A vida na cidade e a vida no campo.

  • 0

As sociedades se constituíram a partir  de diversos eventos. A população se encontrava em sua maioria pelos campos. Ali, cultivavam os alimentos, cuidavam dos animais etc. A partir da Revolução Industrial, especialmente a ocorrida no Brasil, essa comunidade migrou para então centros urbanos, com a expectativa de mudança de via em todos os setores. No trabalho, na saúde e na família.

Entretanto, ai realizar uma comparação entre a vida no campo com a vida na cidade, fica clara os prós e contras que ocorreram. A vivência nas cidades pode ser resumida, na maioria das vezes, em “correria”. As pessoas não ocupam tanto mais o tempo com atividades de agricultura e afins, e ainda se encontram expostas a todo tipo de intoxicação, seja pelos alimentos, pelas fábricas ou veículos.

Além das exposições às toxinas, os indivíduos se encontram cada vez mais sedentários, o que torna prejudicial à vida do ser humano. Em algumas cidades como São Paulo (SP) estão desenvolvendo modelos de mudança sob esta perspectiva. De acordo com o Jornal da USP (Universidade de São Paulo), a cidade possui projeto que “estimula a utilização de transporte público e ativo (a pé ou de bicicleta)”. Esse estímulo influencia diretamente na preservação da saúde da população ali vivente.

Contudo, as cidades possuem forte influência na vida das pessoas. O desenvolvimento industrial foi necessário para que a sociedade, como um todo, evoluísse cada vez mais. Portanto, é importante que o governo atuante daquele município esteja atento ás demandas, além das infraestrutura, mas também, viabilizando projetos que estimulem a atividade física e a instalação de hortas comunitárias, onde a própria comunidade possa manejar seus alimentos sem toxinas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá nina100%
    Vamos lá para sua correção:

    1º PARÁGRAFO:
    “As sociedades se constituíram a partir de diversos eventos. A população se encontrava em sua maioria pelos campos. Ali, cultivavam os alimentos, cuidavam dos animais etc.”
    – Aqui você faz muito o uso do ponto onde deveria utilizar a vírgula (erro de pontuação)
    -Falta de pontuação necessária para coesão/coerência
    -Falta de conectivo
    -Conectivo inadequado (Ali)
    -Como poderia ser: As sociedades se constituíram a partir de diversos eventos, nos quais a população se encontrava, em sua maioria, pelos campos, onde cultivavam os alimentos e cuidavam dos animais.

    “A partir da Revolução Industrial, especialmente a ocorrida no Brasil, essa comunidade migrou para então centros urbanos, com a expectativa de mudança de via em todos os setores. No trabalho, na saúde e na família.”
    -Conectivo inadequado (A partir da), nesse caso poderia excluir para dar mais sentido à frase
    – Conectivo inadequado (para então)
    -Novamente o uso do ponto onde deveria utilizar a vírgula (erro de pontuação)
    -Repertório ok, porém no lugar errado (deveria ser no primeiro período para poder contextualizar a sua redação)
    “essa comunidade migrou” -Que comunidade?
    -Como poderia ser: A Revolução Industrial, especialmente a ocorrida no Brasil, a comunidade rural migrou para os centros urbanos, com a expectativa de mudança de via em todos os setores, em destaque no trabalho, na saúde e na família.

    Outras observações:
    -Não apresentou enfoques argumentativos (o que vai abordar nos desenvolvimentos)
    -Não deixou claro a tese

    2º PARAGRAFO:
    “Entretanto, ai realizar uma comparação entre a vida no campo com a vida na cidade, fica clara os prós e contras que ocorreram. A vivência nas cidades pode ser resumida, na maioria das vezes, em “correria”. As pessoas não ocupam tanto mais o tempo com atividades de agricultura e afins, e ainda se encontram expostas a todo tipo de intoxicação, seja pelos alimentos, pelas fábricas ou veículos.”
    -Conectivo inadequado (Entretanto), esse é um conectivo de conclusão textual
    -Erro de norma culta (ai)
    -termo proibido na redação do enem segundo o INEP (na maioria das vezes)
    -“correria”, o que significa?
    -termo inadequado/coloquialismo (e afins)

    Outras observações:
    -Onde esta o repertório?
    -Qual a tese?
    -Texto mais expositivo do que argumentativo
    -Não apresenta marca de autoria
    -No primeiro período diz que vai abordar sobre os prós e contras, onde estão?

    3º PARAGRAFO:
    “Além das exposições às toxinas, os indivíduos se encontram cada vez mais sedentários, o que torna prejudicial à vida do ser humano. “
    -Faltou o conectivo de introdução

    “Em algumas cidades como São Paulo (SP) estão desenvolvendo modelos de mudança sob esta perspectiva. De acordo com o Jornal da USP (Universidade de São Paulo), a cidade possui projeto que “estimula a utilização de transporte público e ativo (a pé ou de bicicleta)”. Esse estímulo influencia diretamente na preservação da saúde da população ali vivente.“
    -Falta de pontuação (Em algumas cidades como São Paulo), deveria ser Em algumas cidades ,como São Paulo,
    -Concordância (estão desenvolvendo modelos), deveria ser Estão sendo desenvolvidos modelos
    -Uso do ponto onde deveria utilizar a vírgula (ou de bicicleta)”. Esse estímulo)

    Outras observações:
    –Qual a tese?
    -Texto mais expositivo do que argumentativo
    -Não apresenta marca de autoria

    4º PARAGRAFO:
    “Contudo, as cidades possuem forte influência na vida das pessoas. O desenvolvimento industrial foi necessário para que a sociedade, como um todo, evoluísse cada vez mais.“
    -Uso do ponto onde deveria utilizar a vírgula (pessoas. O desenvolvimento)
    -Não é uma frase de conclusão e sim de desenvolvimento
    -Falta de comprovação
    -Retomou ao tema mas não de forma adequada

    “Portanto, é importante que o governo atuante daquele município esteja atento ás demandas, além das infraestrutura, mas também, viabilizando projetos que estimulem a atividade física e a instalação de hortas comunitárias, onde a própria comunidade possa manejar seus alimentos sem toxinas. “
    -Norma culta (governo), sempre deve estar com letra maiúscula Governo
    -Termo repetitivo/incorreto (governo atuante daquele), deveria ser apenas Município ou apenas Governo, nesse caso não há problema como você colocou mas pode haver uma confusão na “beleza” textual
    -Conectivo inadequado (mas também)
    -Conectivo inadequado (onde), indica lugar e não uma conclusão

    Outras observações:
    -Ação não foi mostrada com clareza
    -Falta modo e meio
    -Faltou o detalhamento
    -Faltou o efeito
    -Faltou conexão com o que foi abordado nos parágrafos anteriores já que não deixou claro o objetivo

    CONCLUSÃO FINAL:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 80
    Nota final: 520

    Não se desmotive, continue firme e estude mais um pouquinho, você está indo bem.

    • 0
  2. Olá. A seguir segue a correção da sua redação:
    – 1° parágrafo: a acentuação está ótima, erros ortográficos só observei um em ” via” que é “vida”. Porém, não achei tese. E além disso, não sintetizou as ideias que seriam apresentadas no desenvolvimento.

    – 2° parágrafo: erro ortográfico na palavra “ai”. E na frase: “fica clara os prós e contras que ocorreram (X).” O verbo ocorreram deve ser substituído por ocorrer, pois ainda tem os prós e contras. E ainda no próximo trecho, não foi colocado esses prós e contras que você mencionou, apenas foi colocado o contra de viver na cidade, e ao analizar essa ideia, ela ficou muito no senso comum, que não é muito recomendável.

    – 3° parágrafo: Foi muito bom em colocar a crase, Joia! E o desenvolvimento do projeto em SP, ficou ótimo! Só faltou a acentuação em “influencia”.

    – 4° parágrafo: ficou bom sua conclusão! Porém, só teve um a gente de intervenção, e não foi desenvolvimento como ele faria essas ações? E como vai fazer? Além disso, teve erro ortográfico em “[…] atuante ( n) daquele município…”.

    No geral: você está no caminho certo! Mas, percebi que há dúvidas de como é um texto dissertativo-argumentativo. Mas a acentuação está muito boa! Espero ter ajudado!
    Até a próxima!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.