Na canção “Tempos Modernos” do cantor Lulu Santos, é idealizada uma sociedade justa e sem hipocrisia. Entretanto, no que tange a prática do esporte na construção da cidadania, a mensagem da música não se encaixa nessa conjuntura exposta, visto que há uma lastimável exclusão social e falta de informações fornecidas à população. Nesse contexto, nota-se que tal questão é uma problemática, sofrida por fatores de negligência governamental e lacuna educacional.
Primeiramente, é importante pontuar o impacto que a negligência do governo proporciona, ao fazer vista grossa com a temática. Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos possuem os mesmos direitos. Contudo, a população de baixa renda sofre com a exclusão social, por não ter acessibilidade a essa prática, devido à infraestrutura que não é fornecida pelo governo para construção da sociedade. Por conseguinte, se torna longe da realidade para o indivíduo marginalizado, a expectativa de um futuro promissor.
Ademais, é imprescindível destacar a influência que a lacuna educacional ocasiona no esporte e cidadania. Sob esse viés, o filósofo Kant relata:“O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Logo, sem o debate nas escolas sobre a qualidade de vida que é fomentada pela atividade física e a sua prática, os indivíduos não saberão a importância do trabalho em equipe e direitos igualitários. Consequentemente, o desrespeito às diferenças ideológicas aumenta e gradativamente a violência.
Por fim, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Ministério da Cidadania implantar diretrizes que concedam o esporte às regiões da população marginalizada, por meio de projetos de inclusão social das atividades físicas, de diversas modalidades, com profissionais adequados para o ensino da prática. Dessa forma, irá incentivar o crescimento de habilidades, o trabalho em equipe e ideias de um futuro justo para todos os cidadãos, no que se refere a canção “Tempos Modernos”, de Lulu Santos.
gsmromeiro
INTRODUÇÃO:
– “do cantor Lulu Santos” deve estar entre vírgulas;
– “nessa conjuntura exposta” eu acho que ficaria melhor como “na conjuntura exposta”;
– “fatores de” ficaria melhor como “fatores relacionados à [a1] e à [a2].
DESENVOLVIMENTO 1:
– fazer “vista grossa” entre aspas pois é uma expressão informal;
– entre “prática” e “devido” não se usa vírgula;
– em “se torna longe da realidade para o indivíduo marginalizado, a expectativa de um futuro promissor” não se usa vírgula, pois não se separa sujeito (a expectativa de um futuro promissor) do predicado.
DESENVOLVIMENTO 2:
– “a influência que a lacuna educacional ocasiona” pode ser trocada por “a influência da lacuna educacional”, pois se influencia, ocasiona;
– “Consequentemente, o desrespeito às diferenças ideológicas e, gradativamente, a violência, aumentam”.
CONCLUSÃO:
– “implantarem”;
– “projetos de inclusão social das atividades físicas de diversas modalidades com profissionais adequados para o ensino da prática”;
– eu optaria por “desenvolvimento” em vez de “crescimento”;
– colocaria um sinônimo para “justo”, evitando repetir o uso na introdução.
Maria, eu achei sua redação muito boa, no que diz respeito a capacidade argumentativa e apresentação de proposta de intervenção, então eu te daria 920, pois ao meu ver você pecou apenas na Competência 1 por conta do uso incorreto de vírgula e de erros de concordância. Mas, de resto, você argumenta bem, traz repertórios pertinentes, emprega bem os conectivos e descreve todas as etapas da proposta de intervenção, o que garante a nota máxima nas outras competências.
Parabéns!