A obra “Utopia” de Thomas Morus descreve uma sociedade perfeita, em que todas as instituições cumprem seu papel. Entretanto, no contexto brasileiro, nota-se a não contemplação desse ideal, uma vez que a ineficácia da segurança pública é um problema agravante. Isso ocorre devido à falta de infraestrutura e a ausência de políticas educacionais.
Nesse viés, é mister ressaltar como a insuficiência estrutural interfere na efetividade da segurança pública. Segundo o geógrafo Milton Santos, a rápida e desorganizada urbanização é incapaz de atender à totalidade das necessidades sociais. Tal ideia se relaciona com a realidade, tendo em vista que muitos postos de seguranças encontram-se afastados de zonas periféricas, o que gera uma intensa zona de criminalização nessas áreas. Com base nisso, é notório que a falta de planejamento impede a construção da harmonia, já que apesar da população de locais privilegiados usufruir da segurança efetiva, a outra parcela permanece submetida à insegurança.
Outrossim, pontua-se a participação educacional no que se refere à temática. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o indivíduo é aquilo que a educação faz dele”. Sob essa perspectiva, observa-se a importância de ensino na construção do caráter. Em contrapartida, sem projetos estatais nas escolas de combate e prevenção ao crime, dificilmente esses lugares poderão possibilitar a efetividade da segurança pública. Desse modo, a instituição que tem o poder de interferência positiva na sociedade torna-se omissa aos impasses da segurabilidade.
Portanto, é evidente a necessidade de efetivar a segurança pública. Para que isso ocorra, o Ministério da Segurança, órgão responsável pela garantia da segurabilidade, deve promover a construção de postos policiais em localidades de alto risco, por meio da destinação de verbas às unidades federativas com o fito de minimizar a sensação de insegurança. Ademais, o Ministério da Educação precisa ampliar os discursos de prevenção ao crime, por intermédio das escolas. Assim, a realidade presente na obra será vivenciada no Brasil.
(se poderem colocar uma nota de acordo com as competências, toda ajuda é bem-vinda)
Fernandawill
Olá, ;)
Sua redação está excelente, parabéns ;)
Eu não vi nenhum erro que poderia ter te prejudicado no seu texto, ele está muito bem escrito seguindo a norma culta e o gênero dissertativo-argumentativo.
Poderia escrever um pouco mais na introdução, mas o que fo9i escrito está ótimo mesmo assim.
Para mim, no meu ponto de vista, o seu texto não poderia valer menos do que o esperado 1000!
Meus parabéns, continue estudando e escrevendo que se dará muito bem.
Bons estudos ;)
riquelmov
👋 Olá, estou aqui para corrigir sua redação utilizando os parâmetros do ENEM, propostos pelo INEP.
A obra “Utopia” de Thomas Morus descreve uma sociedade perfeita, em que todas as instituições cumprem seu papel. Entretanto, no contexto brasileiro, nota-se a não contemplação desse ideal, uma vez que a ineficácia da segurança pública é um problema agravante. Isso ocorre devido à falta de infraestrutura e a ausência de políticas educacionais.
>>> Você escreveu uma excelente introdução, apresentou um repertório sociocultural, explicitou sua tese, bem como seus argumentos. 😀
Nesse viés, é mister ressaltar como a insuficiência estrutural interfere na efetividade da segurança pública. Segundo o geógrafo Milton Santos, a rápida e desorganizada urbanização é incapaz de atender à totalidade das necessidades sociais. Tal ideia se relaciona com a realidade, tendo em vista que muitos postos de seguranças encontram-se afastados de zonas periféricas, o que gera uma intensa zona de criminalização nessas áreas. Com base nisso, é notório que a falta de planejamento impede a construção da harmonia, já que apesar da população de locais privilegiados usufruir da segurança efetiva, a outra parcela permanece submetida à insegurança.
>>> Parabéns, você conseguiu apresentar como repertório o pensamento de um geógrafo e, soube contextualizar muito bem com a temática, sustentando seu argumento. 🙂
>>> Você conseguiu trabalhar muito bem com a estratégia de causa e consequência. Além disso, você soube destacar para o corretor seu ponto de vista ao dizer que: “…é notório que a falta de planejamento impede a construção da harmonia…”. 😀
Outrossim, pontua-se a participação educacional no que se refere à temática. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o indivíduo é aquilo que a educação faz dele”. Sob essa perspectiva, observa-se a importância de ensino na construção do caráter. Em contrapartida, sem projetos estatais nas escolas de combate e prevenção ao crime, dificilmente esses lugares poderão possibilitar a efetividade da segurança pública. Desse modo, a instituição que tem o poder de interferência positiva na sociedade torna-se omissa aos impasses da segurabilidade.
>>> Parabéns, você conseguiu apresentar como repertório o pensamento de um filósofo e, soube contextualizar muito bem com a temática, sustentando seu argumento. 🙂
>>> Você conseguiu trabalhar muito bem com a estratégia de causa e consequência. Além disso, você soube destacar para o corretor seu ponto de vista ao dizer que: “…a instituição que tem o poder de interferência positiva na sociedade torna-se omissa aos impasses da segurabilidade”. 😀
Portanto, é evidente a necessidade de efetivar a segurança pública. Para que isso ocorra, o Ministério da Segurança, órgão responsável pela garantia da segurabilidade, deve promover a construção de postos policiais em localidades de alto risco, por meio da destinação de verbas às unidades federativas com o fito de minimizar a sensação de insegurança. Ademais, o Ministério da Educação precisa ampliar os discursos de prevenção ao crime, por intermédio das escolas. Assim, a realidade presente na obra será vivenciada no Brasil.
>>> Parabéns, você conseguiu expor todos os elementos que são requisitados na Competência 5 do ENEM. 🙂
>>> Além disso, você soube estabelecer ações de intervenção relacionadas as temáticas dos dois desenvolvimentos e, em seguida retomou a obra do filósofo Thomas Morus que havia sido anteriormente apresentada na introdução. 😀
C1: 200✅
C2: 200✅
C3: 200✅
C4: 200✅
C5: 200✅
NOTA: 1000
Uma redação básica, mas que apresenta praticamente tudo aquilo que os corretores da banca do INEP esperam dos candidatos na redação do ENEM. Infelizmente boa parte das notas 980 possivelmente são por divergências extremamente subjetivas que costumam afetar principalmente a C3. Ademais, parabéns pela redação!!!
👀 Gostou dessa correção, siga-me e envie a sua!!!
Andressa.Heloísa
Bom, para começar queria exclarecer que ainda sou iniciante na correção de redações … Porém vou deixar aqui o meu ponto de vista e algumas observações.
1- sinto que a sua introdução foi um pouco “pobre” , que faltou você apresentar mais o conteúdo, os problemas, e ser um pouquinho mais clara em suas colocações, pois são boas , mas não apresenta de fato o contexto.
2-acho que os dois parágrafos de desenvolvimento foram muito bons, só que percebi que faltou você mostrar mais seu ponto de vista, pois você colocou citações e idéias do filósofo e do geógrafo e explicou na situação e qual a relação , só senti a falta da sua idéia mesmo, sua opinião e conhecimento do assunto , dá a impressão de que faltou você se aprofundar demonstrar domínio do assunto.
Proposta I: 160
Proposta II :180
Proposta III :180
Proposta IV :160
Proposta V :180
total de pontos: 860
Obs: ratificando que podem existir observações que não foram citadas , pela minha falta de experiência, pois só coloquei oque é do meu conhecimento.
3-sua conclusão e proposta de intervenção foram ótimas, claras e com boas propostas, faltou apenas serem mais detalhadas, tirando isso, está muito boa, parabéns..
juscenilda
Boa tarde Milly, quero deixar bem claro que não sou especialista no assunto, estou tentando aprender com as correções que foram feitas nas minhas redações e estou estudando os conteúdos que os colegas me indicam e já percebo uma leve melhora na minha redação. Parabéns pelo texto, vou deixa meu ponto de vista.
1. Sua introdução poderia ser mais clara, mais objetiva, você poderia ter discorrido um pouco mais sobre o assunto.
2.Quais instituições?
3. Que papel?
4. Quais ideais?
5. No desenvolvimento na ultima linha do segundo paragrafo, você poderia mencionar que tipo de parcela se refere…neste paragrafo senti falta de abordar a temática 01, ou seja a falta da infraestrutura que você citou na introdução.
6. Que tipo de instituição? escolar? devemos evitar subtender ( tenho que melhorar nisso também)
7. Na conclusão não consegui visualizar o detalhamento
Proposta I 160
Proposta II 200
Proposta III 160
Proposta IV 160
Proposta V 160 Total: 840 OBS: ratificando que essa avaliação é subjetiva, sou iniciante e existem várias coisas que não consigo enxergar por falta de experiência, mas espero ter ajudado em algo. Boa sorte, todo dia é dia de aprender