Estudante

IMPACTOS SOCIAIS DAS “FAKE NEWS” NA ERA DIGITAL – ENEM

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A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a sociedade brasileira tenha acesso aos diretos importantes, como a informação. No entanto, mesmo mediante esse arcabouço normativo, os impactos sociais das “Fake News” denotam limitação prática desse código legal. Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema. Assim, não só o imediatismo, como também, por conseguinte, a manipulação social são agentes periféricos ao problema.

O imediatismo, desse modo, contribui para a perpetuação das notícias falsas no Brasil. Isso acontece porque, segundo Byung – Chul Han, a população atual vive em uma constate busca por ascensão socioeconômica, na qual o filósofo oriental intitula como “Sociedade do Desempenho”. Dito isso, o corpo social brasileiro é um paradigma dessa conjuntura, haja vista que o cidadão médio, ao receber informações de meios como facebook e WhatsApp, não se preocupa ou não tem tempo para checar a veracidade dessas notícias, devido a pressa do cotidiano endêmico.

Ademais, como consequência do imediatismo, a manipulação populacional assola a harmonia social no brasil. Essa situação surge da disseminação de falsas notícias propositalmente em todos os âmbitos nacionais, como na saúde, na política, etc. Além disso, para confirmar essa reflexão, o livro “A Mente de Adolf Hitler”, de Walter Langer, afirma que, no período de propaganda nazista, os propagandistas de Hitler massificavam fakes News sobre o líder alemão e sua bondade para, assim, alienar seus eleitores – infelizmente com êxito. Desse modo, de forma paralela a esse episódio histórico está a realidade atual, tendo em vista que, mesmo com fontes diversas de informações, muitas pessoas são manipuladas pela difusão de notícias mentirosas.

Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o quadro em questão. Urge, dessa maneira, que o Ministério da Educação crie, por intermédio de verbas estatais, projetos sociais com fins educativos, como palestras, para fomentar o senso crítico do cidadão pueril e, eventualmente, estimular pesquisas em várias fontes de uma mesma informação para, assim, reduzir as incidências de magnificação das notícias falsas e tendenciosas. Quem sabe assim, o acesso à informação, preferencialmente ratificada, deixe de ser apenas um texto constitucional e se aplique a realidade do país.

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2 Correções

  1. Olá!!Gostei muito do seu tema.
    Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação:
    Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela.
    Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema)
    Assim(Esse conectivo é o que não está ligando muito bem as suas ideias), não só o imediatismo, como também, por conseguinte, a manipulação social são agentes periféricos ao problema.

    Agora veja como ficaria se certas palavras fossem substituídas:

    Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema,o qual pode ser causado pelo imediatismo,que consequentemente,tende a provocar a manipulação social.

    Tente sempre ligar o texto pra que as palavras fiquem o menos soltas possível porque nem sempre um conectivo traz essa ligação.

    -Comece o seu parágrafo de desenvolvimento com algum conectivo. Se por um lado a presença deles talvez não seja necessária,por outro,a sua falta traz uma certa quebra no texto.
    Você poderia começar com: Em primeiro lugar,primeiramente,a princípio…

    Você já começou o seu D1(desenvolvimento 1) com um conectivo de conclusão(desse modo).Evite fazer isso pois dá uma sensação de que acabou ali e que você já comprovou o que tinha de comprovar.

    Então seu desenvolvimento poderia ter o tópico frasal assim:
    Em primeiro lugar,o imediatismo contribui para a perpetuação das notícias falsas no Brasil.

    Contudo,o resto do seu D1 teve um ótimo argumento.

    O seu D2 e conclusão estão muito bem estruturados,você expôs bem as suas ideias.//rt

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  2. Olá!!Gostei muito do seu tema.
    Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação:
    Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela.
    Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema)
    Assim(Esse conectivo é o que não está ligando muito bem as suas ideias), não só o imediatismo, como também, por conseguinte, a manipulação social são agentes periféricos ao problema.

    Agora veja como ficaria se certas palavras fossem substituídas:

    Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema,o qual pode ser causado pelo imediatismo,que consequentemente,tende a provocar a manipulação social.

    Tente sempre ligar o texto pra que as palavras fiquem o menos soltas possível porque nem sempre um conectivo traz essa ligação.

    -Comece o seu parágrafo de desenvolvimento com algum conectivo. Se por um lado a presença deles talvez não seja necessária,por outro,a sua falta traz uma certa quebra no texto.
    Você poderia começar com: Em primeiro lugar,primeiramente,a princípio…

    Você já começou o seu D1(desenvolvimento 1) com um conectivo de conclusão(desse modo).Evite fazer isso pois dá uma sensação de que acabou ali e que você já comprovou o que tinha de comprovar.

    Então seu desenvolvimento poderia ter o tópico frasal assim:
    Em primeiro lugar,o imediatismo contribui para a perpetuação das notícias falsas no Brasil.

    Contudo,o resto do seu D1 teve um ótimo argumento.

    O seu D2 e conclusão estão muito bem estruturados,você expôs bem as suas ideias.

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