Iniciante

O esporte como via de promoção social

  • 1

Esse texto é em estilo Unesp (sem proposta de intervenção).

.

 

No livro “Princesa das águas”, de Paula Pimenta, é retratada a vida de Arielle Botrel, uma adolescente de 16 anos que pratica natação regularmente desde a infância. Ao longo da obra da escritora mineira, a protagonista lida com diferentes  conflitos pessoais, fazendo uso da modalidade esportiva como meio de escape dessas conturbações. De modo similar à ficção, o esporte possui um papel de suma importância na vida de muitos brasileiros, possibilitando o aprimoramento de habilidades físicas e mentais, além de contribuir para a formação de atletas no país.

Em primeiro lugar, nota-se a relevância da prática esportiva no desenvolvimento e aperfeiçoamento das funções cognitivas e motoras. Nesse contexto, faz-se necessário referenciar o sociólogo Émile Durkheim, que trata da escola como um dos principais mecanismos de socialização dos seres humanos. Sob esse viés, entende-se que essa instituição social, com a inserção de disciplinas como a educação física na grade curricular, contribui expressivamente para o desdobramento de diversas habilidades corporais, como os reflexos ágeis, e intelectuais, como atenção e raciocínio, além de possibilitar a interação coletiva, que auxilia na valorização do trabalho em equipe e promove a socialização, conceito priorizado pelo estudioso francês. Destarte, a prática esportiva atua diretamente no aprimoramento dos indivíduos, potencializando as técnicas físicas e psíquicas.

Outrossim, o esporte também tem função importante na profissionalização de muitos brasileiros. De acordo com a Constituição Federal de 1989, é dever do Estado fomentar atividades desportivas formais e não formais, assegurando proteção aos praticantes. Atualmente, ações de incentivo como as garantidas pelo código de leis vigente contribuem de maneira intensa para a formação de atletas no país, inserindo especialmente cidadãos com condições sociais menos favoráveis em setores que valorizem suas habilidades. Sendo assim, as modalidades esportivas propiciam a transformação da realidade de muitos indivíduos, agindo como ferramenta de promoção social.

Portanto, o esporte desempenha um papel fundamental no cotidiano dos brasileiros. Por meio do aperfeiçoamento de movimentos corporais e de competências intelectuais, essa atividade atua intrinsecamente na construção dos cidadãos, promovendo o aprimoramento de suas destrezas a níveis profissionais. Logo, essa prática age como importante via promotora de inclusão e socialização, interferindo positivamente no estilo de vida da população.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Fasilva! Seu texto ficou incrível, muito bem estruturado e seguindo com êxito as condições impostas pela Vunesp. O uso dos conectivos foi corretamente explorado e teve uma boa seleção. As referências externa são coesas e têm uma ótima relação com o tema, além de contribuírem com a argumentação! A finalização está completa e abrange todos os pontos explorados a partir da tese.

    Se atente um pouco com a repetição de “esporte” e suas derivações muito próximas uma das outras, dependendo do quão pesada for a mão do corretor, isso pode acarretar em alguns descontos – mas nada muito grave!

    Parabéns pela produção e continue escrevendo! Te desejo tudo de bom :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.