Mestre

Os desafios dos motoristas de ônibus no Brasil

  • 2

Após a Segunda Revolução Industrial, com a necessidade obter mobilidade urbana, tornou-se necessário o uso de transportes coletivos em locais de grande circulação. No contexto brasileiro contemporâneo, os ônibus são muito utilizados, porém cabe destacar que esse transporte é marcado por grandes desafios enfrentados pelos motoristas. Esse cenário preocupante ocorre não só em razão da insegurança no trabalho, mas também devido às péssimas condições de saúde.

Nesse viés, é importante pontuar que a falta de segurança intensifica os problemas dos motoristas de ônibus. Segundo a Constituição de 1988, o direito à seguridade no ambiente trabalhista é garantido pelo Estado. Entretanto, essa garantia não está sendo assegurada, haja vista que é comum ver casos de motoristas prejudicados pela alta criminalidade. Tal fato é comprovado, já que conforme a revista Veja, são registrados nas principais capitais do país 16 furtos por dia dentro dos transportes coletivos. Sob esse panorama, fica notório que os motoristas não estão seguros no próprio ambiente de trabalho, assim como a população que frequenta esses espaços. Desse modo, essa falha no cumprimento da legislação distancia ainda mais esses trabalhadores da harmonia dentro do emprego.

Outrossim, é mister destacar sobre como a má qualidade de vida está relacionada à problemática. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estresse crônico no trabalho que acomete a saúde mental é classificado como Síndrome de Burnout. Com base nisso, nota-se que muitos dos motoristas de ônibus sofrem com essa enfermidade, uma vez que o dia a dia contribui para o seu desenvolvimento, em virtude da rotina altamente cansativa provocada pela alta carga de trabalho. Nesse sentido, o âmbito mental dessas pessoas fica totalmente comprometido e afetado, o que impossibilita a ocorrência do bem-estar. Dessa forma, é perceptível que sem o ajuste na rotina de trabalho, dificilmente esse grupo terá sua comodidade respeitada.

Logo, verifica-se a necessidade de minimizar os impasses enfrentados pelos motoristas de ônibus. Para que isso ocorra os governadores, responsáveis pelo comando da Polícia Militar, devem melhorar o policiamento nos ônibus, por meio de vistorias e da instalação de câmeras de segurança, com o fito de fazer com que esse transporte se torne mais confortável para os motoristas e passageiros. Ademais, as empresas precisam ajustar o tempo de serviço dos motoristas, para que o trabalho jamais se sobreponha à saúde. Somente assim, o advento proposto pela Segunda Revolução Industrial não causará desafios aos motoristas de ônibus.

Compartilhar

3 Correções

  1. amei sua redação!!
    a alusão histórica sobre a revolução industrial ficou incrível.
    percebi alguns erros ortográficos :(
    a sua primeira intervenção ficou bem direta, porém, faltou um pouco mais de detalhe na sua segunda intervenção.

    obs: sou nova na plataforma e na prática de redações

    • 1
  2. olá dei uma olhada na sua redação e essa minha opinião sobre ela, lembrando que >não< sou profissional na área, mas espero que te ajude de alguma maneira.

    NOTA: 960

    COMPETÊNCIA 01 – (200) * não pude observar qualquer erro sintático e morfológico em sue texo.

    COMPETÊNCIA 02 – (200) * repertórios legitimados e pertinentes! Ótimo!

    COMPETÊNCIA 03 – (200) * sua argumentação foi de arrepiar kkkk.

    COMPETÊNCIA 04 – (200) * você faz ótimos usos de conectivos. parabéns!

    COMPÊTENCIA 05 – (160) * achei sua conclusão boa, mas senti que a segunda proposta de intervenção não estava tão completa quanto a primeira.

    • 1
  3. Ministério dos Transportes ( Onde vem os transportes publicos ) ele vem de uma agência que não era publica até pouco tempo.

    Isso não e falha da legislação , isso se chama ( ASSALTO ) , é a mesma coisa que falar que ser assaltado e um crime da legislação , mesmo tendo a consiencia que pode haver crimes , a legislação não contruibui com segurança pública.

    Essa doença e causada pelo estresse , além disso a obrigação da república e disponibilizar saúde para os motoristas que fazem parte de um orgão público.

    Devido a varios fatores , o salario permanece baixo . Sendo o salário mínimo de 1212 R$, não da pra nada , a prefeitura ao menos estabilizou colocando varios beneficios , mas mesmo assim ainda permanece baixo.

    ( NÃO SEI SE ESTA CERTO , E ALÉM DISSO ERA PRA SER CITADO NO TEXTO )

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.