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Obstáculos para o Bem-Estar financeiro no Brasil

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O absolutista Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar social. Todavia, tal ação nem sempre é observada no Brasil, onde tanto a publicidade do consumo quanto a omissão estatal no âmbito educacional causam o mal-estar financeiro. Assim, é válido discutir ações para a problemática.

Diante desse cenário, cabe ressaltar a publicização do ato de consumir como fator do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer argumenta que os limites do campo de visão do homem determinam sua visão de mundo. Analogamente, a publicidade da cultura do consumismo delimita a ótica da sociedade para com o dinheiro, tornando-a, muitas vezes, refém dessa ideologia capitalista. Consequentemente, ocorrem gastos frenéticos com produtos desnecessários, comprometendo o planejamento financeiro de muitos brasileiros. Logo, é preciso contrapor essa divulgação ideológica.

Ademais, a falta do Estado nas escolas é outro agravante. Sob essa ótica, um dos maiores expoentes da filosofia, Aristóteles, defende que a política seja utilizada para promover equilíbrio. Entretanto, a política do país, ao não obrigar a inclusão de uma disciplina exclusiva para educação financeira nas escolas,  favorece o desequilíbrio econômico de muitas famílias, as quais podem cometer erros na administração de capital. Em decorrência disso, algumas gastam sem pensar e acabam sem dinheiro para comprar comida ou pagar contas. Desse modo, medidas estatais nesse setor são de grande valia.

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa problemática. Nesse viés, o Governo Federal deve, por meio das diversas mídias — como TV e redes sociais —,  veicular vinhetas audiovisuais, criadas por designers e economistas, que alertem sobre os perigos do consumismo e como preveni-lo, com o fito de enfraquecer a cultura consumista no país. Em paralelo, o Ministério da Educação deve obrigar as escolas a oferecerem a disciplina Finanças Para a Vida, a fim de fornecer educação financeira de qualidade. Dessa forma, o país promoverá o bem-estar financeiro, aproximando-se do que Hobbes teorizara.

 

Modelo ENEM, please!  e apontar os erros… grato :)))

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3 Correções

  1. Olá, não tenho muita experiência com correção de redação mas gostaria de ao menos te incentivar com algumas observações.
    Realmente seu vocabulário está muito bom, você entende da estrutura do texto, você escreve bem e sabe como usar as palavras. Ótima proposta de intervenção e conseguiu colocar uma paralela tão boa quanto a primeira cumprindo todos os 5 perguntas que a competência faz.
    Continue sempre treinando pois tenho certeza de que você tem muito potencial para chegar aos tão desejados 1000 pontos. Parabéns e fooorça!!!

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  2. 1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
    160

    2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
    120

    3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
    200

    4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
    200

    5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    200

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  3. Gostei da sua redação. Ela é fluida, apresenta conectivos diversos e o texto parece ser circuito. Não observei erro de vírgula. Na intro vc deveria colocar: “as ações que levam a tal problemática” ficaria mais de cara com as causas explicadas no texto.
    A conclusão está boa, vc entrega a resposta as perguntas: Quem, como, pq, para que… Porém deveria colocar o Ministério das Comunicações ao invés de só o governo federal como agente.
    Nota: 920

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