“Aquele que controla o passado controla futuro;aquele que controla o presente controla o passado”.Este era o lema do partido político “Ingsoc”,do livro “1984”,de George Orwell.Contudo,a vida em sociedade,a partir do momento que tenta ditar as regras e passa a defender o que considera correto,a liberdade de pensamentos e ações de muitos tendem a ser restringidas.Nesse sentido,o que antes se tratava de controle passa a ser opressão,já que a falta de preparação para as pessoas se adaptarem ao diferente desencadeia conflitos entre gerações.
Em primeiro lugar,é pertinente analisar como a ausência de meios que facilitem a adaptação de uma faixa-etária mais avançada às novidades que vêm com as demais acarreta problemas no ambiente social.Nesse contexto,são geradas controvérsias entre esse problema e o conceito de “modernidade líquida”desenvolvido por zygmunt Bauman,sociólogo polonês.Afinal,segundo ele as relações sociais e tudo o que permeia o indivíduo dentro de uma comunidade não são intactos,ou seja,são líquidos,adaptáveis.Todavia,o ser humano ainda demonstra resistência ao se deparar com mudanças feitas pelos jovens,e,consequentemente,o preconceito aparece.Dito isso,é de extrema importância debater essa questão.
Outrossim,é igualmente preciso apontar os conflitos desenvolvidos entre gerações a partir da não aceitação daquilo que confrontam com os seus modos de modos de viver.Nessa lógica,observa-se,por exemplo,a crítica realizada pelo escritor Monteiro Lobato sobre uma exposição da pintora Anita Malfatti em 1917.Acerca disso,o escritor expôs toda a sua insatisfação com as novas técnicas da pintora trazidas da Europa para o Brasil por ela.Sob essa perspectiva,no contexto atual,mudanças no estilo musical,na linguagem e na moda,por exemplo,não enfrentam preconceitos diferentes do que aconteciam no século passado.
Portanto,é necessário que o Estado tome medidas para amenizar esses conflitos geracionais.Sendo assim,para que as pessoas possam conviver com as diferenças sem críticas é necessário que o Ministério da Educação crie projetos educacionais que visem ao ensino acerca da tolerância geracional,por meio de parcerias com editoras e profissionais da educação.Somente assim,a linha de pensamento do partido “Ingsoc” não terá chances para se manifestar na população brasileira.
Jo-ana
Sou apenas uma estudante, então me desculpe por qualquer erro na correção.
Competência 1:
• “a vida em sociedade, a partir do momento que tenta ditar as regras e passa a defender o que considera correto, a liberdade de pensamentos e ações de muitos tendem a ser restringidas.” Do meu ponto de vista, ficou meio confusa essa frase. Você quis dizer que a vida em sociedade tenta ditar as regras ou que a sociedade que dita as regras? Caso seja a sociedade, é melhor mudar a frase;
• Faixa etária não tem hífen;
• Você escreveu o nome de Zygmunt com inicial minúscula;
• Em “Afinal, segundo ele” faltou uma vírgula depois de “ele”;
Apesar desses erros, você tem um bom domínio da língua portuguesa.
Competência 2: Seu texto segue o modelo dissertativo-argumentativo e o tema está bem desenvolvido com bons repertórios socioculturais.
Competência 3: O texto tem bons argumentos e foram bem defendidos com a ajuda dos repertórios que fazem as informações serem mais consistentes.
Competência 4: Fez uso de conectivos diversificados de maneira adequada.
Competência 5: Gostei da proposta de intervenção, mas não encontrei o detalhamento. Você poderia explicar melhor como seriam esses projetos educacionais.
Parabéns pela redação!