Iniciante

Democratização do acesso à internet

  • 0

A lei prevê ser direito de todos os cidadão o acesso à ‘internet’, desde 2014. Entretanto, ao analisarmos, observa-se que muitos dos cidadãos não tem acesso ao que é seu por lei, a pandemia do Covid-19 que se deu início em 2020 trouxe a tona essa triste realidade, já que a necessidade do uso da rede se tornou uma extrema necessidade na vida do ser humano e essa falta de acesso se dá devido a inúmeros fatores entre eles estão: a falta de estrutura e o baixo conhecimento ao uso da rede.

Primeiramente, devido à pandemia, o uso de meios tecnológicos e a necessidade de uma boa estrutura se tornou algo primordial para o ser humano, porém a baixa estrutura desses meios é um dos grandes empecilhos para tal acesso. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que 45,9 milhões de brasileiro não tinham acesso à rede em 2018, e 5,7% alegavam que o aparelho para ter acesso era caro, e 4,5% não tinham pela falta de “internet” disponível no local onde vivem, dados que deixam evidentes a precariedade da falta de estrutura a rede.

Ademais, o conhecimento ao uso do espaço virtual ainda é um dos grandes motivos para a falta desse acesso, o IBGE diante de dados mostra que de 45,9 milhões de pessoas, 41,6% não usufruem da rede devido à falta de conhecimento para usa-la. A autora Letícia Butterfield, diz que a inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos, mas os dados mostram que essa inclusão está precária e esse direito não esta sendo respeitado, tornando assim o acesso à rede baixo e quase inexistente.

Em suma, o Governo Federal através de liberação de verbas devem buscar meio de democratizar esse acesso, com aberturas de lan houses gratuitas para a comunidade, sinais de “internet” gratuitos em diversos pontos de acesso. A criação de cursos gratuitos sobre meios tecnológicos e como usa-los para aqueles que não sabem, com o intuito de incluir os cidadãos aos seus direitos, garantindo assim que a lei seja respeitada e seguida diante suas normas e as comunidades tenham o acesso à ‘internet’.

 

Se possível atribua uma pontuação, desde já agradeço!! :)

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – A primeira frase da introdução ficou vaga e caiu em falácia por falta de fundamentação. Faltou citar qual lei. Talvez seria melhor reescrevê-la assim: “A LEGISLAÇÃO prevê ser direito de todos os cidadão o acesso à ‘internet’, desde 2014, CONFORME NORMAS DA ANATEL. ”
    – Use conjunções sempre entre frases, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
    – Evite repetições de palavras com sinônimos.
    – Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, …. Creio que você atendeu aos requisitos.

    Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.