Estratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil

  • 0

Negligência governamental e irracionalidade. Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais não há a devida importância em criar estratégias para mitigar os problemas das cracolândias no Brasil. Assim, é importante remediar esses problemas em prol da plena harmonia social.

De acordo com a Contituição de 1988 direitos básicos como segurança e bem-estar são assegurados a toda população. Entretanto, isso não têm ocorrido na prática, visto que há a dificuldade no controle do tráfico de drogas e o número de usuários vivendo nessas áreas em condições precárias têm aumentado devido a negligência governamental. Essa constatação pode ser feita na medida em que, falta suporte do Estado aos policias para entrarem nas cracolândias e também campanhas públicas de auxílio aos usuários e na intenção de tirá-los do vício, consequentemente o desordem desses ambientes aumenta e fica mais difícil atenuar o problema.

Ademais, a irracionalidade da população em relação aos viciados e os problemas que as drogas causam, explica a existência de tantos usuários. Desse modo, o conceito “Banalidade do Mal” de Hanna Arendt, elucida essa irracionalidade ao expor que o mal já presente na sociedade e a população o considera “normal” não fazendo nada para mudar o cenário em que vive, a exemplo disso, a população não vê no usuário possibilidade de mudança, e assim não faz nada para o ajudar. Como resultado, as consequências da droga e da existência de cracolândias para a sociedade em geral passam despercebidas e fica inviável solucionar o empecilho.

Portanto, urge que o Governo, encarregado de oferecer o bem-estar social, tome providências a fim de mitigar o problema das cracolândias no país. Através de campanhas contra às drogas em parceria com a mídias sociais, investimento na infraestrutura dos orgãos responsáveis pela segurança pública, e realização de ações em conjunto com ONG´S, que visem ajudar os usuários a se libertarem do vício, como realizar a entrega de alimentos nessas áreas, e oferecer acompanhamento psicológico. Assim sendo, o mal presente na sociedade, segundo Hanna Arendt, não será mais banalizado e a sociedade conseguirá ultrapassá-lo.

Compartilhar

2 Correções

  1. ‘devido a'(2° parágrafo) é uma expressão prolixa.
    ‘aos policiais'(2° parágrafo) se pretende referir-se a um nome ou adjetivo, deve-se usar a forma acentuada.
    ‘o desordem'(2° parágrafo) possível erro de concordância de gênero.
    ‘a sociedade em geral passam'(3° parágrafo) possível erro de concordância verbal.
    ‘orgãos'(4° parágrafo) possível erro de ortografia

    • 1
  2. Olá! Li sua redação e fiz algumas anotações que creio ser pertinentes em seu estudo. Lembrando que minha avaliação segue o modelo da prova do ENEM.

    Negligência governamental e irracionalidade. Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais não há a devida importância em criar estratégias para mitigar os problemas das cracolândias no Brasil. Assim, é importante remediar esses problemas em prol da plena harmonia social.

    > No primeiro parágrafo temos alguns problemas. Em primeiro lugar, não vi uma boa abordagem da problemática em questão (lembre-se de que a introdução deve começar com algo que inicie o assunto a ser abordado, opta-se geralmente por algum repertório sociocultural, dados estatísticos ou um fato histórico). Ademais, devo salientar que a tese, que no caso da sua redação, foi apresentado logo na primeira frase do texto, costuma finalizar o parágrafo de introdução.

    De acordo com a Contituição (Constituição) de 1988(vírgula) direitos básicos(vírgula) como segurança e bem-estar são assegurados a toda população. Entretanto, isso não têm ocorrido na prática, visto que há a dificuldade no controle do tráfico de drogas e o número de usuários vivendo nessas áreas em condições precárias têm aumentado devido a negligência governamental (tente encurtar mais este período, ficou muito extenso). Essa constatação pode ser feita na medida em que,(sem vírgula) falta suporte do Estado aos policias para entrarem nas cracolândias e também campanhas públicas de auxílio aos usuários e na intenção de tirá-los do vício, consequentemente(vírgula) o(a) desordem desses ambientes aumenta e fica mais difícil atenuar o problema.

    > O parágrafo em questão penou um pouco na gramática, com falta/inadequação do uso de vírgulas, bem como alguns conectores entre períodos.

    Ademais, a irracionalidade da população em relação aos viciados e os problemas que as drogas causam,(sem vírgula) explica(m) a existência de tantos usuários. Desse modo, o conceito “Banalidade do Mal” de Hanna Arendt, elucida essa irracionalidade ao expor que o mal já presente na sociedade e a população o considera “normal” não fazendo nada para mudar o cenário em que vive, a exemplo disso, a população não vê no usuário possibilidade de mudança, e assim não faz nada para o ajudar(meio confuso a estrutura sintática dessa frase). Como resultado, as consequências da droga e da existência de cracolândias para a sociedade em geral passam despercebidas e fica inviável solucionar o empecilho.

    > Novamente, erros gramaticais e de estrutura vão comprometer as notas nas competências I e IV.

    Portanto, urge que o Governo, encarregado de oferecer o bem-estar social, tome providências a fim de mitigar o problema das cracolândias no país. Através de campanhas contra às drogas em parceria com a mídias sociais, investimento na infraestrutura dos orgãos(órgãos) responsáveis pela segurança pública, e realização de ações em conjunto com ONG´S, que visem ajudar os usuários a se libertarem do vício, como realizar a entrega de alimentos nessas áreas, e oferecer acompanhamento psicológico. Assim sendo, o mal presente na sociedade, segundo Hanna Arendt, não será mais banalizado e a sociedade conseguirá ultrapassá-lo.

    > A construção sintática (novamente) está comprometendo sua nota final, uma vez que é difícil analisar os itens da sua proposta de intervenção (agentes, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento). Sugiro que estude análise sintática para corrigir esses erros, que são frequentes e pesam muito na avaliação final.

    Notas:
    Competência I: 120
    Competência II: 160
    Competência III: 160
    Competência IV: 80
    Competência V: 120
    Nota final: 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.