Estudante

IMPASSES NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO BRASIL

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  Na série “Anne With An E” aborda-se o momento onde os irmãos Sr. e Sra. Guthberth procuram adotar um garoto para ajudar em sua lavoura, mas, para sua surpresa, recebem uma menina, Anne. Logo de início, a mãe adotiva considera devolvê- lá para o orfanato por garotas não serem aptas para realizar trabalhos físicos. Embora Anne conquiste o carinho de seus novos pais, a série demonstra como o problema da idealização de um perfil para adoção persiste até hoje. De fato, o principal desafio para a adoção no Brasil está na demanda por perfis estereotipados e na discrepância da realidade nos orfanatos.

  Em primeiro plano, cabe ressaltar que os estereótipos criados à cerca da adoção são associados por uma preferência do adotante, onde delimita sexo, raça, cor, idade, se aceita ou não grupo de irmãos e crianças com problemas de saúde. Entre 4.902 crianças disponíveis para adoção, apenas 2,5% delas se encaixam na faixa etária de 3 anos, sendo a preferencial. Sob essa lógica, o processo de adoção corrobora como burocrático. Por conseguinte, o quadro precisa ser alterado.

Ademais, é importante salientar que o perfil desejado amplia na exclusão e numa realidade diferente nos orfanatos. Visto que, muitos adolescentes ficam à espera de um lar, mas nem sempre são adotados, pois tem certa autonomia e trazem consigo um histórico marcado por abusos, violência e abandono. Atrelado à crianças com deficiência física ou intelectual, sendo esses grupos restritos ao processo de adoção de forma agilizada.

Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Justiça promova a agilidade da guarda das crianças, cumprindo os passos legais, de forma que venha a sancionar a adoção do grupo de crianças e adolescentes, sem distinção de gêneros e estereótipos. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil com direitos iguais à convivência familiar adotiva de cada cidadão.

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4 Correções

  1. Oii,
    C1: 120 = 120
    C2: 120/160 = 140
    C3: 120/80 = 100
    C4: 120
    C5: 120
    (Esses são os níveis atingidos em cada competência, em alguns você ficou entre dois deles, então fiz uma média para estabelecer a nota)
    Nota geral: 600
    – Comentários:
    C1: Erro de acentuação na palavra devolvê-la (terceira linha da introdução), faltou uma vírgula após a palavra orfanato na terceira linha da introdução, redundância na expressão “persiste até hoje” (quarta linha da introdução), uso inadequado de crase e escrita errada da palavra acerca (foi escrita: à cerca, na 1º linha do desenvolvimento 1), erro de uso da palavra delimita na 2º linha do D1 (o correto seria delimita-se), uso indevido da palavra corrobora na última linha do D1 (essa palavra tem sentido de fortalecer, então creio que não se encaixa na frase), uso indevido da palavra amplia na 1º linha do D2 (amplia tem sentido de aumentar, creio que a palavra correta seria implica), a palavra numa (1º linha do D2) é um tanto informal, então não indico o uso, alguns corretores podem marcar ela como marca de oralidade, a expressão forma agilizada (na última linha do D2) seria melhor substituída por “forma acelerada” ou “forma ágil”, Faltou uma vírgula após portanto (na 1º linha da conclusão).

    C2: Não houve tangenciamento do tema, demonstrou compreensão dele, teve uma adequação ao formato de texto dissertativo-argumentativo (estruturalmente falando), sua nota diminuiu nessa competência pela ausência de repertório sociocultural diversificado e legitimado, o uso da série Anne foi muito bom, e foi produtivo, além de ser um repertório válido, mas só teve ele, o que não contribuiu para sua argumentação nos desenvolvimentos, e aqueles dados que você usou no D1 não foi exatamente legitimado legitimado porque não tinha fonte nenhuma.

    C3: A segunda tese do texto (discrepância da realidade dos orfanatos) ficou bem confusa, não deu pra entender exatamente o que você quis passar, não houve explicação do seu ponto de vista, ou seja, não houve uma boa argumentação, depois da exposição dos dados no D1 faltou contextualizar eles, inserir eles no tema e explicar o que ele tem haver com o que você queria dizer. O texto apresenta algumas questões em aberto: “apenas 2,5% delas se encaixam na faixa etária de 3 anos, sendo a preferencial” Preferencial para o que e para quem?, “O processo de adoção corrobora como burocrático” como assim burocrático?, “o perfil desejado amplia na exclusão e numa realidade diferente nos orfanatos” exclusão de que? que realidade diferente nos orfanatos? realidade de que?, “Visto que, muitos adolescentes ficam à espera de um lar, mas nem sempre são adotados, pois tem certa autonomia e trazem consigo um histórico marcado por abusos, violência e abandono” Essa frase ficou meio confusa, “Atrelado à crianças com deficiência física ou intelectual, sendo esses grupos restritos ao processo de adoção de forma agilizada.” A adoção é mais fácil burocraticamente falando para crianças fora desse grupo citado?.

    C4: Ficaram faltando conectivos entre os períodos, o que prejudica a fluidez do texto e a conexão entre os períodos e os parágrafos. Houveram algumas repetições de palavras no mesmo parágrafo.

    C5: A proposta de redação ficou incompleta, ficou faltando o meio pelo qual a proposta seria concretizada, além de que ela ficou confusa: ” Ministério da Justiça promova a agilidade da guarda das crianças” Como assim agilidade da guarda?, “de forma que venha a sancionar a adoção do grupo de crianças…” sancionar ficou um pouco deslocado aqui, acho que o ideal seria impulsionar, incentivar…

    Dicas:
    – Pesquisar vídeos com estratégias argumentativas, como montar um desenvolvimento e sobre operadores argumentativos e conectivos, uso de crase, de vírgula e de como montar uma boa conclusão.
    – Evitar usar termos que não tenha a completa certeza do significado, porque pode acabar te tirando pontos, o corretor não procura por palavras bonitas, as palavras simples, porém com o uso correto, são mais apreciadas.
    – Utilizar um repertório diversificado, filmes e séries são super válidos, mas utilizar outras áreas do conhecimento em conjunto vai aumentar tua nota, porém tudo isso acompanhado de uma boa argumentação, porque repertório bom é repertório produtivo, utilizar uma citação só para encher linguiça não é bom para sua nota.

    Espero ter ajudado! Rumo ao 1000, tenho certeza que você consegue.

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  2. Oii, vou fazer a correção de acordo as competências, sobre erros de ortografia teve um alto numero de erros, é importante procurar desenvolver a gramatica para maior coesão entre suas frases, na C2 você apresentou um entendimento claro sobre o assunto, no entanto sua nota caiu nessa competência por uma falta de repertório sociocultural, na C3 houve algumas complicações em relação a organização do seu texto o que acabou gerando alguns desentendimentos a ideia que você desejava passar, procure estruturar o texto antes mesmo de escreve-lo, para que haja uma melhor organização de ideias, no C4 houve uma falta de conectivos, o que compromete a fluidez entre os períodos, e na C5 sua redação tem uma conclusão um pouco fraca, para uma melhora observe-a novamente tentando responder esses questionamentos (o que, quem, quando, onde, como e porque) uma boa conclusão responde todos esses aspectos

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  3. Oi!! Vou dividir a correção por parágrafos:
    No primeiro parágrafo:
    ⦁ Erro no […] mas, para sua surpresa, recebem uma menina […]. Nunca usar vírgula após o “mas”.
    ⦁ Recomendo trocar o “Logo de início” por “Inicialmente”
    ⦁ Reestruturar essa parte “Embora Anne conquiste o carinho de seus novos pais, a série demonstra como o problema da idealização de um perfil para adoção persiste até hoje” para “Nessa visão, embora Anne tenha conquistado o carinho da nova família..”. O jeito que vc escreveu não tinha ficado com uma boa conexão com o restante do parágrafo.
    ⦁ Trocar o “De fato” por “Dessa maneira, é nítido que o principal desafio..”. Novamente para ter uma coesão maior no texto.
    ⦁ A “tese 2 “discrepância da realidade nos orfanatos” poderia ter sido redigida melhor.

    No segundo parágrafo:
    ⦁ Muito bem por ter começado o primeiro parágrafo de desenvolvimento abordando os estereótipos, visto que foi a primeira tese que vc trouxe na introdução.
    ⦁ “Acerca” não “à cerca”
    ⦁ O desenvolvimento das ideias nesse parágrafo ficou bem superficial e confuso, com falta de conectivos e boa correlação entre os argumentos trazidos.
    ⦁ Vc poderia ter escrito esses parágrafos trazendo o porque de tanta idealização e existência de preferência de crianças (como preconceitos, por exemplo) e como isso faz com que o número de órfãos seja tão grande no Brasil, caracterizando um obstáculo na adoção.

    No terceiro parágrafo:
    ⦁ Como eu havia dito, essa tese já não estava bem clara na introdução e ficou difícil de entender o que você quis dizer nesse parágrafo.

    No quarto parágrafo:
    ⦁ Faltou vírgula depois do “Portanto”
    ⦁ Acho que a problemática acerca dos estereótipos e da adoção de certos perfis serem mais frequentes e rápidas não é exatamente culpa do Ministério, mas da sociedade que faz a busca pela adoção, como vc disse no segundo parágrafo. Levando isso em conta, acho que a intervenção não se relacionou bem nem com a tese 1, nem com a 2 e ficou um pouco bagunçada. É bom lembrar que a proposta pode solucionar apenas uma das problemáticas trazidas no texto e PRECISA ter o agente, a ação, a finalidade e o detalhamento da ação.

    Minha pontuação seria:
    Competência 1: 80/200 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de
    convenções da escrita
    Competência 2: 120/200 – Repertório baseado nos textos motivadores E/OU Repertório não
    legitimado E/OU Repertório legitimado, MAS não pertinente ao tema
    Competência 3: 120/200 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
    em defesa de um ponto de vista.
    Competência 4: 120/200 – Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
    diversificado de recursos coesivos.
    Competência 5: 80/200 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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  4. Oi oi, foi uma redação fantástica. Minha dúvida ficou na conclusão quanto ao modo do Ministério da justiça e sua interferência nesse problema. Acho que o órgão responsável podia ser mais especifico, ou poderia ter mais detalhamento da função do Ministério . E quanto ao modo me refiro a como ele faria isso?? Projetos de leis? Palestras? Atendimento psicológico nos orfanatos? Só isso mesmo

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