Iniciante

Os caminhos que causam revés aos desafios enfrentados nas grandes cidades.

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Segundo o arquiteto especializado em mobilidade sustentável, Jaime Lerner, ”a mobilidade, a sustentabilidade, e a sociodiversidade, são os três temas essenciais para qualquer cidade no mundo”. No entanto, quando se observa o cenário hodierno percebe-se a carência de métodos sustentáveis, e a xenofobia impregnada no corpo social. Sendo assim, faz- se preciso analisar não só a falta de conhecimento sobre caminhos mais sustáveis a serem utilizados no dia a dia, como também o contraste chamado desigualdade social.

Diante desse cenário, prorrogar formas mais limpas e sustentáveis de viver causariam efeitos positivos na problemática. Um estudo internacional testado em seis grandes cidades no mundo promove a implantação de um modelo chamado de ”cidade compacta”, onde o objetivo é reduzir distâncias percorridas até locais de trabalho e consequentemente estimular caminhadas, para que dessa forma diminua emissões poluentes de automovéis. Assim tal ação impudente seria utilizada com mais consciência.

Em seguida disso, outro fator que agrega revés a um caminho de bem-estar populacional são os altos índices de desigualdades sociais, nas quais, são mais vistas em grandes cidades. Em relação a isso, o dado divulgado pelo IBGE diz que o Brasil é denominado como o nono país mais desigual,e isso reflete grandemente na sociedade como um todo, e no quanto o desemprego está em pauta.

Deste modo, o ministério do meio ambiente por meio de palestras em escolas, e locais públicos deve propagar maneiras mais limpas e sustentáveis de se viver, com o intuito de alertar desde os jovens até os idosos sobre o quão preocupante esse cenário é, e quais consequências o mesmo pode trazer. Além disso, o estado por meio do ministério da educação deve introduzir mais cursos técnicos nas escolas, para que os alunos saíam mais capacitados para entrar no mercado de trabalho e consequentemente não sofram com a desigualdade social, e até mesmo a miséria. Espera-se com essas medidas, que a sustentabilidade e a sociodiversidade se transformem em temas essenciais para as grandes cidades.

 

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4 Correções

  1. Correção:

    – Competência 1: 120
    – Competência 2: 120
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 160
    – Competência 5: 200

    Total: 720

    Notas acerca do texto: Seu repertório é bom, contudo, sinto que ele não foi usado com coerência. Os argumentos tem que seguir uma linha de raciocínio bem consolidada em prol da tese e acredito que, se os tópicos frasais dos seus parágrafos de desenvolvimento tivessem sido reformulados para caber melhor no que você expôs, isso seria alcançado com mais eficácia.
    Cuidado também com alguns desvios de português como de pontuação, concordância e repetições excessivas.
    São apenas alguns ajustes, o texto é bom. Parabéns pela elaboração

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  2. Vamos à correção! 😊
    —->Sua introdução deixou claro os argumentos que seriam desenvolvidos, porém você citou a xenofobia e não retomou esse problema ao longo do texto. Para maior nota na C3 tente deixar seu texto melhor conectado, sem pontas soltas.
    ——>Desenvolva melhor seus repertórios, a fim de torná-los mais produtivos e de fortalecer sua argumentação.
    ——> Tome cuidado com o uso de vírgulas para não perder pontos na C1
    ——> Coloque mais conectivos para gabaritar a C4
    C1 (norma culta): 160
    C2 (tema e repertórios): 160
    C3 (argumentação): 120
    C4 (conectivos): 160
    C5 (proposta de intervenção): 200
    NOTA FINAL: 800
    Parabéns pelo texto e bons estudos! 🤗

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  3. COMPETÊNCIA I: Avalia se o candidato tem noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e a oral.

    O candidato que possui um bom nível nessa competência traz no texto poucos desvios gramaticais leves. Por isso, se há uma falha ou outra de concordância verbal ou nominal na prova de redação, é dado um peso menor para esses erros, por entender que o aluno compreendeu o conteúdo e trata-se de uma falha eventual. PONTUAÇÃO: 160

    COMPETÊNCIA II: Esse critério avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova.

    O desempenho é considerado bom quando o inscrito possui uma argumentação consistente, com linha de raciocínio que atende ao formato do texto dissertativo-argumentativo, passando pela proposição, argumentação e conclusão. PONTUAÇÃO: 160

    COMPETÊNCIA III: Ligada à capacidade de compreensão do tema e à relação dele com o repertório sociocultural do inscrito. Por isso, ela tem bastante relação com a sua vivência e experiências adquiridas ao longo de sua vida escolar.
    Já em uma avaliação considerada boa, o inscrito traz o conteúdo dentro do tema, de maneira organizada, e com indícios de autoria e defesa de ponto de vista. PONTUAÇÃO: 160

    Competência IV: Os 200 pontos da competência IV são destinados aos candidatos que apresentam uma excelente capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos. Esses requisitos facilitarão no processo de defesa do ponto de vista.

    Mediana, nesta competência, a redação que apresenta articulação das partes do texto abaixo do adequado, cujo repertório do autor é pouco diversificado dos recursos que dão lógica e clareza. PONTUAÇÃO: 120

    COMPETÊNCIA V: A expectativa é a de que o candidato proponha alguma ideia para solucionar um problema relacionado no tema. Na competência V, os examinadores redobram as exigências para fazer com que as propostas estejam em concordância com os direitos humanos, considerando valores universais de cidadania, liberdade e diversidade sociocultural.

    O que difere dos que se enquadram na avaliação boa é que, nesse caso, a redação dispõe de uma proposta ligada ao tema e sintonizada ao que foi relacionado nas linhas anteriores. PONTUAÇÃO: 160

    PONTUAÇÃO FINAL: 760

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  4. Olá! Essa é minha primeira vez, então sou um pouco inexperiente nisso.
    Competência 1: 160. Muito cuidado com a pontuação, sobretudo no desenvolvimento 2 e na conclusão. A ausência de vírgulas ou outros métodos para pausar a leitura comprometeram um pouco a compreensão do texto, leia em voz alta depois de terminar para conseguir se adaptar nisso. Ademais, acentuação incorreta em uma palavra.
    Competência 2: 160. O tema foi levemente tangenciado, mas você mencionou relações de trabalho e sustentabilidade, o que se manteve medianamente fiel ao que foi mencionado na introdução e sobre a temática em si. Seus recortes teóricos têm coerência!
    Competência 3: 120. Seus conceitos são interessantes, mas em questão de conteúdo, não senti que uma coisa complementava a outra. Por exemplo, sua retomada de tese para aprofundamento se distanciou do seu projeto de texto, onde está essa tal “xenofobia impregnada no corpo social”? Você citou a desigualdade, que apesar de semelhante, não esclarece essa ideia profundamente. Além disso, tenta dar uma retomada de todo o seu conteúdo no início da conclusão, vai dar uma ideia de síntese ótima pro desfecho.
    Competência 4: 200. Recursos coesivos simples, mas que fazem o serviço muito bem feito. Dando uma olhada rápida, não notei nenhuma repetição. Mas se você quiser ter certeza que sempre vai conseguir 200 nessa competência, tenda dar um toque original e de autoria nos seus conectivos.
    Competência 5: 160. A primeira proposta está quase coerente com o que foi tratado no seu texto, mas o que a intervenção dos cursos técnicos teria para solucionar alguma de suas problemáticas tratadas? Essa solução se encaixa sim no tema, mas não com o que você escreveu, tente fazer como se o seu texto e suas ideias fossem complementares, porque devem ser. Mas em questão de detalhes, você esclareceu a sua ação, seus agentes, seus meios, seus intentos e suas perspectivas de futuro, então isso já ajudou bastante.

    Nota final: 800. Parabéns!

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