No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, o que facilita para a persistência da problemática.
Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas. Por isso, é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências do uso indevido da água.
Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo, por meio do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais na gestão de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.
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Competência 1- 160. Houve erros no uso da vírgula, em concordância e palavras maiusculas.
2- 200. Fez uma dissertação argumentativa de acordo com o tema e teve repertório socio- cultural.
3-120 algumas coisas ficaram sem sentido e desconexas.
4-160 se repetiu conectivos a alguns não foram usados corretamente.
5- 120 A proposta de intervenção não foi o suficiente para o que foi dito no texto. E só se usou um agente e sem detalhamento e o que deveria fazer.
Joana_Souza1904
Inicialmente gostei bastante do seu texto, visto que você buscou fundamentar suas ideias utilizando-se de outros autores na parte do desenvolvimento. Na introdução o tema e ideia central foi muito bem explanado e desenvolvido ao longo da dissertação, e na conclusão você trouxe uma solução para a problemática apresentada, porém poderia ter comentado mais a respeito da solução.
Em síntese seu texto está muito bom, uma atenção especial apenas aos parágrafos muito longos.
Projeto Redação
Introdução:
No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária [1] o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água. [2]
Obs.:
1 – É um “empresário ou empresária?” Se for uma mulher o correto é “uma”.
2 – Cadê se outro argumento da tese? Tem que colocar o do D1 e D2.
Desenvolvimento 01:
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo [1] não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado [2] da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, [3] o que facilita para a persistência da problemática.
Obs.:
1 – governo*.
2 – apropriado*.
3 – governo*.
Sugestão: aconselho a fazer um encerramento do parágrafo, este é iniciado com um conectivo conclusivo, dessa forma, desse modo, dessa maneira, logo, assim, etc.
Desenvolvimento 02:
Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas. Por isso, [1] é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências do uso indevido da água. [2]
Obs.:
1 – Repetição, tem isso na introdução.
2 – Aconselho a não fazer esse tipo de encerramento, pois parece uma conclusão, com ação e finalidade.
Sugestão: você precisa se aprondar no tema, fale quais são as consequências.
Conclusão:
Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo, por meio do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais na gestão de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.
Obs.:
1- Esse final parece mais finalidade do que detalhamento, principalmente pelo uso do “para que”, aconselho deixar mais claro.
Nota:
c1: 160
c2: 160
c3: 160
c4: 200
c5: 160
Total: 840
cartola682
No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária(1) o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água.(3)
1 – empresário
3 – tese: causa I – gerenciamento indevido da água; causa II – ausência de educação para o consumo correto da água.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado(4) da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, o que facilita para a persistência da problemática.(7)
4 – não precisa de ‘inapropriado’.
7 – explicar melhor de que forma o Estado seria responsável pelo uso indevido da água, dando exemplos melhores, pois não fica claro o que seria essa ‘irrigação ultrapassada’.
Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional(5) é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas(7). Por isso, é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências(6) do uso indevido da água.(8)
5 – a educação é o melhor caminho para se mudar o mundo
6 – quais as consequências do uso indevido da água?
7 – o que deve ser feito para superar as crises hídricas?
8 – evitar afirmações óbvias.
Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo(agente), por meio(meio) do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais(ação) na gestão(9) de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar(efeito) o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil(2) serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.(detalhamento)
2 – , no Brasil,
9 – não fica claro o que seria essa ‘gestão de recursos hídricos’.
tavin88
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa-nota 200
Você tem um ótimo domínio na escrita, escreve muito bem.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação- nota160
Ficou um pouco de sentido, você precisa pesquisar mais sobre o tema e compreender melhor sobre a mesma.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-nota 80
Faltou a defeito do seu argumento é só se aprofundar mais.
Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 160
A coesão, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência, e tem que estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-nota 200
Sua proposta de intervenção é muito boa, pois teve os quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?).
AnakarolinaSilva
Olá, tudo bem ?
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa-nota 200
Você tem um ótimo domínio na escrita, escreve muito bem.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação- nota160
Ficou um pouco de sentido, você precisa pesquisar mais sobre o tema e compreender melhor sobre a mesma.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-nota 80
Faltou a defeito do seu argumento é só se aprofundar mais.
Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 160
A coesão, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência, e tem que estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-nota 200
Sua proposta de intervenção é muito boa, pois teve os quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?).
Rodrigo Frota
1º parágrafo
“pois a ambição de um empresária o leva a destruir o ecossistema do planeta.”
“pois a ambição de um empresário o leva a destruir o ecossistema do planeta.”
2º parágrafo
“posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado da água.”
falar que não gerencia adequadamente o uso inapropriado, acho q não ficou legal.
acho melhor usar um
“posto que não gerencia adequadamente o consumo da água.”
4º parágrafo
“Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas”
“Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil, serão evitadas”