Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

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    Na música de Lulu Santos, “tempos modernos”, é idealizada uma sociedade justa e sem hipocrisia. Entretanto, não é o caso da população brasileira em relação a questão da intolerância religiosa no Brasil. A partir desse contexto, é fundamental analisar a educação deficitária e a insuficiência judiciária como causas desse impasse bem como seus efeitos.

Primeiramente, nota-se que no Brasil  há muitas leis mas não são aplicadas com afinco. Pois muitos religiosos sofrem ataques físicos e moral constantemente por executar sua fé em locais públicos, visto que, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, é feito uma denúncia a cada 3 dias de discriminação religiosa no Brasil. Tendo em vista que, a Constituição Federal de 1988 garante a liberdade religiosa e livre exercícios dos cultos, além de proteção e respeito às suas manifestações, percebe-se a ineficácia das leis.

Em segundo lugar, como causa desse fenômeno, está a educação deficitária, nota-se uma sociedade com menos conhecimento sobre a intolerância religiosa, e menos tolerante. Já que, tratando esse assunto nas escolas, forte ferramenta de opinião, o conhecimento  aumenta e se faz uma sociedade mais tolerante. Nesse sentido, é lícito referenciar o escritor e educador Paulo Freire, no qual afirma que a educação pode transformar o mundo.

Portanto, faz-se necessário uma intervenção. É urgente que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da Constituição Federal, é garantir a ordem jurídica e a defesa  dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas a fim de combater a intolerância religiosa no Brasil. Entre essas ações , deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais  propagandas de apelo emocional mediante depoimentos de pessoas que sofrem esse estigma, deverão conscientizar a população acerca da importância do respeito aos brasileiros religiosos. Ademais, é preciso haver mudanças escolares, baseadas no fomento à empatia, por meio de debates abertos sobre temas socioemocionais.

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4 Correções

  1. Olá Ellen, tudo bem?

    Considero sua redação boa, mas ainda existe pontos a serem melhorados. Por exemplo, você inverteu a ordem das teses nos parágrafos de desenvolvimento. Já que você apresentou a Educação Deficitária como primeira tese na introdução, deveria ter falado sobre ela no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, e não sobre Insuficiência Jurídica que é a sua segunda tese.
    Invertendo as teses você peca na coesão da sua redação, diminuindo sua pontuação.

    Continue praticando!

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  2. Tome bastante cuidado com algumas palavras que podem causar ambiguidade em frases. Sua redação está boa, mas observe quando for usar palavras no plural para não deixá-las no singular. Gostei dos seus conectivos, uma boa redação é isso, usar sinônimos, conectivos e etc. Parabéns pela redação!!
    Espero ter ajudado!

    AkjKjaIkanaiznAkizs sizvanudhbakaz

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  3. É possível verificar na introdução uma alusão, uma opinião e no ultimo período os assuntos que serão abordados durante a redação. No desenvolvimento senti falta de conectivo entre o primeiro e segundo período do segundo paragrafo e na conclusão uma retomada mais concisa da tese.
    Sobre o texto em geral, houve um foco grande na conclusão e os desenvolvimentos parecem ter ficado incompletos.

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  4. Na sua introdução, entre a contextualização com a musica de Lulu Santos e seus argumentos, senti falta de uma opinião em suas próprias palavras, no caso, a tese a ser defendida.
    O primeiro parágrafo de desenvolvimento pode ser melhor organizado, para melhor coerência.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento poderia ser citado sobre a educação filosófica e religiosa, por exemplo a crença indígena e africana, assim como se trata dos mitos gregos e nórdicos.
    Sua conclusão ficou muito boa, mas em vez de “Ministério público” poderia ser o “Ministério da justiça”, “ministério da educação” ou do “ministério da mulher, da família e dos direitos humanos”, quem fosse cobrar do governo ou executar medidas para o problema.
    Você também conseguiria mais três ou cinco linhas se contasse com um caso concreto de uma intolerância religiosa e teria bastante embasamento para suas críticas.

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