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As limitações do SUS no contexto da covid-19

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A série “Sob pressão”, exibida na televisão pela emissora Rede Globo, retrata as duras dificuldades enfrentadas pelos médicos durante a pandemia. Similarmente, no contexto social hodierno, é perceptível a situação precária da saúde pública brasileira, visto que o Sistema Único de Saúde-SUS ainda luta contra limitações frente ao cenário da covid-19. Nesse sentido, a fim de mitigar o óbice relativo a esse assunto, é importante analisar a negligência estatal e a distribuição desigual de leitos.

É relevante abordar, primeiramente, que uma das principais causas da limitação do SUS é a omissão estatal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde-OMS, o Brasil é o país da América Latina que mais apresenta casos diários de covid-19 e, mesmo diante desse cenário alarmante, o investimento no setor da saúde pública continua sendo insuficiente para atender a todos de maneira efetiva. Por conseguinte, ocorreu o maior colapso sanitário e hospitalar da história do país na conjuntura da pandemia do corona vírus. Desse modo, é imprescindível que essa problemática seja resolvida.

Além disso, observa-se que a distribuição desigual de leitos é outro obstáculo a ser enfrentado frente a essa temática. Acerca disso, é relevante abordar dados do Conselho Federal de Medicina-CFM, que informam que 46% dos leitos de UTI do Brasil estão concentrados na região sudeste, ou seja, pouco mais da metade está disponível para o restante da nação. Indubitavelmente, isso ocorre devido a uma má gestão do setor da saúde pública e que, consequentemente, desencadeou nas altas taxas de mortalidade da covid-19 nas demais regiões do país. Sendo assim, esse entrave demanda ser combatido.

Portanto, ações são necessárias para resolver os problemas apresentados. Nesse viés, o Estado, responsável pelo bem-estar da população, deve demandar mais investimento no SUS, por meio de compra de insumos e contratação de mais médicos, a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, ajuizado do sistema de saúde brasileira, deve, por meio de suas secretarias estaduais e municipais, distribuir igualmente os investimentos do governo para os hospitais públicos, com o intuito de diminuir as taxas de mortalidade da covid-19 em toda a nação. Quando tais medidas forem tomadas, o drama retratado na série “Sob pressão” não se aplicará mais no Brasil hodierno.

 

 

 

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2 Correções

  1. Primeiramente, não sou nenhuma corretora de redação, porém tirei 920 na redação do Enem 2020 ( estou dizendo isso para que fique claro que eu tenho algum conhecimento, mesmo que mínimo sob o assunto para te avaliar). Meu intuito aqui é poder te ajudar compartilhando informações e transferido o que eu sei. Vamos lá!!

    Competência 1: Domínio da língua portuguesa
    Você cometeu alguns deslizes durante sua redação, erros de acentuação ( crase ), virgulas, e alguns outros erros. Vou colocar alguns, veja!
    *”visto que o Sistema Único de Saúde-SUS ainda luta contra limitações frente ao cenário da covid-19.” Aqui você não precisa utilizar o travessão “-” pois ele serve para substituir a lígula que no caso não existe, pois você não precisa citar a sigla SUS, uma vez que você já escreveu o que ela significa. Você só utiliza a sigla quando precisar repetir o órgão. Por exemplo, Ministério da Educação e Cultura, caso eu precise citar novamente eu utilizo a sigla MEC, entendeu!?
    * “Nesse sentido, a fim de mitigar o óbice relativo…” “A fim de” é muito utilizado na linguagem informal, que está presente em nosso cotiado… então sugiro que mude, por exemplo, ”com o intuito de” , ”com o objetivo de” entre outros
    * você cometeu outro deslize com siglas durante o texto.
    * “deve demandar mais investimento no SUS, por meio de compra de insumos e contratação de mais médicos, a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.” —- “por meio de compras de insumos… com a finalidade de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.”

    Gostei muito da sua redação de modo geral! Avaliando sob a norma culta da língua, eu notei poucos erros de ortografia e se não fosse os desvios repetitivos da sigla estaria quase perfeita sua redação nesse quesito.

    Portanto nota: 160

    Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
    Aqui nessa competência você arrasou! Sua escolha para as teses foram ótimas e isso mostra que você conseguiu compreender a proposta do tema. Você demonstrou domínio em repertórios, utilizando informações de varias áreas de conhecimento.

    Nota: 200

    *Uma dica que eu te dou para futuras redações é que você busque estudar outros tipos de repertórios, já que no Enem você não vai ter como pesquisar dados específicos sob o determinado assunto. Então se você souber algumas musicas (mais sociais como os raps, rocks), filmes, alusões históricas utilize como repertorio e nada impede que você também utilize alguma pesquisa para relacionar com o seu argumento. Isso foi apenas uma dica!*

    competência 3: Organização e defesa
    Organização: Nota-se que você soube projetar muito bem seu texto, argumentou de forma precisa durante o desenvolver da redação.
    Defesa: No desenvolvimento 1, você trouxe uma pesquisa bem relacionada com sua tese, porém na hora de defender o seu ponto de vista senti falta de mais informações.

    Seus parágrafos estão bons, o projeto de texto tem uma ótima seleção de argumentos para defesa você conseguiu ao longo do texto organiza-los, relaciona-los e com um pouco de dificuldade em interpreta-las a ao ponto de associar com o seu ponto de vista. O problema principal que eu vejo é que você escolheu dois ótimos argumentos/ teses, mas ao longo dos desenvolvimentos você abandona um pouco seu raciocínio e esquece de interligar com o que você defende, seu ponto de vista.
    No mais, seu texto está conectado, tem ordem lógica, apresenta ótima coerência ao longo do texto, pois você em momento algum se contradize.

    NOTA: 160

    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
    Famosa Coesão é avaliada durante a correção desse paragrafo.
    Alguns tirados de seu texto: Similarmente, ademais, desse modo, ou seja, primeiramente, Sendo assim, quando… entre outros. Isso mostra que você aproveitou bem o espaço para utilizar os conectivos, locações, advérbios… garantindo ao corretor lógica e clareza ao ler a redação

    Nota: 200

    Competência 5: Proposta de intervenção
    Sua proposta de intervenção foi bem organizada, contém um tópico frasal, porém sugiro que volte ao tema de modo problematizado.
    Proposta de intervenção para medida 1: OMISSÃO GOVERNAMENTAL
    *O que pode ser feito? (ação)
    Você disse: ” deve demandar mais investimento no SUS”. Será que essa é a única ação a ser feita capaz sanar com o problema?
    *Agente: você disse: o Estado
    Concordo com você demais! O estado tem o dever de garantir o bem estar da população, porem nesse caso EU colocaria que cabe ao Governo Federal investir na saúde publica.
    *O efeito da medida: ”a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade”.
    Certíssimo!!!!
    * Modo? “por meio de compras de insumos e contratação de mais médicos”
    Perfeitooo!!!
    * detalhamento: Poderia ter detalhado mais, porém ficou muito bom sua medida!

    MEDIDA 2: DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE LEITOS
    *Agente: Ministério da saúde. Certíssimo, como eu disse se você tivesse usado o Governo Federal como agente da medida 1 ia ser mais que perfeito, pois o Ministério é um cargo do governo, no qual a função desse órgão dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
    *O que pode ser feito? Você respondeu essa pergunta de forma correta e clara, detalhou o que pode ser feito para amenizar a situação
    *Efeito? “com o intuito de diminuir as taxas de mortalidade da covid-19 em toda a nação”. Exatamente
    * Detalhou de forma clara, seguindo as normas e respondendo todas as perguntas para as duas propostas de intervenção

    Conclusão, você soube exatamente responder todas as perguntas para as duas propostas, mesmo que tenha cometido alguns deslizes você respondeu dentro do esperado o que te pedia. Além do mais, a redação como você sabe precisa de um início (chamado de introdução) e um fim ( conclusão ). Por isso é essencial voltar ao repertório que você utilizou em sua introdução em sua conclusão, mostrando como seria a realidade se suas medidas fossem impostas e realizadas com sucesso no país. Ficou ótimo!
    Você cometeu alguns deslizes, para mim nada de tão grave assim, pois o maior motivo de perda de pontos nessa competência é a falta de detalhamento e isso ao meu ver eu só senti falta em uma medida, achei que você poderia ter falado mais… senti falta também de um tópico frasal mais elaborado, com o tema problematizado.

    NOTA: 160

    SENDO ASSIM, TOTAL: 880

    Parabéns por sua ótima redação! Como eu te disse não sou ninguém para corrigir, mas no meu ponto de vista ta muitoooo bommm!! Apenas diria para você ler mais, isso te ajudaria na hora de escrever ja que não teve tantos erros de escrita.
    Continue assim que você vai longe, lembre-se sempre que você não é apenas uma nota e que todo conhecimento é valido! Mantenha sempre o foco em seus sonhos, metas e objetivos que isso te permitirá alcançar o mundo
    Uma ótima noite para você e bons estudos, precisar de qualquer ajuda que estiver ao meu alcance pode me mandar mensagem, estou a disposição!

    Com carinho, Isabel!

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  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Ótimo! O emprego de riqueza vocabular foi direto e objetivo. Eloquente sem ser prolixo.
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom!
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Mas sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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