Iniciante

A questão da xenofobia no Brasil.

  • 0

A Constituição Federal de 1989, documento jurídico mais importante do país, garante que todos têm o direito à segurança e ao bem-estar. Porém, a xenofobia impossibilita que as vítimas desfrute desses direitos. Logo, faz-se necessário destacar as principais problemáticas e possíveis soluções.

Deve-se ressaltar que, a questão da xenofobia no Brasil se agravou com os avanços tecnológicos da informação. Se de um lado tem-se a facilidade de estar conectado com todas as partes do mundo, em outro, a liberdade de ir e vir é deixada de lado a partir do momento em que países  não aceitam os imigrantes que buscam melhoria de vida.

Como os médicos cubanos em 2013 que foram vaiados e chamados de ‘’escravos’’ por médicos brasileiros que fizeram um protesto na saída do primeiro dia do programa Mais Médicos, do Governo Federal, em Fortaleza do Ceará. ‘’Me impressionou a manifestação. Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil’’, afirmou ele.

Portanto, instituições que acolhem a imigração, como ACNUR e CDHIC, devem promover, juntamente, com o Ministério da Educação e da saúde, palestras para pais e alunos nas escolas sobre a importância do acolhimento de imigrantes. Devem promover também debates sobre a xenofobia por meio das redes sociais para que haja um maior conhecimento sobre esse preconceito. Dessa forma, será possível amenizar esse intenso fato social.

Compartilhar

3 Correções

  1. A xenofobia é um tipo de problema social baseado nas diferentes identidades culturais do mundo por questões violentas ou em fatores regionais. Sobretudo, o motivo mais eficaz a esse tipo de preconceito é a questão racial que está ligada diretamente a aversão de estrangeiros. Deste modo, a criação de campanhas ilustrativas são significativas defesas a questão econômica e ao fluxo de imigrantes.

    Na pretérita centúria, vale ressaltar que a economia vem inflando pelo uso de meios tecnológicos a prática de diversas discriminações. Segundo o G1 Globo, mais de 800% de denúncias preconceituosas na internet em 2022 vêm da prática da xenofobia. Dessa maneira, a ação de hostilidade e ódio podem abalar os direitos humanos como a educação, o bem-estar e o trabalho. Por isso, a opinião do político é uma figura importante para o controle do aspecto xenofóbico.

    Além disso, o fluxo de imigrantes é ligado aos casos de xenofobia do país devido ao processo de globalização nas últimas décadas do século XX. O Brasil possui uma extensa quantidade de imigrantes e estrangeiros ( refugiados) oriundos da Europa, Ásia e África, por exemplo. Esses fluxos de imigrações além de incluírem as questões financeiras, podem gerar consequências como brigas entre nações, guerras e ausência de políticas públicas. Logo, o acesso ao trabalho e a liberdade são medidas favoráveis que, muitas vezes, estão na condição de desemprego.

    Portanto, é essencial a criação de medidas para serem tomadas em questão. Não só apenas a presença de cartazes e campanhas ilustrativas podem ser promovidas, mas também a concepção de debates nas redes sociais a abordar os fatos da xenofobia quanto ao estrangeiro. Em suma, a contribuição e o respeito de diversas culturas e suas tradições é uma atitude benéfica a fim de que possa reduzir essa prática preconceituosa.

    • 0
  2. A correção do “Vinícius13” já corrigiu a maior parte dos erros e ele está muito mais capacitado do que eu para fazer correções, porém eu acredito ter encontrado mais um erro na sua redação.

    Nesse trecho:
    “Deve-se ressaltar que, a questão da xenofobia no Brasil se agravou com os avanços tecnológicos da informação.”

    A vírgula entre “que” e “a questão” pode estar errada, porque ao ler me soou estranho, então resolvi fazer uma pesquisa reversa em sites de renome como Estadão e Globo e só encontrei citações em que não há virgula depois de “resaltar que”.

    • 0
  3. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei

    a xenofobia impossibilita que as vítimas desfrute desses direitos –> a xenofobia impossibilita que as vítimas desfrutem desses direitos

    Ministério da Educação e da saúde –> Ministério da Educação e da Saúde

    Introdução –> Não identifiquei o uso de uma tese. A falta dela prejudica o texto, pois não há a exposição dos argumentos que serão utilizados na redação, sendo assim, cabe ao leitor identificá-los. Entretanto, é necessário que não haja dificuldades para entender cada linha do texto, porque o corretor não terá muito tempo para corrigir o seu texto. Recomendo que você utilize-a

    D1 e D2 –> Na minha visão houve uma escassez de argumentos, consequentemente os seus parágrafos ficaram mais expositivos do que argumentativos, Tente priorizar mais a sua opinião sobre determinada problemática (essa é a parte essencial do texto). Além disso, no D2 tem a frase:

    “Me impressionou a manifestação. Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil’’, afirmou ele.

    Quem afirmou? não consegui identificar essa pessoa (talvez tenha sido um erro de interpretação, se foi, sorry, ignore esta parte)

    Sua conclusão está muito boa, dentro dos padrões, parabéns! Utilize conectivos nos parágrafos de desenvolvimento também!

    Esta foi a minha correção, espero ter ajudado de alguma maneira, se ficou alguma dúvida, pode me chamar :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.