No livro “Bird Box”, é retratado um mundo caótico dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática. Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas.
Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos, e as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.
Ademais, o próprio Estado se torna negligente por dedicar somente o mês de setembro para a prevenção ao suicídio, pois conscientizar a população sobre como a problemática afeta um indivíduo deve ser uma ação primordial, contínua e não destinada a um único mês. Paralelamente, os jovens da geração Z e os “Milenials” estão mais atentos ao problema como, por exemplo, o grupo musical “BTS” e o seu grande número de fãs que, por meio da música manifestam a realidade de vários jovens que estão nessa situação, levando positividade. Logo, é evidente que com ações contínuas será possível reverter esse quadro.
Portanto, urge que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde promovam, por meio do atendimento psicológico gratuito nas escolas públicas, com a finalidade de possibilitar um lugar seguro para os jovens estabelecerem um convívio e uma saúde mental estável, além de levar a temática para os lares com o objetivo de desconstruir pensamentos preconceituosos e promover a discussão da problemática. Somente assim, será possível desconstruir uma sociedade dominada por criaturas obscuras como em “Bird Box”.
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
“No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática.(4)* Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas(5)*.”
1- retratado
2- coloque uma vírgula
3- coloque uma vírgula depois do “e”
4*- parabéns! Problematização impecável, juntamente com um repertório de uso produtivo
5*- sua tese é notadamente diferente daquelas que estou acostumada a fazer (e corrigir). No entanto, isso não significa que a sua maneira de deixar clara sua opinião ao leitor esteja errada. Pelo contrário, foi muito bem construída.
Exceto por esses erros de português, sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese.
Desenvolvimento 1
“Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos,(1) e(2) as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.”
1- retire a vírgula
2- coloque uma vírgula
Ótima argumentação. Consistente e bem elaborada.
No entanto, o repertório sociocultural utilizado, embora legítimo e pertinente, não é de uso produtivo.
Desenvolvimento 2
Boa argumentação.
Bom uso do repertório.
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2-180
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Houve um erro de digitação em “retrato”, o correto seria “retratado”; e acho que faltou uma vírgula em: “Ao longo da trama, é…”. Você apresentou os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Achei que o parágrafo ficou muito longo (aparenta ter a mesma quantidade de linhas do desenvolvimento), procure ser mais concisa talvez resumindo a apresentação dos argumentos, uma vez que eles serão abordados mais profundamente nos parágrafos seguintes.
Desenvolvimento 1: Como o tópico frasal tem a função de introduzir o que será discutido, você poderia ter escrito logo no início que as redes sociais influenciam nesse problema. Os dados usados tem relação com o tema, mas não foram bem relacionados às ideias do parágrafo. Após citar o repertório, no lugar da vírgula eu colocaria um ponto final, para que a frase não ficasse tão longa e prejudicasse a leitura. Achei que faltou inserir mais sua opinião em relação à problemática, para dar autoria ao texto e não deixá-lo expositivo.
Desenvolvimento 2: É aconselhável fazer um tópico frasal no início dos desenvolvimentos, para melhorar o projeto de texto. A primeira frase deixou clara sua opinião crítica, no entanto, ao escrever sobre o engajamento dos jovens e do grupo musical, parece que o assunto (negligência do Estado) é tangenciado.
Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o que será feito: os Ministérios vão promover o que?. A retomada do repertório da introdução contribui para o projeto de texto.
Nota: 780
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160