O comediante Lee Ridley, conhecido como “Lost Voice Guy”, perdeu a fala e teve seus movimentos afetados após uma paralisa cerebral. Em 2018, Lee conquistou o público do Britain’s Got Talent e venceu o programa por meio do voto popular. No entanto, o tratamento respeitoso oferecido a Ridley não é uma realidade para os deficientes brasileiros, uma vez que o capacitismo é um problema comum na sociedade do país. Diante disso, a falta de empatia e a negligência estatal são fatores que contribuem para a permanência desse impasse.
A princípio, cabe ressaltar que a ausência de empatia faz com que os deficientes sejam discriminados e excluídos socialmente. Nesse sentido, a deficiência é vista, muitas vezes, como uma limitação que torna o indivíduo inferior e menos capaz que os demais. Como exemplo dessa concepção equivocada, pode-se citar as crenças de Hitler, o qual acreditava que as pessoas com características físicas e mentais destoantes do padrão deveriam ser mortas, pois representavam erros intoleráveis na sociedade ariana. Logo, como tal pensamento inescrupuloso ainda repercute atualmente, o bem-estar dos portadores de deficiência é ameaçado.
Outrossim, é preciso apontar a falta de ações abrangentes do Estado visando à inclusão de indivíduos com deficiências. Sob tal perspectiva, segundo dados do Censo Escolar divulgado pelo Inep, em 2019, o número de alunos deficientes matriculados em classes comuns cresceu, porém, apenas 28% das escolas públicas têm dependências adequadas para esses estudantes. Com essa abordagem, percebe-se que as pessoas com necessidades especiais enfrentam enormes desafios no seu cotidiano devido à carência de acessibilidade nos ambientes. Assim, é fundamental que os espaços públicos e privados possam ser contemplados por todos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa adversidade. A fim de combater a discriminação e a exclusão dos deficientes, urge que o Ministério da Educação, em parceria com canais midiáticos, realize campanhas de conscientização, mediante a divulgação de depoimentos de pessoas com necessidades especiais. Tal grupo terá espaço para desmistificar concepções errôneas sobre suas condições. Também, o Ministério da Economia deve investir em projetos para criar ambientes inclusivos, por meio do direcionamento de verbas para escolas. Só assim, a atitude de respeito prestada a Lee não será um caso isolado.
meme
Olá, tudo bem?! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Regular. Algumas palavras foram repetidas várias vezes, como deficiente (exemplos de sinônimos neutros: excepcionais, PNE, PCD, especiais, diferentes). Domínio de amplo espectro vocabular é métrica para medir proficiência em qualquer idioma.
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades das entidades do Estado, além de contravenção, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”