Iniciante

OS IMPACTOS SOCIAIS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E DIGITAL NO MERCADO DE TRABALHO

  • 1

Hodiernamente, a tecnologia faz-se presente nos mais variados âmbitos sociais, transportando consigo transformações, as quais impactam positiva e negativamente todas as áreas existente. Pode-se destacar o mercado de trabalho como um dos setores mais afetados pela revolução tecnológica, uma vez que, devido a tal fenômeno, percebe-se maiores cobranças a respeito do nível de escolaridade dos profissionais, que, ademais, passaram a se submeter à uma espécie de sobrecarga de trabalho.

Sob esse viés, pode-se fazer uma retrospectiva histórica à Revolução Verde de 1960, a qual proporcionou ao meio rural a modernização dos meios de produção, o que, por sua vez, acarretou na elevação do número de exigências a cerca da escolaridade dos detentores da força de trabalho, como, graduação e treinamentos especializados. No decorrer do tempo, se tem ampliado esses avanços tecnológicos para os demais setores sociais, de modo, demasiadamente, veloz, sendo inacessível para parcela dos trabalhadores acompanharem esse processo.

Outro ponto a ser validado, é o papel da internet no cotidiano de quem está inserido no mercado de trabalho. De forma que a mesma, por ser responsável pela globalização das informações e pela hiperconectividade mundial, influencia diretamente na sobrecarga de serviços sobre os profissionais. Isso ocorre devido ao excesso de conectividade dos mesmos com todos os pontos do mundo, de maneira que mesmo os momentos destinados ao lazer são, parcialmente, suprimidos por “cargas extras” de trabalho. Tendo essa situação consequências graves, como, por exemplificação, participação considerável nos elevados índices de cidadãos lidando com a Síndrome de Burnout, Depressão e Ansiedade.

Conforme o exposto, a tecnologia impacta fervorosamente na qualidade das relações e na quantidade de cobranças para quem se encontra inserido no mercado de serviços. Sendo assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas pelos representantes mundiais e os seus sistemas de apoio para democratizar a educação tecnológica para suas comunidades, através da integração do Ensino Médio ao curso de especialização técnica. Isso afim de equiparar o conhecimento em tecnologia dos prestadores de serviços ao nível dos próprios avanços da revolução tecnológica e assim formar sociedades mais equilibradas em desenvolvimento.

Compartilhar

1 Correção

  1. Corrigi a sua redação de acordo como os critérios do Enem
    c1 (norma padrão): erros- concordância de número ( áreas existentes), troque uma vez que por visto que, crase (a uma), troque por sua vez por no que lhe concerne, acarretou na – a palavra acarretou sozinha é suficiente não precisa de preposição, cento inacessível – só inacessível, internet deve estra entre aspas pois é termo estrangeiro, hiperconectividade -interconectividade , troque a fim de por de modo a, repetição de vocábulos (repita no máximo 3 vezes ao longo do texto), concordância de número em ;situações consequências . nota: 120
    c2: 200 (entendeu a proposta da redação)
    c3: 140 ( organização dos parágrafos) – faltou mais ligação entre eles e faltou uma conclusão, ou seja, fechamento na d1 e d2.
    c4:160 ( demonstrar conhecimento para argumentação)- faltou mais argumentação o texto ficou mais expositivo e faltou tópico frasal na d1.
    c5: 180 ( faltou a intervenção englobar o que foi proposto na d2).

    nota: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.