“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond De Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “pedras no caminho” e os desafios ao avanço de doenças tropicais e o sistema de saúde brasileiro que ocorre diariamente no Brasil, uma vez que precisa ser retirado do âmbito social. Tal empecilho, decorre da negligencia do poder publico e do ministério da saúde para eliminar as mazelas trazidas pelo impasse.
Em primeiro plano, vale ressaltar a negligencia do poder publico para combater o problema. Nesse viés, de acordo com o contratualista Thomas Hobbies, após o homem abdica-se de seu poder e liberdade ao estado, esse deve garantir o bem- estar social, no entanto, isso não acontece no pais. Diante desse aspecto, infere-se que o mediador do bem comum não esta exercendo seu papel, que nesse caso seria fiscalizar os focos das doenças e orientar a população para evitar uma contaminação e lotar os hospitais. Dessa forma, o governo deveria reformular as equipes e ampliar o sus, assim e indubitável o avanço dessas enfermidades.
Ademais, vale analisar que o artigo 3, inciso IV, da constituição federal afirma ser dever do estado promover o bem de todos, independente do gênero. Todavia, o numero de denuncias sobre o avanço das doenças tropicais e o sistema de saúde brasileiro tem crescido cada vez mais no Brasil, mas o ministério da saúde falha em investigar e punir tais crimes, de forma que se multiplique pela sensação de impunidade. Desse modo, os governantes não investem em formas de prevenção e nem em ambientes confortáveis para os indivíduos.
torna-se evidente, portanto, a necessidade de ações governamentais para atenuar essa questão. Logo, o Governo Federal como instancia máxima do executivo deve ampliar o ministério da saúde, por meio de campanhas contra as doenças para não contaminar a sociedade e desenvolver vacinas capazes de amenizar o contato com o organismo, tendo a finalidade de erradicar esse avanço e manter a investigação para conter a problemática. Dessa maneira, a situação presente no poema de Carlos Drummond De Andrade estará longe da realidade do Brasil.
MayaradaSilva
Olá!
PARÁGRAFO 01
O início da sua introdução não ficou boa. Você colocou a frase (alusão) logo no início e não fez nenhuma conexão válida entre ela e a próxima. A frase ficou totalmente solta no texto e pode ser que o seu corretor não insista muito para entender a relação metafórica entre o poema e a problemática. Minha dica é que você tente deixar o mais claro possível sua opinião ao longo texto, sem deixar nada solto. Tente interligar as frases uma com as outra e leia em voz alta pra ver a fluidez do seu parágrafo.
Linha 02: Carlos Drummond de*
Linha 03: deveria ser uma vírgula no lugar do e depois de “pedras no caminho”
Linha 04: você deveria ter deixado só ” avanço de doenças tropicais” ao colocar a frase ” que ocorre diariamente no Brasil”. Veja só, você colocou ” e o sistema de saúde brasileiro que ocorre diariamente no Brasil” . Ficou incoerente, não é? Como se o sistema de saúde brasileiro ocorresse todos os dias no Brasil. Porém, eu entendi a sua ideia e creio que era para se referir ao avanço de doenças tropicais.
Linha 05: fica mais incoerente com a frase desta linha, quando você fala que precisa ser retirado do âmbito social. Então o seu leitor, caso entenda sua frase, irá entender que você afirma que o sistema de saúde brasileiro precisa ser retirado do âmbito social.
Linha 05: não precisa de vírgula depois de “empecilho”
Linha 05: público tem acento
Linha 06: Ministério da Saúde sempre se escreve com a inicial maiúscula
PARÁGRAFO 02
Linha 01: público tem acento
Linha 02: Thomas Hobbes*
Linha 03: Este deve garantir*
Linha 03: deveria ser ponto final e começar uma nova frase em vez da vírgula antes de “no entanto”
Linha 04: país tem acento
Linha 04: deveria ser “exercendo o seu papel que, nesse caso, seria …”
Linha 07: SUS*
Linha 07: assim é*
PARÁGRAFO 03
• Linha 01: Constituição Federal
• Linha 02: número tem acento
Linha 02: denúncias tem acento
• Linha 04: Ministério da Saúde
• Linha 04: punir que crimes? Deveria ser melhorar o sistema de saúde brasileiro, porque não tem como punir o próprio sistema de saúde por ser ruim
PARÁGRAFO 04
• Linha 02: instância tem acento
Linha 03: Ministério da Saúde
Espero ter ajudado!
Se precisar de ajuda meu Instagram é _mayy.sy_, corrijo redações por um preço fixo!
ewertonknowles
Boa noite, tudo bem?
Estaria você atenta apenas a algumas acentuações nas palavras de sua redação. Exemplo:
– Poder Público
– País
– Está
– Número
– Denúncia
– Denúncias
– Instância
Siglas com até 3 letras são grafadas em maiúsculas: SUS, OAB, MEC…
Cuidado com a repetição de palavras.
Espero ter ajudado.