A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a população brasileira tenha acesso aos direitos elementares importantes, como a saúde. Todavia, mesmo mediante esse arcabouço normativo, os desafios para combater a obesidade, o sobrepeso e os estigmas relacionados ao problema demonstra limitação prática desse código legal. Nesse sentido, é conspícuo que a visão capitalista figura como origem da problemática. Assim, não só o imediatismo social, como também o sistema educacional ineficaz aprofundam esse cenário.
O imediatismo da sociedade, desse modo, contribui para o crescimento do sobrepeso e da obesidade no Brasil. Isso acontece porque, de acordo com o filósofo Byung-Chul Han, o corpo social hodierno convive em constante busca por ascensão socioeconômica em detrimento da saúde e das relações sociais, intitulada como “sociedade do desempenho”. Dessa forma, como consequência desses hábitos ditos pelo pensador, o cidadão pueril tende em se alimentar com comidas não saudáveis, como alimento industrializados, e não praticar exercícios físicos, fazendo, assim, crescer o percentual de gorduras no corpo, desencadeando aumento do peso.
Por outro lado, o sistema educacional falho é um agente perpetuador desse algoz nacional. Essa situação surge da priorização de atividades teóricas, visando a formação para o mercado de trabalho, e, eventualmente, da secundarização de tarefas práticas, haja vista que a escola ministra os conhecimentos básicos de nutrição, entretanto não fomenta a utilização real desse saber. Essa reflexão pode ser confirmada com a afirmação de Charles Chaplin, no filme “O Grande Ditador”, o qual apresenta que “preciso de um mundo de razão, em que a ciência e o progresso levem todos à felicidade”, uma vez que, mesmo que ciência seja ensinada nos centros educacionais, ainda há crescimento do sobrepeso e do preconceito vivenciado por essas pessoas.
Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar a situação vigente. Dessa maneira, urge que o Governo Federal reformule, por intermédio do Ministério da Educação, o sistema de educação brasileiro disponibilizando cursos para os docentes e modificando a grade curricular dos estudantes, buscando tornar as atividades práticas a vanguarda do ensino no pais. Quem sabe assim, o acesso à saúde deixará de ser apenas um texto constitucional e se aplicará à realidade.
MaríliaG
Quanto ao tema, demonstrou entendimento da proposta apresentada no decorrer do texto.
O tipo de texto teve um discurso bem organizado, com progressão textual adequada.
Boa coerência em vista da consistência argumentativa.
Texto coeso com base na construção dos parágrafos e repertório.
Domínio da norma culta.
Trocaria algumas palavras da introdução para tornar melhor o entendimento, como por exemplo, no lugar de problema colocaria doença (existem pessoas que nem sabem que a obesidade é uma doença), substituiria visão capitalista por mundo capitalista (autoexplicativo), depois de problemática continuaria, em consequência disso, o imediatismo social e o sistema educacional aprofundam esse cenário.
Não faria ponto ao final da primeira frase do 2º parágrafo, porque assim está repetitivo, apenas continuaria porque…
Embora vc não tenha apresentado explicitamente uma solução para o imediatismo social, pode estar embutida na solução referente ao sistema educacional.
Seria mais específica na solução, por exemplo curso ou programa de enfrentamento à obesidade, disciplina importância da alimentação saudável, receitas práticas para evitar o sobrepeso.
No mais, seu texto está excelente!
ANGELMUSIC
Boa tarde.
correção:
introdução
APRESENTOU CONECTIVOS
UTILIZOU REPERTÓRIO
APRESENTOU A TESE
POSSUI COERÊNCIA
Desenvolviemento 1
APRESENTOU REPERTÓRIO
DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA
Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo que lhe introdutuza, por exemplo, EM PRIMEIRA INSTÃNCIA, EM PRIMEIRO LUGAR…. Cuidado !
importante ***
COESÃO TEXTUAL- COMPETÊNCIA 4
A coesão textual é um mecanismo linguístico que articula as
informações de um texto, relacionando sentenças com o que veio antes e com
o que virá depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto.
Desenvolviemento 2
APRESENTOU REPERTÓRIO
CONECTIVO INTRODUTORIO – PRESENTE
ARGUMENTO COERENTE
DEFENDEU O PONTO DE VISTA DE FORMA OBJETIVA
Conclusão
Presença de todos os agentes conclusivos
TÓPICO PARAGRAFAL
Conectivos
Conclusão paragrafal – ok
OBS: CONCLUSÃO ”Quem sabe assim”….. Troque por conectivos que se articule a competência 4. Por exemplo, EM SUMA, DESSE MODO, DESSA FORMA…..
Os conectivos têm um grande peso na estrutura de uma redação. Procure sempre diversificar seus elementos conectores, te ajudará muito na estrutura argumentativa da mesma.
CORREÇÃO POR COMPETENCIA :
C1: 180 – mostra um bom dominio da lingua formal
C2: 200
C3: 200
C4: 160 – Utilize mais conectivos, principalmente os interparagrafais.
C5: 200
NOTA FINAL: 940
Essa é apenas uma nota representativa
BOA SORTE !
MariaFernanda2017
Primeiramente, se eu não me engano, acho que vc usou algum modelo de redação! Vamos lá…
O 1° parágrafo ficou muito bom! Apresentou bem o tema.
O 2° parágrafo faltou desenvolver mais a sua ideia! E ficou um pouco confuso nas últimas linhas
O 3° e 4° parágrafo ficaram muito bons!
Procure desenvolver mais suas ideias,e organizá-las em cada parágrafo!
Anarim
você desenvolveu muito bem todos os parágrafos, tá excelente!! O repertório você apresentou muito bem e discorreu ele sem perder o foco, só tenha mais cuidado na repetição de algumas palavras como o “que”para não ficar cansativo no texto e tenta só diversificar mais um pouco nos conectivos.
Mesmo que pareça difícil, não pare!! Você vai longe. Tenha coragem
jhessica.redaçoes
” Nesse sentido, é conspícuo que a visão capitalista figura como origem da problemática.” nesta parte pra mim não ficou claro se a frase ficou incompleta ou se a palavra seria configura em vez de “figura”.
” o qual apresenta que”. poderia ser trocado por: ‘o qual diz:’
“uma vez que” perto da frase acima se tornou um pouco repetitivo a palavra ‘que’.
“mesmo que” também se repete o ‘que’.
reescreveria da seguinte forma:
Esta mesma reflexão pode ser encontrada no filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, que diz: “preciso de um mundo de razão, em que a ciência e o progresso levem todos à felicidade”. Mesmo que ciência seja ensinada nos centros educacionais, ainda há crescimento do sobrepeso e do preconceito vivenciado por essas pessoas.
A sua conclusão foi muito bem aplicada. Mas senti que você não falou da rede pública de saúde e sobre o difícil acesso das pessoas à um nutricionista. Se você acrescentasse esse dilema agregaria mais conteúdo ao tema, visto que só educação física ou outras coisas não fazem necessariamente uma pessoa emagrecer. A falta de alimentação saudável também contribui pra isso.
Como por exemplo as comidas mais naturais como nozes, castanhas ou peixes, que fazem bem à saúde e devem ser consumidas, são muito caras em vista de alimentos super processados, como o macarrão instantâneo.