Iniciante

A falta do hábito de leitura entre os brasileiros

  • 0

No livro “1984”, de George Orwell, o filólogo Syme trabalha para extinguir palavras, com o propósito de limitar o saber, pensar e a capacidade de reflexão das pessoas. Paralelamente, o Brasil enfrenta desafios no que tange a falta do hábito de leitura entre os brasileiros, trazendo as mesmas consequências previstas na distopia supracitada. Contudo, tendo em vista a relevância desse assunto, convém observar os seguintes pontos: a negligência governamental e o ritmo de vida acelerado como impulsionadores dessa problemática.

Primordialmente, nota-se na série televisiva “Game of thrones” o personagem Davos, que após ser alfabetizado consegue ler uma carta e por meio desta salva sua vida. Fora da ficção não difere, indubitavelmente a leitura detém o poder de não só salvar, mas também transformar vidas, ao mudar a condição social de uma geração inteira, por exemplo; pois a mesma é precursora de sonhos, é ela que introduz o indivíduo à vontade de conhecimento, possibilitando novas perspectivas de mundo. Entretanto, segundo o Portal ESPM, o Governo Federal criou um projeto de taxação de livros que prevê um aumento de 12% a ser cobrado por cada exemplar vendido. Todavia, essa falta de incentivo do governo irá resultar na construção de uma sociedade desinteressada pela leitura, haja vista que, uma pessoa fragilizada economicamente não priorizará comprar um livro cujo preço seja equivalente a alimentos básicos para sua sobrevivência.

Ademais, outro fator que potencializa o problema é a execução de uma rotina frenética, muito comum para os seres humanos do século XXI, que por tal ritmo são indiferentes à literatura, em sua grande maioria, pois em virtude de muitas horas de trabalho e trânsito, usufruem como lazeres passageiros as redes sociais e programas televisivos que pouco contribuem para o senso crítico, formando assim, cidadãos passivos.

Portanto, é inegável que medidas são necessárias para resolver esse impasse. Assim, urge que o ministério da educação acabe com a taxação abusiva de livros em todas as editoras do país, através de verbas disponibilizadas pelo Governo Federal, tornando os preços mais acessíveis a todos. Para que o destino da sociedade brasileira seja diferente da descrita por Orwell, em 1984.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom texto, vou deixar alguns pontos que notei e espero que ajude nos seus estudos.

    Boa introdução, consegui identificar sua tese.

    No D2 acho que faltou um repertório para validar seu argumento sobre o ritmo de vida acelerado, e trabalhar melhor o por que de fato ele atrapalha no hábito de leitura, o parágrafo também ficou muito pequeno em vista do seu D1.

    Na conclusão a finalidade e o detalhamento não ficaram claros no meu ponto de vista.

    Parabéns e continue treinando.

    • 1
  2. Cuidado com a quantidade de parágrafos, o ideal seria 4. E também na quantidade de argumentos
    Gostei dos conectivos.
    Uma coisa sobre a proposta de intervenção, será que só a diminuição dos preços dos livros no país, vai resolver o problema? Sendo os brasileiros não tem o hábito de ler? Será que só fazer isso, vai fazer com que as pessoas leiam mais? Em minha opinião, só isso não é o bastante. O legal seria que a proposta de intervenção, fosse realmente efetiva.

    • 1
  3. Oi! Então, sou nova em redações, porém, em sua conclusão, os dois argumentos devem ser retomados, não apenas um, como foi o caso do argumento 1. Então, na conclusão deve ter duas propostas de intervenção caso você não consiga encontrar uma solução apenas para os dois problemas (como matar dois coelho em uma cajadada só). Achei muito boa e interessante as alusões usadas, também por serem dois livros! 😊😊

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.