Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, já pontuava em suas falas “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Paralelamente a esse pensamento, sabe-se que a educação a distância (EAD) tem revolucionado o ensino ao aproximar das minorias a possibilidade de estudar e realizar uma formação superior. Assim sendo, faz-se necessário analisar os pontos negativos e positivos dessa nova dinâmica de ensino e as suas implicações para a sociedade.
Em uma primeira análise, nota-se que o EAD tem sido agente da democratização do ensino. Isso pode ser comprovado, visto que a modalidade proporciona acessibilidade tanto pelos baixos valores quanto pela facilidade de acesso as aulas, pois apenas com um computador e acesso a internet elas já estão disponíveis. Dessa maneira, muitos indivíduos que residem longe das escolas ou universidades consigam participar das atividades de forma síncrona e a graduação tem se tornado possível para pessoas de baixa renda, abrindo caminho para que atinjam bons empregos e tenham acesso à educação.
Por outra perspectiva, observa-se que o ensino à distância pode acarretar estudos supérfluos e profissionais pouco capacitados devido ao desleixo dos cidadãos. Acerca disso, o conceito “Modernidade líquida”, do filósofo Zygmunt Bauman, versa sobre o mundo contemporâneio e o cenário marcado pelas relações voláteis onde a busca pela rapidez é constante, a exemplo disso, se tem o sucesso dos fast-foods, gerado pelo desejo do imediatismo e que em excesso pode gerar malefícios a população. Sob essa óptica, o EAD apesar de estar gerando a democratização do ensino pode trazer consequências, haja vista que muitas vezes alunos usam de plataformas e a rapidez que a internet oferece e acabam não lendo artigos, ou assistindo às aulas para realizar as tarefas, se tornando estudantes passivos e prejudicando a qualidade da formação.
Portanto, urge que o Estado, orgão responsável por garantir direitos básicos como a educação, tome providências a fim de aproveitar os benefícios do Ensino a Distância. Por meio de políticas públicas que busquem disponibilizar computadores aos brasileiros de baixa renda, aumento das bolsas de estudos já ofertadas pelo Governo e ações que aumentem a democratização do acesso à internet. Desta maneira, a modalidade de ensino remoto poderá oferecer majoritariamente vantagens a sociedade.
brunalismo
Redação com escrita excelente. A estrutura textual está organizada.
Por se tratar de um assunto que já tem dados estatísticos nos veículos de comunicação, acredito que enriqueceria mais o seu texto incluindo alguma estatística, -só uma dica.
No mais, gostei bastante das citações envolvendo Mandela e Bauman. Boas inspirações.
giovana_ueno
Olá Letícia! Irei fazer alguns apontamentos osbre seu texto:
Introduçãp:
1- Ótima introdução! Eu apenas adicionaria no último período as teses, ou seja, os fatores que impulsionam esse problema, para assim, poder desenvolvê-los nos próximos parágrafos
Desenvolvimento 1:
1- ” consigam participar ” –> conseguem participar
2- Busque por repertórios socioculturais ou dados estatísticos para sustentar o que você argumenta
Desenvolvimento 2:
1- “mundo contemporâneio” –> mundo contemporâneo
2- “relações voláteis onde” –> vírgula após “voláteis” e “onde” só é utilizado para lugares, te indico trocar por “em que”
Conclusão:
1- ” tome providências a fim ” –> vírgula após “providências”
2- Parágrafo está bagunçado, busque organizar pelo agente, detalhamento do agente, ação, por meio, a fim de que
3- É recomendável que você apresente duas propostas de intervenção, sendo uma delas completa com os 5 elementos
Nota: 880
C1:160
C2:200
C3:200
C4:160
C5:160