Os impactos da desvalorização do professor no Brasil

  • 0

Os professores são figuras fundamentais para a formação de uma sociedade bem desenvolvida visto que eles são os agentes que formam cidadãos que vão construir o futuro, não só isso eles são os estimuladores do pensamento crítico e da criatividade. Essa profissão no Brasil com passar do tempo foi declinando pela falta de preocupação por parte do governo e da sociedade, com isso a qualidade do ensino brasileiro também foi se desgastando trazendo baixos salários, condições inóspitas de trabalho e má reputação fazendo com que essa profissão seja mal vista por muito jovens.

Diante de tal inversão, fica explicito que o antagonismo da educação prejudica o desenvolvimento do ensino brasileiro dificultando a entrada do cidadão no mercado de trabalho. Podendo – se notar que os impostos que são pagos não retornam para o cidadão na forma de direitos garantidos por lei. Segundo dados anunciados pelo Governo Federal, as instituições federais do Ceará são vítimas dos cortes de verbas, em torno de 40% dos recursos. Com isso, as instituições tiveram seus serviços afeados como: pagamento de bolsas e auxílios a estudantes, subsídio à alimentação, custeio de atividades de limpeza, segurança, fornecimento de água, energia, telefone internet, entre outros.

Partido desse fato, a ausência de equipamentos didáticos básicos e de boa infraestrutura nas instituições de ensino dificulta o desempenho dos pedagogos e dos próprios estudantes. Diante disso, os discentes ficam na dependência de professores que não sabem transmitir o conteúdo de maneira correta, enquanto os mesmos educadores não possuem suas solicitações atendidas de acordo com suas necessidades, desmotivando – os. Com isso, as escolas não conseguem conceber um local de produção de conhecimentos e de saberes. Muito dos professores abandonam a carreira em busca de uma profissão mais remunerada ou procuram outros cargos do sistema de ensino, como a coordenação pedagógica.

Por todos esses aspectos, percebe – se notoriamente o impacto que os educadores tem na sociedade e como a falta de preocupação assola sistema de educação brasileiro, cabe então ao governo em união com o Ministério da Educação na criação de projetos que melhore as instituições escolares e que ofereça instrumentos didáticos de qualidade e tecnologias para o bom proveito de professores e alunos no aprendizado. Somente assim, será possível viver em uma sociedade mais democrática onde os educadores tenham seus direitos garantidos e o devido respeito.

Compartilhar

3 Correções

  1. Eai! Tranquilo? Farei um breve comentário sobre a sua redação.

    Introdução:
    Você apresentou o tema com uma afirmação no contexto, isso demonstrou firmeza nas palavras. Entretanto, observa-se a falta de conectivos no início dos períodos subsequentes. Fora isso, gostei da sua introdução.

    D1:
    Excelente abordagem e defesa da tese 1. Todavia, evite usar muito o gerúndio (ando, indo, endo), alguns corretores costumam tirar pontos por isso.

    D2:
    Nesse parágrafo vc abordou o tema de maneira coerente, entretanto, no momento que vc diz que os professores não sabem transmitir o conteúdo, vc acaba se contradizendo. Seria o caso vc citar o fato dos professores não receberem materiais e estruturas suficientes.

    CONCLUSÃO:
    Gostei da sua conclusão, todavia, observa-se alguns erros de pontuação que ficaram evidentes. Ademais, a proposta ficou um tanto que genérica, seria o caso um detalhamento dela.

    No âmbito geral, daria nota 880.

    Espero ter ajudado de alguma forma. Avante!

    • 1
  2. Caríssimo Daryayoko, satisfatoriamente deixo minha satisfação em poder ajuda – lo, elevo votos de estima e sucesso.

    Sobre: “Os impactos da desvalorização do professor no Brasil”

    Introdução – Objetiva. Todavia sobrepondo o fato da desvalorização e do baixo salário – sendo uma causa e outro consequência – poderíamos citar diretamente na introdução de maneira que ganhe papel enfático, por exemplo foi colocado: “passar do tempo foi declinando pela falta de preocupação por parte do governo e da sociedade, com isso a qualidade do ensino brasileiro também foi se desgastando trazendo baixos salários,”, poderíamos otimizar para: com a crescente desvalorização, resultado do déficit de gestão governamental, temos acrescido ao cenário: os baixos salários, ambiente inóspito e péssimas condições de trabalho, o que gerou desconforto maior a classe docente brasileira, e o descrédito da mesma advindo do meio estudantil.

    Desenvolvimento:
    Comparação e citação dos dados pertinentes a colocação inicial.

    No terceiro parágrafo onde cita: “Diante disso, os discentes ficam na dependência de professores que não sabem transmitir o conteúdo de maneira correta”, podemos otimizar, tirando a ideia de incapacidade profissional, e colocando:
    Diante disso, os discentes ficam na dependência do sistema, que não subsidiam as necessidades a que professores precisam para oferecer aos mesmos a inovação da didática em sala de aula, conseguindo atrair o interesse da juventude atual ao conteúdo de cada matéria.

    Conclusão:

    Na colocação: criação de projetos que melhore as instituições escolares, o problema não está nas instituições, mas na falta de investimento que cobra durante todo o desenvolvimento, o que na minha visão poderia ser retirado, ficando:

    “Por todos esses aspectos, percebe – se notoriamente o impacto que os educadores tem na sociedade e como a falta de preocupação assola o sistema de educação brasileiro, cabe então ao governo em união com o Ministério da Educação a criação de projetos, que ofereça instrumentos didáticos de qualidade e tecnologias para o bom proveito de professores e alunos no aprendizado. Somente assim, será possível viver em uma sociedade mais democrática onde os educadores tenham seus direitos garantidos e o devido respeito.

    Espero ter ajudado.
    Forte abraço.
    Sucesso.
    Rumo a nota 1000

    • 1
  3. Ola Daryo

    Darei minha opinião nada profissional sobre sua redação.

    Gostei dos pontos em que você tocou sobre o tema, o que de fato estamos vivendo no brasil em relação a educação.
    Ficou bem explicado e compreensivo. Tenho certeza que ganharia uma nota boa. Porém acredito que falte algo para a nota 1000
    Acho que o único ponto em que para mim poderia ser mudando é na frase ”professores que não sabem transmitir o conteúdo de maneira correta” . Acredito que, não é que não saibam, mas pelas faltas de recursos ( o que você deixou claro no seu texto) dizer que não sabem transmitir, acaba tocando na falta de profissionalismo dos professores quando na verdade a culpa é do estado.

    é isso, espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.