Tema: Desafios e caminhos no controle às drogas no Brasil

  • 0

A declaração Universal dos Direitos Humanos – Promulgada em 1948, pela ONU – assegura a todos os indivíduos o direito a saúde e ao bem-estar. Entretanto, o precário serviço de educação pública além de um total silenciamento, impede que a população usufrua desse direito e não encontre caminhos para solucionar os desafios às drogas em solo brasileiro. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos importantes: A formação educacional deficitária e a carência de estrutura especializada.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de um desenvolvimento educacional em coloque em pauta as drogas como um problema, é um dos desafios para controlá-las. Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Todavia, ainda existe um “tabu” quando o assunto faz referência as drogas, visto que, esse tema é pouco discutido em mídias sociais e âmbitos escolares, gerando uma desinformação a população, inclusive aos jovens. Logo, urge que tal problemática seja retirada da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Outrossim, a falta de investimentos governamentais é um entrave no que tange ao problema. Para Albert Einstein, a paz não pode ser obtida pela força, mas sim pela concórdia. Tal constatação é nítida nos desafios e caminhos no controle às drogas no Brasil, uma vez que as pessoas usuárias de entorpecentes, por exemplo, não possuem estratégias nem ajuda para abolir esse hábito extremamente prejudicial à saúde. Assim, inverter a lógica de Albert Einstein e aplicar investimentos que possam diminuir o uso e o tráfico de drogas são ações que precisam ser realizadas com urgência.
Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação investir em informações sobre os dados causados pelo uso de entorpecentes, por meio das escolas, a fim de acrescentar conhecimento aos jovens, para que possam obter uma formação educacional eficiente. Tal ação, pode ainda ser divulgada na mídia para alcançar um maior número de pessoas e finalmente, quebrar o “tabu”. Paralelamente, o Estado deve proporcionar métodos e estratégias que possam ajudar os já usuários e auxiliar os que caminham para o mundo das drogas, a fim de preservar a saúde de toda uma sociedade. Dessa maneira, os direitos propostos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, será aplicada de forma eficiente para todos os cidadãos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá

    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa-nota 200
    Muito bom, você escreve muito bem.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa- nota 170
    Precisa melhorar na compreensão da proposta de redação, atendimento ao gênero solicitado, no caso, o dissertativo-argumentativo, a partir das características desse tipo de texto (por exemplo: impessoalidade.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- nota 180
    Aprofundar a discussão realizada, além da pertinência das ideias selecionadas para compor o texto.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 200
    ótimo, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos- nota 200
    Ótimo, respeitou todas as proposta de intervenção. É importante que esse detalhamento mostre, entre outras possibilidades, a efetividade da medida sugerida, indicando de que maneira ela pode ser viabilizada.

    parabéns boa sorte

    • 1
  2. Olá
    De início, percebo que você utiliza modelos da Luma e ponto, certo? Não tem problema nenhum quanto a isso e, sendo sincera, eu também os utilizo kkkkk :)
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    ” Promulgada em 1948, pela ONU ” retire a vírgula
    ” direito a saúde ” o correto é ” direito à saúde” com crase
    ” direito a saúde e ao bem-estar ” bem-estar de quem? Individual? Da população? Social? De um grupo específico? Explícite ( nesse caso, dado o objetivo pelo qual esse documento foi criado e, os direitos humanos expresso ao longo dos 30 artigos, o mais correto seria você escrever ” direito ao bem-estar social ”
    Sua problematização ficou desconexa do repertório ( fazendo com este não seja produtivo) porque, pense comigo, o que a dificuldade no acesso à educação e o silenciamento do problema tem haver, nesse caso, com a saúde dos indivíduos?
    ” destaca-se dois aspectos importantes ” o correto é “destacam-se”
    ” A formação ” aqui, o ” a ” é escrito com letra minúscula
    A sua estratégia de abertura está ótima: apresenta um repertório sociocultural legitimado e pertinente ao tema. Porém, fique atenta a melhorar o seguinte quesito: a produtividade do repertório ( avaliado pela C2)
    Sua problematização, em parte está ok mas, ficaria melhor (e completa) se você a tivesse conectado ao repertório ( em termos de ideias apresentadas).
    Ótima tese, bons conectivos utilizados na introdução

    Desenvolvimento 1
    “a falta de um desenvolvimento(1) educacional em(2) coloque em pauta ”
    1- troque “desenvolvimento” por “sistema”
    2- o correto é o uso do pronome relativo ” que” ficando assim: a falta de uma sistema educacional que coloque em pauta
    “coloque em pauta as drogas(1)como um problema,(2)é um dos desafios para controlá-las”
    1- garota, entenda: o problema não são as drogas e sim o seu uso indevido
    2- retire a vírgula
    Agora, perceba esse detalhe: o que a existência de um sistema educacional deficitário tem haver com um repertório que fala sobre silenciamento? Lembre-se de que o repertório sociocultural utilizado deve ter relação com a causa escolhida.
    Nesse caso caberia a citação de um autor(a) que fala sobre educação, por exemplo, as ideias da filósofa e ativista Malala, as ideias do filósofo Immanuel Kant, o pensamento do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, entre outros.
    Quanto ao pensamento da Djamila Ribeiro, seria pertinente em um tema cuja uma das causas selecionadas para a argumentação se referisse à falta de debate
    “quando o assunto faz referência as(1)drogas, visto que(2), esse”
    1- crase em ” as drogas”
    2- retire a vírgula
    “âmbitos escolares” substitua por “escolas”
    “a população” o correto é ” para a população”
    Garota, aqui, quero fazer uma ressalva ( um pedido de desculpas até) só agora percebi que seu parágrafo de desenvolvimento fala exatamente sobre a falta de debate, então, o erro está na causa, no lugar de sistema educacional deficitário, coloque falta de debate. Você cometeu um deslize nesse ponto e não no repertório SORRY :- (
    Falta marca de autoria na sua argumentação

    Desenvolvimento 2
    Ótima argumentação, arrasou
    Ressalva: o que a falta de investimentos governamentais tem haver com essa citação do Albert Einstein?
    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Perfeita a proposta de intervenção ;)
    “sobre os dados causados ” acho que você quis dizer ” danos”
    Notas
    C1-160
    C2-200
    C3- 160
    C4- 200
    C5-200
    Total final: 920
    ARRASOU GAROTA

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.