas práticas sejam tomadas com o intuito de reduzir os danos trazidos a esses homens. Se faz necessário, pois, que as páginas de grande acesso nas redes sociais abordem com maior frequência o tema e ofereçam apoio aos homens através de postagens relatos de homens que vivenciam isso. Com o intuito de alcançar tais sujeitos e de lhes informar e trazer maior conforto aos mesmos. Ademais, é imprescindível que as escolas e universidades promovam projetos e palestras com especialistas na área. A fim de proporcionar maior conhecimento e mitigar o óbice provindo do machismo.

Ps: Peço, por gentileza, que vocês corrijam os erros de conectivos, escrita e sinais; e também que coloquem uma nota. Obrigada;)

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Layssa, vou dar nada profissional
    Gostei da introdução você mostrou a importância de abordar essa temática, foi uma ótima ideia você iniciar sua redação com algum tipo de citação referente ao assunto abordado
    D1: Vc poderia ter citado algum tipo de dado que fortalecesse seu argumento.
    D2: “ausência de debates no âmbito educacional sobre o assunto. “, o que causa essa ausência? Quais as consequência dessa ausência? Senti que falta esse aprofundamento, foi raso o que você disse, tanto no primeiro como no segundo desenvolvimento.
    Conclusão: Não tenho que reclamar da conclusão pois apresentou: os agente, efeito, modo, detalhamento.
    Sucesso!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.