A evasão escolar como um problema socioespacial no Brasil

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          Em situação análoga à Jason Todd, personagem das revistas em quadrinhos da editora DC Comics, ir à escola não é uma realidade atingível para muitas crianças brasileiras. Antes de ser adotado pelo bilionário Bruce Wayne, Jason vivia em situação de rua, dependendo de furtos para sobreviver. Sem expectativas para o futuro e enfrentando dificuldades, estudar não era uma opção.

          É necessário pontuar que a evasão escolar nem sempre é uma escolha, mas sim uma medida tomada sob circunstâncias extremas. Seja ele influenciado por falta de transporte, material escolar, ou um ambiente propício para o estudo, em sua grande maioria o ato de abandonar a escola é praticado pela parcela da população que, assim como Jason Todd, vive em situação de pobreza.

          Levando isso em conta, Darrel Curtis, personagem do livro americano The Outsiders, é um bom exemplo de como o acesso à uma boa educação é importante. Com um futuro promissor e altas chances de ganhar bolsa de estudo em alguma faculdade, tudo veio abaixo após a morte de seus pais, que o forçou a abandonar os estudos para trabalhar e sustentar seus irmãos caçulas. Como consequência, Darrel teve uma vida dura, com ofertas de emprego pesadas devido pela sua baixa escolaridade, que o impedia de receber propostas melhores.

          Portanto, em um contexto onde a evasão escolar é majoritariamente causada pela pobreza, o Ministério da Educação, em parceria com os governos municipais deve investir na ampliação da verba direcionada para programas como a Bolsa Escola. Essa medida garantirá uma melhor situação para os estudantes pobres, evitando a evasão escolar por motivos monetários e aumentando o interesse na educação com a promessa de um futuro melhor.

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2 Correções

  1. Dicas

    Competência 1 :)

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2 :)

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3 :)

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4 :)

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5 ;)

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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  2. Em ” Seja ele influenciado por falta de transporte, material escolar, ou um ambiente propício para o estudo” aconselho colocar um ponto ao invés de uma vírgula. O livro The Outsiders deve ter aspas por ser uma palavra estrangeira.
    “devido pela (não necessário colocar pela, devido já indica. Caso contrário, corre risco de ser interpretado como redundância) sua baixa escolaridade, que o impedia de receber propostas melhores.

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