TEMA: Crise hídrica no Brasil

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Oii gente, tudo bem? se puderem por favor corrijam com base nas competências do Enem. Desde ja agradeço pela leitura e correção.

 

No que concerne a crise hídrica no Brasil, é possível afirmar que é um problema que vem se tornando cada vez mais agravada em várias áreas do país. E as principais causas são, a poluição hídrica e uma má distribuição.

 

Em primeiro plano, vale ressaltar a poluição hídrica causada pelas industrias que mesmo com leis contra isso, continuam a lançar resíduos tóxicos em grande quantidade nos rios como uma das principais causadoras da escassez de água, já que, a degradação dos recursos hídricos compromete não só a cadeia alimentar e os ecossistemas, mas também atinge a oferta de água potável no mundo. Diante do exposto, é importante lembrar do seguinte provérbio indígena que crítica a poluição causada pela ação humana, “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não se pode comer dinheiro.”

 

Ademais, destaca – se a má distribuição que contribuí para a escassez em algumas regiões do Brasil. Segundo a Ong, repórter Brasil, no centro – oeste é distribuída 15% de água potável, no sul e no sudeste 6% e no nordeste apenas 3%. Nesse sentido, a falta de água prejudica bastante os moradores dessas regiões, uma vez que não tem água o suficiente para beberam, para a higiene básica, e para regarem as suas plantações, o que causa também uma falta de alimentos. Logo, a crise hídrica deve ser solucionada urgentemente para evitar que mais infortúnios como esses continuem a acontecer.

Portanto, a crise hídrica no Brasil deve ser combatida. Para isso, cabe ao Governo Federal juntamente a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – como responsável por promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário fiscalizar possíveis poluidores como as fábricas e indústrias a fim de preservar as nossas águas doces. Ademais, o Governo Federal juntamente a Agencia nacional de águas e saneamento básico (ANA) – como responsável por garantir a segurança hídrica no país. Construir por meio de investimentos, cisternas para armazenar e conservar água potável e a água das chuvas em regiões em que a distribuição é desigual. Assim, todos os cidadãos brasileiros terão acesso á água.

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2 Correções

  1. olá. não sou muito boa em correção, mas espero ajudar você.

    na sua introdução você usa dois problemas como uma tese e isso é bom. mas na sua introdução não tem uma contextualização.
    recomendo ler algumas redações nota mil na internet, isso ira ajudar você a entender o que estou falando. além disso, tem muitos modelos prontos na internet.

    seu desenvolvimento 1 foi bem desenvolvido, você explicou o seu argumento e colocou consequências da poluição das aguas.

    seu desenvolvimento 2 tem algumas falhas, você não argumentou e só colocou um repertorio nele. além disso, só falou que é um problema e isso já sabemos. tente colocar o que causa isso e suas consequências para a população, isso vai ajudar a argumentar mais.

    você tem bastante erros de gramaticas também, tente reler o seu texto. tem travessões nos seus parágrafos que não fazem sentido e soltos durante o texto.

    exemplo:
    “ademais, destaca – se a má distribuição que contribuí para a escassez em algumas regiões do Brasil. Segundo a Ong, repórter Brasil, no centro – oeste …”

    – retire esses travessões.

    sua conclusão esta completa. com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    c1-120
    c2-160
    c3-120
    c4-120
    c5-200

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  2. 1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
    80

    2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
    200

    3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto, em defesa de um ponto de vista.
    120

    4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
    200

    5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    200

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