Aprendiz

[PAS 2 2020] “A ESPERANÇA É O SONHO DO HOMEM ACORDADO”

  • 0

Redija um texto dissertativo comentando a seguinte frase do filósofo Aristóteles:

A ESPERANÇA É O SONHO DO HOMEM ACORDADO

 

Esperança define-se como a confiança de que algo bom acontecerá, baseando-se na possibilidade de que os desejos se tornem realidade. Contudo, dada a situação pandêmica no Brasil e no mundo, desejar e sonhar com dias melhores tem sido comparável a utopia. De modo que, o número de mortos, a recessão econômica, a quarentena e as crises políticas, constituem uma realidade de ser enfrentada. Logo, cultivar a esperança nesse solo infértil é um dos maiores obstáculos da contemporaneidade.

Inicialmente, a frase atribuída a Aristóteles “A esperança é o sonho do homem acordado”, se analisada de forma racional, pode-se perceber que, o homem acordado não sonha, justamente por sua condição de ativo. Logo, através da esperança, é possível que os desejos do indivíduo se tornem reais. Todavia, apenas ter esperança, desejar e esperar não é suficiente para construir um futuro melhor. Segundo Mário Sérgio Cortella “Esperançar é levantar, é não desistir, é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. Com isso, fica nítido a necessidade de mobilização, além da esperança, pois, o que se observa atualmente é apenas um pequeno esperançar do cidadão plácido, esperando que outros façam e resolvam alguma situação lamentável. Nesse sentido, faz-se necessária a reflexão acerca dos dizeres do médico Sigmund Freud “Qual é a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”.

     Além disso, tal comportamento de inércia, tanto por parte do cidadão quanto do Estado, caracteriza-se como natural da minoridade, termo usado por Immanuel Kant em seu texto “Resposta à pergunta: O que é esclarecimento?”, para descrever o estado de incapacidade do indivíduo de pensar por si mesmo. Segundo o filósofo, ainda, isso se deve a dois fatores: preguiça e covardia. Preguiça para pensar em soluções ou formas de amenizar os problemas que o assolam, e falta de coragem para criticar e duvidar de suas próprias crenças e valores culturais intrínsecos na sociedade.

Dito isso, percebe-se que o ato de “esperançar” é importante, pois é isso que guia a sociedade em busca de um amanhã muito mais justo e feliz. Contudo, apenas esperar, privando-se de suas responsabilidades individuais e coletivas é fútil. Assim, de acordo com a frase de Aristóteles, a esperança deve ser uma meta, um objetivo que, para ser alcançado é preciso empregar muito esforço e dedicação, e com isso, fazer do mundo um lugar muito melhor para se viver.

 

 

*A prova do PAS – Vestibular da UnB – é bem subjetiva mesmo, então não apliquem critérios do ENEM, nem nota. Apenas corrijam como uma redação comum. Obrigada desde já.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parágrafo 1: gostei bastante, introduziu o tema, expos sobre o que vai ser a redação, está bem escrito;
    Parágrafo 2: achei um pouco grande, pode ser complicado pela questão de não ornar muito, pode ser que, quando você chegar ao final do parágrafo, não se lembre do começo dele. Está bem escrito, só está grande em comparação aos outros mesmo. Cuidado com a repetição de “esperança”, “esperançar”, “esperam”…;
    Parágrafo 3: Gostei muito das suas associações com filósofos contemporâneos;
    Parágrafo 4: Gostei bastante desse trecho final também e como ele retoma a introdução.

    Sua redação tá muito boa, de verdade :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.