Aprendiz

A Ansiedade Demasiada e os Adoecimentos no Século XXI

  • 2

Na música “The Last” do rapper sul-coreano, Agust D, o cantor descreve em suas rimas a respeito das doenças mentais que desenvolveu durante sua adolescência e sobre todas as dificuldades de ser uma pessoa portadora delas. Trazendo o relato para a realidade do país, pode-se notar a semelhança com a vivência de milhares de brasileiros. Portanto, mostra-se necessário pensar na ansiedade demasiada e os adoecimentos, uma vez que a autocobrança exacerbada e o imediatismo moderno configuram os maiores problemas desse pernicioso cenário.

Primeiramente, sabe-se que, por muitas vezes, a autocobrança exagerada de um indivíduo está ligada a fatores sociais indiretos, como por exemplo, a frequente exposição a conteúdos utópicos na mídia social, que traz como consequência uma rigidez e instabilidade emocional àqueles que são alvos. Isso porque, segundo Agnes Wainman, pesquisadora da instituição London Psychological Service, as pessoas que estão excessivamente conectadas ao ambiente virtual são mais vulneráveis aos estímulos negativos dos cenários ‘perfeitos’ compartilhados, assim, podendo fazer os usuários sentirem incapacidade e desespero ao fazer comparativos de realidades.

Ademais, tem-se a análise do sociólogo Zygmunt Bauman sobre o imediatismo moderno, que traz um pensamento crítico acerca do dinamismo moderno e busca imediata das coisas, físicas ou não, que por conseguinte faz certa pressão sobre as pessoas, forçando-as a viverem uma realidade ansiosa e com outras doenças mentais. Deste modo, comprovando o fato do porquê pelo menos 10% dos brasileiros serem diagnosticados com algum grau de ansiedade, como é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deste modo, urge que o Ministério da Saúde em conjunto de ONGs promova propagandas e palestras educacionais, por meio dos veículos midiáticos acessíveis e em escolas parceiras da iniciativas, e assim, tais iniciativas serão capazes de guiar a população a uma solução de tal problemática. Com isso, a situação enfrentada pelo Rapper e outros brasileiros seria mitigada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente, sabe-se que, por muitas vezes, a autocobrança exagerada de um indivíduo está ligada a fatores sociais indiretos, como(1) por exemplo, a frequente exposição a conteúdos utópicos na mídia social, que traz como consequência uma rigidez e instabilidade emocional àqueles que são alvos. Isso porque, segundo Agnes Wainman, pesquisadora da instituição London Psychological Service, as pessoas que estão excessivamente conectadas ao ambiente virtual são mais vulneráveis aos estímulos negativos dos cenários ‘perfeitos’ compartilhados, assim, podendo(2) fazer os usuários sentirem incapacidade e desespero ao fazer comparativos de realidades.
    (1)fatores sociais; como, por exemplo, a frequente…
    (2) isso pode fazer … ao realizar comparativos

    Ademais, tem-se a análise do sociólogo Zygmunt Bauman sobre o imediatismo moderno, que traz um pensamento crítico acerca do(1) dinamismo moderno e(1) busca imediata das coisas, físicas ou não,(2) que por conseguinte faz certa pressão sobre as pessoas, forçando-as a viverem uma realidade ansiosa e com outras doenças mentais. Deste modo, comprovando o fato do porquê pelo menos 10% dos brasileiros serem diagnosticados com algum grau de ansiedade, como é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
    (1) paralelismo, acerca do dinamismo e da busca
    (2)coisas, físicas ou não; que ,por conseguinte, acarreta em certa pressão

    • 0
  2. Nota: 720

    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    ….
    Faltou o detalhamento na sua conclusão. Eu gostei de como você trouxe o seu repertório na introdução para dentro do tema. Deixou a dissertação mais coesa.

    ……………………………………..
    ………………………………

    • 0
  3. NÂO SOU PROFISSIONAL

    Nota: 720

    Competência 1: 120
    Competência 2,: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    Sua redação, geral, está boa, mas tem alguns erros de sintaxe e, além disso, ela poderia ficar ainda melhor se você desenvolvesse com mais profundidade seus argumentos. Você não relacionou os argumentos, eles parecem fatos soltos dentro do texto.
    Pontos positivos: Sua proposta de intervenção é boa e seu texto é coeso.

    • 0
  4. Oi!! Tudo bem? Não sou especialista, mas vou tentar te ajudar da melhor forma possível e com base nos meus conhecimentos.

    C1 (160 pontos) – O que eu pude observar é que tem alguns erros gramaticais, em especial na colocação das vírgulas no teu texto. Vou citá-los:

    • “Na música “The Last” do rapper sul-coreano, Agust D, o cantor descreve em suas rimas a respeito de doenças mentais”.

    Aqui nesse trecho, a grafia correta seria: “Na música “The Last”, do rapper sul-coreano Agust D, o cantor descreve, em suas rimas, a respeito de doenças mentais”. Como você está descrevendo o que o Agust D é, deve ficar junto, exatamente como você fez no terceiro parágrafo ao falar que Bauman é um sociólogo! E sobre esse “em suas rimas” entre vírgulas que eu corrigi, é uma oração intercalada, então tem que estar dessa forma conforme a norma culta.

    • “urge que o Ministério da Saúde em conjunto de ONGs promova propagandas”

    Nesse caso, é o mesmo processo da obrigatoriedade da vírgula. “urge que o Ministério da Saúde, em conjunto de ONGs, promova propagandas”

    Você está no caminho certo! Tente rever o uso da vírgula e eu garanto que vai ser bastante útil.

    Outra coisa que eu creio que seja válido ressaltar: alguns corretores já disseram para que eu tomasse cuidado com o uso do gerúndio dentro do texto, então uma ideia é substituir por um conectivo. Dessa maneira, a estrutura do texto vai conversar melhor entre si e você já garante mais pontos na competência 4.

    C2 (200 pontos) – Repertórios legitimados e pertinentes! Ótimo!

    C3 (160 pontos) – Achei que a construção do seu projeto de texto foi boa, mas ainda falta um pouco mais de desenvolvimento. Uma dica que eu posso dar é pensar nos teus argumentos como se fossem uma questão de “justifique sua resposta”. Sempre que inserir um tópico frasal ou um repertório a favor da defesa do teu ponto de vista, tente descrever o porquê deles estarem ali e como isso se encaixa com o tema. A chave da excelência é o detalhamento, então pense que é preferível colocar só um repertório e detalhar teu ponto de vista do que encaixar muita alusão, compreende?

    C4 (160 pontos) – Senti falta de alguns conectivos entre os períodos. De certa forma, isso te ajudaria a argumentar melhor e enriquecer seu texto. Como sugestão, vou deixar alguns deles:
    • Sob essa ótica;
    • Nesse sentido;
    • Nessa perspectiva;
    • Nesse panorama;
    • Nesse aspecto.

    C5 (120 pontos) – Para atingir a pontuação máxima na competência 5, é preciso resolver os problemas aplicados no desenvolvimento. Primeiramente, ao você falar “guiar a população a uma solução de tal problemática.”, o empecilho deveria ter sido citado antes, dentro do parágrafo. Você respondeu às perguntas, mas faltou o detalhamento e o direcionamento dos dois problemas empregados. Não é obrigatório fazer duas estruturas para responder as perguntas dos problemas, mas é obrigatório que ambos sejam resolvidos no parágrafo final com detalhes adicionais. Mas uma prova de que você está quase lá é o fechamento do teu texto, que conectou com tua introdução. É muito importante que essas conexões sejam estabelecidas ao longo do texto, porque garante a harmonia da sua produção.

    Nota: 800.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.