De acordo com o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Observa-se então a importância da leitura na vida do ser humano pois, expande o conhecimento além de aprimorar sua fala e escrita. No entanto, o hábito de ler não tem sido presente no cotidiano das pessoas, sobretudo dos mais jovens, principalmente devido aos avanços na era da informação. Sendo assim, é importante entender as origens e os efeitos desse problema.
A princípio, cabe destacar que as causas da falta de leitura na juventude está fortemente vinculada à evolução da tecnologia e das mídias digitais. Isso se deve ao fato de as redes sociais serem priorizadas na maior parte do tempo no cotidiano dos jovens, o que ocasiona o desinteresse em ler. Essa situação é percebida através de uma pesquisa realizada pela “Agência Brasil” que apontou a queda de 14% no número de leitores, além do aumento do uso da internet e aplicativos como o WhatsApp, que teve um aumento de 19%. Com isso, infere-se que o uso das redes sociais tem sido um obstáculo para a prática da leitura na rotina dos mais novos.
Ademais, as consequências do impasse são graves e infelizmente tem atingindo a maioria dos jovens que não leem, como por exemplo: problemas na escrita, na fala e dificuldades de raciocínio e criatividade. Isso acontece porque, segundo com o filósofo inglês Francis Bacon: “A leitura torna o homem completo a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão”. Desse modo, é fato que a ausência de leitura na juventude justamente o contrário do citado por Bacon
pois, provoca prejuízos no desenvolvimento intelectual, e futuramente pode até mesmo influenciar negativamente a carreira profissional do indivíduo.
Portanto, atitudes precisam ser tomadas a fim de encontrar caminhos para o exercício da leitura pelos jovens nesta era da informação. É necessário que o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com as instituições de ensino, promova ações de incentivo à leitura e a inclusão desse hábito no dia a dia dos estudantes, por meio de debates e palestras sobre a importância de ler, com intuito de despertar o interesse dos jovens para esta prática indispensável. Para que a leitura seja um hábito frequente na vida dos mais novos mesmo em meio a era tecnológica.
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Atenção com o emprego das vírgulas.
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”
Maria16lima
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 200
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto200
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
C5. Respeito aos direitos humanos 160
nota: 880
não desista, a nota 1000 está cada vez mais próxima!
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
” De acordo com o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Observa-se então(1)a importância da leitura na vida do ser humano pois, expande o conhecimento além de aprimorar sua fala e escrita. No entanto, o hábito de ler não tem sido presente no cotidiano das pessoas, sobretudo dos mais jovens, principalmente devido aos avanços na era da informação. Sendo assim, é importante entender as origens e os efeitos desse problema(2).”
1- coloque uma vírgula
2- explicite a tese
Bom repertório sociocultural : legitimado, pertinente ao tema e produtivo.
Problematização também está ok
Desenvolvimento 1
Falta marca de autoria na sua argumentação.
Além disso, esse parágrafo ficou um pouco estranho, colocar o repertório depois da explicação do problema tornou sua argumentação pouco consistente
Desenvolvimento 2
Aqui, está um pouco melhor que o D1 mas, prime pela seleção de ideias que, nesse caso, seria colocar apenas uma consequência do problema e desenvolvê-la ao longo do parágrafo. Sem isso sua argumentação fica muito genérica e pouco consistente.
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio/ modo ok
Detalhamento ( inexistente)
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 160
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200