TEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS

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No livro “Bird Box”, é retratado um mundo caótico dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática. Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas.

Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos, e as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.

Ademais, o próprio Estado se torna negligente por dedicar somente o mês de setembro para a prevenção ao suicídio, pois conscientizar a população sobre como a problemática afeta um indivíduo deve ser uma ação primordial, contínua e não destinada a um único mês. Paralelamente, os jovens da geração Z e os “Milenials” estão mais atentos ao problema como, por exemplo, o grupo musical “BTS” e o seu grande número de fãs que, por meio da música manifestam a realidade de vários jovens que estão nessa situação, levando positividade. Logo, é evidente que com ações contínuas será possível reverter esse quadro.

Portanto, urge que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde promovam, por meio do atendimento psicológico gratuito nas escolas públicas, com a finalidade de possibilitar um lugar seguro para os jovens estabelecerem um convívio e uma saúde mental estável, além de levar a temática para os lares com o objetivo de desconstruir pensamentos preconceituosos e promover a discussão da problemática. Somente assim, será possível desconstruir uma sociedade dominada por criaturas obscuras como em “Bird Box”.

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2 Correções

  1. Olá
    -Comentários iniciais-
    “No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática.(4)* Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas(5)*.”
    1- retratado
    2- coloque uma vírgula
    3- coloque uma vírgula depois do “e”
    4*- parabéns! Problematização impecável, juntamente com um repertório de uso produtivo
    5*- sua tese é notadamente diferente daquelas que estou acostumada a fazer (e corrigir). No entanto, isso não significa que a sua maneira de deixar clara sua opinião ao leitor esteja errada. Pelo contrário, foi muito bem construída.
    Exceto por esses erros de português, sua introdução está completa:
    Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
    Problematização;
    Tese.

    Desenvolvimento 1
    “Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos,(1) e(2) as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.”
    1- retire a vírgula
    2- coloque uma vírgula
    Ótima argumentação. Consistente e bem elaborada.
    No entanto, o repertório sociocultural utilizado, embora legítimo e pertinente, não é de uso produtivo.

    Desenvolvimento 2
    Boa argumentação.
    Bom uso do repertório.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio / modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 160
    C2-180
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 200

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  2. Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Houve um erro de digitação em “retrato”, o correto seria “retratado”; e acho que faltou uma vírgula em: “Ao longo da trama, é…”. Você apresentou os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Achei que o parágrafo ficou muito longo (aparenta ter a mesma quantidade de linhas do desenvolvimento), procure ser mais concisa talvez resumindo a apresentação dos argumentos, uma vez que eles serão abordados mais profundamente nos parágrafos seguintes.
    Desenvolvimento 1: Como o tópico frasal tem a função de introduzir o que será discutido, você poderia ter escrito logo no início que as redes sociais influenciam nesse problema. Os dados usados tem relação com o tema, mas não foram bem relacionados às ideias do parágrafo. Após citar o repertório, no lugar da vírgula eu colocaria um ponto final, para que a frase não ficasse tão longa e prejudicasse a leitura. Achei que faltou inserir mais sua opinião em relação à problemática, para dar autoria ao texto e não deixá-lo expositivo.
    Desenvolvimento 2: É aconselhável fazer um tópico frasal no início dos desenvolvimentos, para melhorar o projeto de texto. A primeira frase deixou clara sua opinião crítica, no entanto, ao escrever sobre o engajamento dos jovens e do grupo musical, parece que o assunto (negligência do Estado) é tangenciado.
    Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o que será feito: os Ministérios vão promover o que?. A retomada do repertório da introdução contribui para o projeto de texto.
    Nota: 780
    Competência 1: 160
    Competência 2: 140
    Competência 3: 120
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

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