Mestre

A prática do catfish e seus perigos

  • 0

*CORRIJAM NOS PADRÕES ENEM E DÊEM A NOTA, POR FAVOR.

*REDAÇÃO MANUSCRITA COM 28 LINHAS

O quadro “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, exprime o medo e a agonia refletidos no semblante de uma pessoa. Para além da obra, vê-se que no cenário brasileiro atual, o sentimento de milhões de pessoas assolados pelos perigos gerados pela prática do “catfish” é, regularmente, análogo ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais a indiligência do Estado e o descaso da população.

A priori, é fulcral notar que a negligência governamental potencializa a realização contínua do “catfish” e suas devastadoras consequências. Essa baixa atuação das esferas de poder exemplifica a fala do sociólogo polonês Zygmunt Baumann, o qual diz que a sociedade caminha para uma desordem mundial causada pela falta de controle do Estado. Nesse sentido, para a mudança dessa realidade, faz-se necessária uma intervenção estatal.

Outrossim, destaca-se a indiferença da sociedade como impulsionadora dos problemas gerados por essa fraudação de perfis na “internet”. Segundo a teórica política Hannah Arendt em sua obra “Eichmann em Jerusalém”, a banalidade do mal reflete o processo de padronização do corpo social, o qual formou pessoas incapazes de realizar críticas morais, tornando-se alienadas e aceitando situações sem objetar. Partindo dessa perspectiva, a habitualidade dos indivíduos esconde os potenciais riscos, dentre os quais os danos emocionais e financeiros. Essa conjuntura contribui para que esse quadro perpetue no Brasil.

Infere-se, portanto, que são necessárias medidas capazes de atenuar as ameaças causadas pela atuação dessa fraude virtual. Para isso, é fundamental que o governo promova o combate deste golpe nas redes por meio de campanhas – as quais conscientizarão a população a respeito dos males dessa prática – a fim de evitar o agravamento desses casos no Brasil. Dessa forma, espera-se que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.

Compartilhar

3 Correções

  1. Achei uma redação bem contextualizada, parágrafos bem organizados, somente não entendi algumas frases muito soltas ao decorrer do texto, um pouco incoerente em algumas frases. Recomendo quando for escrever qualquer alusão, justifica o que tem a ver com o tema, assim vai trazer mais coerência e as frases vão estar mais conectadas. Eu daria a nota 840!!!!!!!

    • 2
  2. Ótima argumentação, usou a estrutura do texto dissertativo, mas algumas frases incoerentes e acredito que faltou colocar um conectivo em ”essa baixa”, gostei de como vc fez o detalhamento na proposta de intervenção também, mas eu não sei como a banca iria avaliar ele, em fim, pra mim sua nora ficaria mais ou menos assim:
    C1= 160
    C2= 200
    C3= 200
    C4= 140
    C5= 200
    T= 900 pontos

    • 1
  3. Bom…
    Achei um texto bastante objetivo parabéns por isso, mais não ficou claro para mim seu ponto de vista, os indicativos para argumentação de terceiros está impecável.
    O título do texto diz O que é catfish e seus perigos, mais achei bem legível com bons pontos, porém incoerente.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.