Evasão escolar no Brasil

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Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo à isso, o Brasil apresenta o comportamento insuficiente na alfabetização do país, desse modo, é importante ressaltar à falta de condições e incentivos complementares como fatores que favorecem a evasão escolar brasileira.

Em primeiro plano, vale frisar que a saída de alunos da escola precocemente tem fatores que variam de acordo com a realidade de cada indivíduo. A pandemia mostrou , por exemplo, que muitos estudantes não possuem acesso à internet para participar da modalidade de ensino EAD, que foi de extrema importância para a situação vivenciada. Por outro lado, evidenciou a falta de interesse daqueles alunos que podiam realizar as aulas online, mas por não ter métodos de ensino eficazes e não conseguirem aprender os conteúdos passados, optaram por interromper os estudos por tempo indeterminado, assim aumentando o índice de crianças e adolescentes que deixaram a escola.

Consequentemente, cresceu também o número de jovens analfabetos e incapacitados para o mercado de trabalho, visto que atualmente até os empregos considerados fáceis de conseguir, necessitam que os indivíduos tenham pelo menos o ensino fundamental completo. Isso acarreta decadência sociais e individuais no país, de modo a afetar a economia. Além de ampliar problemáticas que já existem, como a desigualdade social.

Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à evacuação acadêmica. Logo, é indubitável que o Governo Federal implemente ações que ajudem os desprovidos de oportunidade, através do Ministério da educação, com reavaliações das propostas pedagógicas já existentes, de modo a promover a diminuição do problema em questão. Assim, os desafios atrelados a evasão escolar no Brasil serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.

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2 Correções

  1. Antes de começar, quero deixar claro que NÃO SOU PROFISSIONAL

    1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
    Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
    Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
    Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS
    Você elaborou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Falta desenvolver mais as ideias para atingir uma nota elevada nesta competência. É preciso, então, aprimorar a articulação entre as informações para reduzir a quantidade de lacunas no seu texto. Para isso, procure marcar de forma evidente a linha de pensamento que liga os dados, fatos e opiniões apresentados, de maneira a aprimorar a progressão textual da sua redação.

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  2. Sua redação não foge do tema, demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elabora a proposta de solução para o problema abordado. Eu só trocaria o conectivo do primeiro desenvolvimento por por outro como “Além disso”, por exemplo. mas fora isso, a redação esta bem redigida.

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