Em 2019, um episódio da série “black mirror” apresentou um jogo no qual os usuários conseguiam sentir fisicamente as sensações vivenciadas por seus avatares. De maneira distópica, a série trouxe uma discussão sobre os limites entre o real e o virtual. Neste prisma, é possível observar o impacto do avanço acelerado da tecnologia na sociedade atual.
Em primeira análise, evidencia-se que a tecnologia facilitou diversos processos cotidianos e, por isso, é parte essencial da vida diária. Contudo, em muitos casos, a tecnologia deixa de ser uma ferramenta e se torna um vicio. De acordo com a revista Time, 68% das pessoas pegam o celular assim que abrem os olhos. Sob essa ótica, é possível observar que, o mundo virtual está tão ligado ao real, que se criou uma necessidade de estar conectado, se não o tempo inteiro, a maior parte do tempo.
É notório que, muitas vezes, a internet é uma forma de lazer e distração, e isso não é por acaso. No documentário “o dilema das redes”, o diretor Jeff Orlowski mostra como as principais plataformas de redes sociais são projetadas para que o usuário sinta prazer ao utiliza-las, com base em estudos de psicologia comportamental. Consoante a isso, pode-se constatar que as mídias sociais são projetadas para que o usuário passe grandes períodos de tempo conectado.
Depreende-se portanto, a adoção de medidas que venham a salientar os limites do mundo virtual e do mundo real. Isto posto, cabe aos grandes sites e empresas de tecnologia investirem em pesquisas que busquem tornar suas plataformas úteis o suficiente para que as pessoas possam utiliza-las de forma saudável, não obsessiva. Desta maneira, as pessoas poderão voltar a procurar vivenciar sensações físicas e emoções positivas também no mundo real.
PedroPHC25
Na introdução, há alguns problemas:
“black mirror” deveria ser escrito com letras maiúsculas: “Black Mirror”;
Não há a apresentação das 2 teses na introdução, o que é fundamental.
No desenvolvimento 1:
Faltou o acento na palavra “vicio”;
O último período deveria ser escrito assim: “Sob essa ótica, é possível observar que o mundo virtual está tão ligado ao real que se criou uma necessidade de estar conectado, se não o tempo inteiro, a maior parte do tempo.”
No desenvolvimento 2:
O nome “o dilema das redes” deveria ser escrito com iniciais maiúsculas: “O Dilema das Redes”;
Faltou o acento em “utiliza-las”: “utilizá-las”.
E na conclusão:
Faltou a vírgula entre “Depreende-se” e “portanto”;
Novamente faltou o acento em “utiliza-las”.