Democratização do acesso ao cinema no Brasil – ENEM 2019

  • 0

   Pode-se afirmar que a democratização do acesso ao cinema no Brasil está se expandindo gradualmente. Contudo, o ato de tornar popular e acessível o cinema a pessoas de baixa renda e necessidades especiais é necessário, além de promover uma interação e inclusão direta entre diversas pessoas de classe econômica diferente, de maneira que resulte na visão positiva as empresas cinematográficas. 

   Vale destacar que com o alto valor do ingresso para frequentar cinemas, muitas pessoas, como as famílias de condições precárias, são privatizadas de comparecer a lugares culturais. Ademais, a democratização vem para conscientizar os encarregados da direção destes ambientes.

   De acordo com o filme “O pequeno príncipe” onde o menino diz á rosa “Tu és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas”, pode-se relacionar com uma sociedade inteira a qual possui indivíduos com alguma deficiência, como é o caso das pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou até mesmo que são obesas, estes merecem o devido atendimento nestes, estabelecimentos de arte, pelo fato de infelizmente estar disponíveis uma porcentagem muito pequena de acentos.

   Observa-se, então, que a necessidade da democratização dos cinemas no Brasil é de grande importância. Portanto, através da contribuição social de pessoas especializadas na área da cinematografia e o Ministério da Cultura deve realizar a construção de cinemas ao ar livre com disponibilidade significativas de espaços para portadores de alguma dificuldade física, além de espaços culturais gratuitos para pessoas de baixa renda, criando assim um espaço mais acessível a diferentes pessoas, de modo que todas elas possam se sentir incluídas numa sociedade igualitária.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá colega vestibulando, irei analisar o seu texto quanto as ideias não irei pontuar pois não tenho propriedade para tal função.

    Na introdução de seu texto, senti falta de uma contextualização socio-cultural do tema. Senti falta tambem de uma problematização, faltou explicar por que isso é um problema, principalmente no Brasil, já que é a localidade da problemática.
    Outro problema no seu texto esté em relação a tese, você não deixa claro na introdução quais pontos irá desenvolver os proximos parágrafos. Faz-se necessária tal conduta pela ‘ciclicidade’ de ideias e melhora na coesão e coerência textual, permitindo um texto mais conectado.

    Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento é um trecho embrionário (curto), ausência de tópico frasal (pensamento inicial que resume todo o parágrafo), não possui repertóro de autoridade para sustentar suas ideias, apenas opiniões sem embasamentos (aconselho-te a pesquisar mais a fundo acerca do tema para a maximização de seu repertório para auxilia-lo na sustentação das ideias, lembre-se um texto dissertativo-argumentativo tem por objetivo convencer o leitor de que o que você diz é correto, não irá convencer ninguém com opiniões e achismos.

    Teu segundo parágrafo de desenvolvimento, começa com um repertório sociocultural porém não tem conexão com o tema central: Democratização do acesso ao cinema no Brasil, tornando-o um repertório sem pertinência. Acredito que não tenha entendido a proposta do tema, visto que focou em nas limitações que pessoas com deficiência possuem para acessar as salas de cinema. (Caso você tenha oportunidade de ler os textos motivadores da prova oficial, verá que a principal problemática será a questão financeira (alto custo de ingressões) e geoespacial (centralização das salas de cinemas- geralmente localizados em grandes centros comerciais como shoppings, impossibilitando o acesso de populaçoes marginais (pessoais que moram mais afastadas do centro).

    Seu parágrafo de conclusão necessita de um elemento de conclusão (conectivo). O agente interventor precisa ser detalhado, assim como modo/meio, segundo você: “Construção de espaços culturais gratuitos para pessoas de baixa renda”. Não pode apenas citar, deve detalhar como isso será feito e deve pensar: É possivel fazer, como eles irão fazer isso? Com quais recursos?..Eles podem fazer? – Pesquise sempre a função dos órgãos que você citar. A finalidade está bem posta.

    Peço que leve minhas críticas como um meio de auxilia-lo nos seus futuros textos.Treine bastante e antes de escrever qualquer texto, faça um planejamento para auxilia-lo na organização das ideias sempre pense: Qual é o problema abordado? Quais as causas? Quais as consequências? Quais as possíveis soluções?- Agente (Quem vai solucionar) Ação (O que vai ser feito?) Modo/meio (como vai ser feito?) Finalidade (Con qual objetivo?) *Detelhe bem o agente, a ação e o modo/meio.
    *Pesquise bastante sobre o tema, busque diversos repertórios, esse é o tempo de treinar.

    • 0
  2. Eu particulamente não sou boa em corrigir redações, mas eu achei a sua redação muito boa.
    Você foco muito no acesso das pessoas com deficiência aos cinemas o que acabou desviando um pouco do tema principal.
    Também tem algumas erros de gramaticas e de pontual,mas nada muito gritante.
    De um modo geral a sua redação está boa.

    • 0
  3. Pode-se afirmar que a democratização do acesso ao cinema no Brasil está se expandindo gradualmente. Contudo, o ato de tornar popular e acessível o cinema a pessoas de baixa renda e necessidades especiais é necessário, além de promover uma interação e inclusão direta entre diversas pessoas de classe econômica diferente, de maneira que resulte na visão positiva as(1) empresas cinematográficas.

    Vale destacar que com o alto valor do ingresso para frequentar cinemas, muitas pessoas, como as famílias de condições precárias, são privatizadas de comparecer a lugares culturais. Ademais, a democratização vem(2) para conscientizar os encarregados da direção destes ambientes.

    De acordo com o filme “O pequeno príncipe” onde o menino diz á(3) rosa “Tu és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas”, pode-se relacionar com uma sociedade inteira a qual possui indivíduos com alguma deficiência, como é o caso das pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou até mesmo que são obesas, estes merecem o devido atendimento nestes,(4) estabelecimentos de arte, pelo fato de infelizmente estar disponíveis(5) uma porcentagem muito pequena de acentos(6).

    Observa-se, então, que a necessidade da democratização dos cinemas no Brasil é de grande importância. Portanto, através da contribuição social de pessoas especializadas na área da cinematografia e o Ministério da Cultura deve realizar a construção de cinemas ao ar livre com disponibilidade significativas de espaços para portadores de alguma dificuldade física, além de espaços culturais gratuitos para pessoas de baixa renda, criando assim um espaço mais acessível a diferentes pessoas, de modo que todas elas possam se sentir incluídas numa sociedade igualitária.

    (1) “as empresas cinematográficas.” deveria ser “das empresas”

    (2) Não faz muito sentido o “vem”, seria melhor colocar algo como “é necessária”

    (3) emprego errado da acentuação, deveria ser “à”

    (4) não é necessário o uso de vírgula.

    (5) estar disponível.

    (6) assentos.

    Sobre a redação em geral, acredito que você focou muito na democratização do acesso ao cinema para pessoas com deficiência, o que faz parecer que o tema é esse, acredito que o foco saiu um pouco do tema central e foi abordado de forma muito vaga, focando em apenas um aspecto específico.

    Alguns desvios pontuais de gramática mas nada muito grave.

    “Portanto, através da contribuição social de pessoas especializadas na área da cinematografia”. Que pessoas especializadas? Qual contribuição social? Faltou desenvolvimento.

    Lembrando que na conclusão são necessários 5 elementos: o agente (quem executa?), a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito); o efeito (para que deve ser feito?) e o detalhamento.

    No último parágrafo há a repetição da palavra “espaço” três vezes, tome cuidado com isso. Quando perceber a repetição de uma palavra muitas vezes, use sinônimos.

    Gostei da introdução, do D1 também, o D2 como eu disse focou muito nas pessoas com deficiência. E a conclusão é ok, poderia ser mais trabalhada.

    Espero ter ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.