No século XVIII, com a Revolução Industrial, as indústrias buscavam novas técnicas de produções utilizando os proletariados que vendiam sua força de trabalho para os capitalistas, fazendo com que estes lucrem a partir de seus esforços. De maneira análoga, o cenário ainda é vigente no âmbito brasileiro. Sob esse viés, é imprescindível o ensino profissionalizante, tendo como consequências, a preparação para o mercado de trabalho e uma renda maior para os jovens ao concluir o curso, atenuando o cenário do século XVIII.
Em primeira análise, um dos benefícios ao sair do ensino médio com curso técnico é a formação adquirida para obtenção de empregos. Entretanto, muitas instituições negligenciam as formas de ensino, não preparando os alunos para processos futuros. Dessa maneira, agem consoante o postulado do sociólogo Zygmunt Bauman acerca das Instituições Zumbis: aquelas que factualmente existem, mas que não exercem totalmente a sua função. Dessa forma, os integrados nas escolas não tem vontade de concluir o curso, partindo para serviços pouco qualificados e sem preparação.
Além do mais, o valor do salário após um ensino profissionalizante é ampliado. De acordo com a pesquisas da Puc, alunos com ensino profissionalizante tem uma renda de 18% maior que o restante com o mesmo nível de escolaridade. O apresentador da globo, Luciano Huck, em uma das suas falas, citou que é preciso investir em educação profissional. De acordo com a fala do apresentador, é evidenciado que o ensino profissionalizante é o início para formação curricular, aumentando assim, oportunidades de empregos que tenham um bom retorno financeiro.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o ensino profissionalizante no Brasil. Para tanto, o Governo Federal – órgão responsável pelo bem-estar social, deve criar projetos para ampliação de cursos técnicos que mais empregam de acordo com a localidade das instituições, por meio de pesquisas Estaduais, a fim de preparar os jovens para o mercado de trabalho da sua cidade. Somente assim, estarão preparados e não precisarão vivenciar o panorama da Revolução Industrial.
Shu
Olá! Como vai?
Abaixo segue a correção da sua redação com o tema “A importância do ensino profissionalizante no Brasil”:
– 1° parágrafo: evite verbos no gerúndio, como “utilizando”, “fazendo”, “tendo” e “atenuando”, porque fica muito no senso comum; você apresenta a tese “o cenário ainda é vigente no âmbito brasileiro”, mas ficou confusa essa parte, o que seria relacionado com a Revolução Industrial? Só no final do 4° parágrafo que dá para perceber o que estaria sendo comentado e seria a falta de profissionalização dos operários na Revolução Industrial. E além disso, não ficou coeso a palavra “consequência”, poderia substituir por “importância”. E “lucrem” pode substituir por “lucravam”. Mas, você colocou um contexto histórico muito bom e apresentou a tese, OK!
– 2° parágrafo: no trecho “um dos benefícios (-) ao sair do ensino médio com curso técnico (-) é a formação adquirida…” faltou separar as orações”. E em ” muitas instituições negligenciam (essas) formas de ensino…” poderia colocar a palavra que está em parênteses. E também nesse parágrafo, você colocou muitos verbos no gerúndio que são “preparando” e “partindo”, cuidado com eles!!! Além disso, no excerto ” o postulado do sociólogo Zygmunt Bauman (,) acerca das Instituições Zumbis(,) (“) aquelas que factualmente existem, mas que não exercem totalmente a sua função (“) faltou os acentos que estão nos parênteses. Por outro lado, a apresentação do sociólogo ficou ótima! Parabéns! Continue assim!
– 3° parágrafo: no fragmento “Além do mais” está um pouco incoerente porque “Além” já que se referir a “algo a mais” e não tem necessidade de “mais”, portanto você poderá substituir por exemplo “Além disso”. E “Puc” é tudo com letra maiúscula “PUC”. Ademais, faltou o artigo “os” em ” (os) aalunos com ensino profissionalizante (tem) uma renda…” e o verbo “tem” exige acento “têm” nesse caso. Além disso, faltou a relação com o próximo trecho, que pode ser resolvido com uma conjunção, por exemplo “ademais”. O seguinte trecho seria “(Ademais), o apresentador da (Globo), Luciano Huck, ( em uma das suas falas )…” e além disso, nesse mesmo fragmento em “em uma das suas falas” ficou muito no senso comum, poderia substituir por “em um dos seus programas”. E “Globo” é com letra maiúscula. E também, vá ausência de vírgula no trecho ” é evidenciado (,) que o ensino profissionalizante…”.
– 4 parágrafo: “Depreende-se e portanto” apresenta o mesmo conceito que é conclusão, logo você pode colocar apenas uma dessas palavras. Você apresentou somente um agente na conclusão, o ideal seria dois. E faltou quais projetos seriam esses, além disso faltou como eles farão, para que tenham êxito. E faltou vírgula em ” empregam (,) de acordo com a localidade…”.
Obs: você está indo no caminho certo! Você tem conhecimento de como é a estrutura da redação dissertativo-argumentativo, isso é muito importante! Só falta alguns detalhes para aprimorar.
Espero ter ajudado!!!
Até a próxima!