“Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, nos anos de 1926 até 1930. Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país. Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.
Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.
rafa43
Oi!
O seu domínio da escrita parece ótimo, exceto por alguns desvios (especificamente com o uso da vírgula).
Não tenho muita coisa a oferecer sobre desenvolvimento, espero que outro usuário possa fazer isso.
Algumas observações a mais:
1 – Prolixidade. Manter a simplicidade nas frases pode ser muito vantajoso pra ti! Quanto menos palavras você necessitar para transmitir as suas ideias, melhor fica.
O TEXTO: “…ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país”
SUGESTÃO: “…ele deixava evidente que obras e estradas bem aplicadas poderiam consolidar o desenvolvimento do país.”
O TEXTO: “No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço.”
SUGESTÃO: “No entanto, a mobilidade urbana proliferou altos fluxos de transporte e, consequentemente, deu início a uma sobrecarga.”
O TEXTO: “com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia”
SUGESTÃO: “com a precariedade dos transportes públicos, a alternativa individual de deslocamento se torna propícia.”
O TEXTO: “a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual.”
SUGESTÃO: “a fim de garantir o bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e diminuindo a necessidade de meios individuais de transporte.”
2 – A introdução está com falta de encaminhamento argumentativo.
Espero que isso seja útil a ti.
eddiens7
Introdução
“Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária).
{Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país.} (falta de objetividade)
Sugestão: Segundo o ex-presidente, a realização de obras e estradas garantem a consolidação do desenvolvimento do país.
Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço. (tese mal explorada)
D1
Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, (vírgula mal empregada) apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.
Obs. Excelente parágrafo.
D2
Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.
Obs. Bom parágrafo. Entretanto, achei um pouco curto. Você poderia explorar um outro fator que contribui para o congestionamento que é a falta de planejamento na industrialização do Brasil (ocorrida na ditadura de Vargas e desenvolvida no governo JK).
Conclusão
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.
Obs. Perfeito
Parabéns pela produção.
NOTA 1000
lohan@Antony
Correção ———————————————————————————————————–
Introdução – Coerente utilizar fatos históricos como forma de ambientar o leitor em sua narrativa, uma boa introdução correta mas as vezes prolixa ! Dica : É sempre bom recitar o tema na introdução , para encaminhar sua argumentação.
Desenvolvimento – Seu desenvolvimento foi bom ! você apontou fatores importantes de forma muito correta , mas sugiro ressaltar de forma mais clara os ” desafios” enfreados pela população , além de mostrar seu posicionamento sobre o tema .
Intervenção – Girllllllllll ! que intervenção foi essa ? PERFEITO ( no meu ponto de vista ) , Você cumpriu todas os requisitos de proposta de intervenção , E esse detalhamento ? ( de milhões ) , não ficou furo algum !! , muito coerente .
Parabéns ! Espero que tenha ajudado de alguma forma !
Continue . ” a prática leva a perfeição…”
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