O tabagismo como problema de saúde pública no Brasil [Modelo ENEM]

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O tabaco, no Brasil pré-colonial, era extensivamente utilizado pelos indígenas por conta de suas finalidades religiosas e medicinais. Em contraste, essa planta adquiriu forte conotação econômica após seu consumo se intensificar a partir do século XX, trazendo malefícios à saúde pública que perduram até os dias de hoje. Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange a saúde preventiva mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado.
Antes de tudo, cabe adentrar o cerne do problema que reside na atuação governamental. Sob essa óptica, a Constituição de 1988 garante, como descrito no Artigo 196, a redução do risco à saúde de todos os indivíduos. Tal saúde preventiva, no entanto, não é exercitada na prática, o que expõe, de acordo com o escritor Gilberto Dimenstein, diversos “cidadãos de papel”, órfãos de seus próprios direitos. Assim, é imprescindível que a problemática continue a permear o Brasil, pois é dever administrativo do governo zelar por sua população.
Outrossim, é de suma importância discorrer sobre como a contemporaneidade impacta na predisposição ao tabagismo. Nesse contexto, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em sua obra “Sociedade do Cansaço”, relaciona o vigente modelo econômico de produção aos crescentes casos de depressão. Paralelamente, a análise de Han torna-se sólida base para explicar a tendência ao uso de nicotina, a qual, sendo um relaxante, acalma o indivíduo e mascara sintomas psicossomáticos de algum distúrbio mental. Portanto, é inadmissível que a temática seja normalizada, visto que configura alto risco à integridade da pessoa.
Logo, é notória a urgência para combater o ato crônico de fumar. Para isso, o Ministério da Saúde deve providenciar atendimento contínuo a pacientes que queiram cessar esse costume ou que portem sequelas decorrentes do tabagismo, por meio de políticas eficientes, além de confeccionar propagandas referentes aos malefícios do cigarro, por intermédio de veiculação em redes sociais ou canais televisivos. É, também, papel das escolas o ensino acerca dos resultados fisiopatológicos do fumo através das aulas de Biologia. Desse modo, o intuito das descritas práticas visa, gradualmente, amparar e conscientizar os brasileiros a respeito de uma cultura, há anos, incentivada. Feito isso, a sociedade de Han permanecerá, apenas, em texto.

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1 Correção

  1. Introdução:

    Erro de vírgulas, sempre tem antes do “mas”, correção: Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange à saúde preventiva, mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado.

    Os verbos, quando inseridos na expressão no que [verbo] a, tornam-se transitivos indiretos. Com isso, temos a junção da preposição “a” da expressão com o artigo definido feminino “a” que acompanha o substantivo feminino. Então, a forma correta é no que tange à – com crase.

    Introdução impecável se não fosse pelos erros da C1. Tese bem estabelecida e você coloca os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.

    1° parágrafo:

    Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.

    Essa frase ficou totalmente sem nexo, é imprescindível que o problema do tabagismo continue a permear o Brasil? Mas o correto não é justamente abolir essa problemática? >> “Assim, é imprescindível que a problemática continue a permear o Brasil, pois é dever administrativo do governo zelar por sua população.”

    Você tem bom argumento, mas não argumentou e problematizou o máximo que poderia. É recomendado usar apenas UM repertório legitimado para que sobre mais espaço para a problematização, escolha um dos dois.

    Faltou aproveitar mais o espaço e argumentar com mais afinco.

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    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Outrossim”.

    Erro de concordância, correção: Paralelamente, a análise de Han torna-se base sólida para explicar a tendência ao uso de nicotina…

    Tira esse “algum”, dá a impressão que não tem certeza sobre o que está falando.

    Seu argumento é bom, é muito difícil relacionar o tabagismo aos transtornos psicológicos, sugiro se apegar a argumentos mais gerais. Apesar da difícil relação você se saiu bem, não tanto quanto num argumento mais sólido, mas você argumenta bem. Infelizmente na redação a criatividade não é tão pontuada como o treino e estruturas decoradas.

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    De acordo com o inep, se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção (assim como o seu), deve ser avaliada somente a mais completa delas.

    Aconselho fazer apenas uma proposta que esteja completa. A proposta cujo o agente são as escolas não foi avaliada, então ela te daria espaço pra aprofundar seu detalhamento.

    Agente: correto (ministerio da saude)

    Ação: correto. (providenciar atendimento)

    Modo/meio: correto (por meio de políticas)

    Detalhamento: incorreto (falta detalhes)

    Efeito: correto (amparar e conscientizar)

    PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) falta argumentar melhor no d1 e talvez relacionar melhor seus argumentos no d2

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.

    NOTA FINAL: 880

    Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado!

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