Na obra “O Grito” de Edvard Munch, observa-se uma figura em um mundo totalmente distorcido com uma profunda angústia e, assim, se compreende que a distorção de tal realidade foi feita por aquele que agora está sofrendo. De maneira análoga à situação da escassez de água no Brasil, a angústia é a situação constante da sociedade brasileira, que vem sofrendo com o problema da falta de recursos hídricos – caracterizada pela negligência governamental em resolver a situação e os malefícios à saúde gerados por essa mazela. Assim, a população brasileira lida com diversos problemas devido à escassez de água no Brasil, tornando imprescindível a minimização dessa realidade.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, é de direito de todos os cidadãos o acesso ao saneamento básico. Infelizmente, paralelo a esse fato, é indubitável que o descaso constante do governo em oferecer esse recurso esteja entre as causas do problema. É possível perceber que no Brasil, cada vez mais, a preservação de recursos que são essenciais para a sobrevivência humana vem sendo deixados de lado, embora exista uma legislação que visa à preservação de recursos, como a água, ainda existem inúmeras brechas que permitem que ela não seja seguida, acarretando assim na falta de água, problema que influencia principalmente no saneamento básico. Assim, torna-se evidente a necessidade de maior procura do governo em sanar esse problema.
Além disso, os problemas da escassez de água no Brasil estão diretamente ligados aos malefícios que ela traz à saúde. De acordo com estudos biológicos, cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e sem ela não existiria a vida humana. A partir deste fato, observa-se que continuar a vida acaba se tornando um desafio, por conta dessa constante necessidade do consumo da água em boa qualidade, o que para a maior parte da população não é acessível, e, de forma lamentável, acaba deixando o indivíduo com problemas de saúde e sem um amparo necessário.
Sendo assim, é inegável a necessidade da minimização dos problemas que auxiliam na questão da escassez de água no Brasil. A partir disso, se torna imprescindível ações do Governo Federal, voltadas para o investimento nas áreas de preservação e saneamento, por meio do financiamento de projetos visam a fiscalização de forma mais elaborada a preservação da água, a fim de incentivar a própria população a acabar com os maus hábitos. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar campanhas que incentivem as empresas de água, através da concessão de subsídios fiscais, a adotarem práticas e projetos mais ecológicos que além de preservarem o recurso sejam benéficas a saúde e de fácil acesso a população. Desse modo, os problemas que a escassez de água traz serão evitados e o sentimento de angústia seria evitado.
A escassez de água no Brasil
Compartilhar
Projeto Redação
Introdução:
▪︎Na obra “O Grito” de Edvard Munch, observa-se uma figura em um mundo totalmente distorcido com uma profunda angústia e, assim,* se compreende que a distorção de tal realidade foi feita por aquele que agora está sofrendo. De maneira análoga à situação da escassez de água no Brasil, a angústia é a situação constante da sociedade brasileira, que vem sofrendo com o problema da falta de recursos hídricos – caracterizada pela negligência governamental em resolver a situação e os malefícios à saúde gerados por essa mazela. Assim,* a população brasileira lida com diversos problemas devido à escassez de água no Brasil, tornando imprescindível a minimização dessa realidade.
Obs.:
▪︎*- Tome cuidado com a repetição de palavras, pois isso é descontado na competência quatro.
▪︎Sua contextualização e transição estão perfeitas, porém está faltando a sua tese, é aqui que você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que, quando chegar nos desenvolvimentos, não é pra repetir a mesma coisa da tese. Se você não faz a tese, automaticamente perde pontos na competência dois, pois ela avalia o texto dissertativo-argumentativo, exigindo, assim, que você faça a sua tese.
Desenvolvimento 01:
▪︎De acordo com a Constituição Federal de 1988, é de direito de todos os cidadãos o acesso ao saneamento básico. Infelizmente, paralelo a esse fato, é indubitável que o descaso constante do governo em oferecer esse recurso esteja entre as causas do problema. [1] É possível perceber que [2] no Brasil, cada vez mais, a preservação de recursos que são essenciais para a sobrevivência humana vem sendo deixados [3] de lado, embora exista uma legislação que visa à preservação de recursos, como a água, ainda existem inúmeras brechas que permitem que ela não seja seguida, acarretando [4] assim [5]* na falta de água, problema que influencia principalmente no saneamento básico. Assim,* torna-se evidente a necessidade de maior procura do governo em sanar esse problema.
Obs.:
▪︎Antes de tudo, eu te aconselho a fazer um tópico frasal, aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas. Depois disso você pode usar o repertório.
▪︎1- Ausência de conectivo, a cada início de um período você deve iniciar com um, uma vez que você precisa ligar o período anterior com o que vem logo em seguida.
▪︎2- Ausência de vírgula.
▪︎3- O correto é “deixado”, no singular, já que ele deve concordar com “a preservação de recursos”, ou seja, concorda com o artigo definido “a”.
▪︎4 e 5- Ausência de vírgulas.
▪︎*- Repetição, com essa já são três repetições do mesmo conectivo. Cuidado com a c4.
▪︎Olhe, tome muito cuidado com períodos longos, não sei como ficam os tamanhos dos períodos escrito no papel, mas, aqui, o segundo está grande, não pode passar de quatro linhas pra não ficar uma leitura cansativa e acabar em uma perda de pontos na competência três.
Desenvolvimento 02:
▪︎Além disso, os problemas da escassez de água [1] no Brasil [2] estão diretamente ligados aos malefícios que ela traz à saúde. De acordo com estudos biológicos, [3] cerca de 70% do nosso [4] corpo é composto por água e sem ela não existiria a vida humana. A partir deste fato, observa-se que continuar a vida acaba se tornando um desafio, [5] por conta dessa constante necessidade do consumo da água em boa qualidade, o que para a maior parte da população não é acessível, e, de forma lamentável, acaba deixando o indivíduo com problemas de saúde e sem um amparo necessário.
Obs.:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎3- Olhe, apesar do seu repertório ser interessante, eu acredito que ela está um pouco vaga, já que você só apenas fala que isso foi feito por “estudos biológicos”, mas não fala de quem ou se foi feito por alguma empresa, quando você for trazer uma pesquisa informe sempre a fonte concreta, falando quem realmente fez, deixando concreta.
▪︎4- Não pode usar primeira pessoa na redação, isto é, quando você se coloca dentro do texto. Só é tirar o uso do “nosso” que frase fica ok, ou reformular a frase “De acordo com estudos biológicos, cerca de 70% do corpo humano é composto por água e sem ela não existiria a vida.”
▪︎5- Equívoco de vírgula.
▪︎Poderia ter argumentado um pouco mais nesse parágrafo, pois tem pouca argumentação, construa outro período.
Conclusão:
▪︎Sendo assim, é inegável a necessidade da minimização dos problemas que auxiliam na questão da escassez de água no Brasil. A partir disso, se torna imprescindível ações do Governo Federal, [1] voltadas para o investimento nas áreas de preservação e saneamento, por meio do financiamento de projetos visam [2] a fiscalização de forma mais elaborada a preservação da água, a fim de incentivar a própria população a acabar com os maus hábitos. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar campanhas que incentivem as empresas de água, através [3] da concessão de subsídios fiscais, [4] a adotarem práticas e projetos mais ecológicos que [5] além de preservarem o recurso [6] sejam benéficas a [7] saúde e de fácil acesso a [8] população. Desse modo, os problemas que a escassez de água traz serão evitados e o sentimento de angústia seria evitado.
Obs.:
▪︎1- As iniciais de “governo federal” agora são minúsculas, dê uma pesquisada no Google que você encontra essa informação.
▪︎2- que visem
▪︎3- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa, substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎4- Equívoco de vírgula.
▪︎5 e 6- Ausência de vírgulas.
▪︎7 e 8- Ausência de crase.
▪︎Olhe, você fez duas resoluções para o problema, no meu curso, que dou aula, não recomendo aos meus alunos a fazerem isso, pois duas ocupa muito espaço e não é mais obrigatório resolver os dois problemas. Então, eu também te aconselho a fazer apenas uma e detalhar ao máximo. Tire a primeira proposta, já que só a segunda está completa e bem detalhada, com a linhas que vão sobrar, invista no desenvolvimento dois.
Nota:
c1: 120
c2: 160
c3: 120
c4: 160
c5: 200
Total: 760
Thamires Guimaraes
1-200
2-120 ( Marque os dois argumentos no parágrafo introdutório e o seu primeiro repertório não é pertinente ao tema )
3- 120 ( Desenvolva melhor o plano de texto e relacione melhor com os repertórios )
4-160 ( Organize e coloque mais elementos coesivos ligando as ideias dos períodos)
5- 200
Total: 800
Júlia vieira
Você escreve bem. E apresenta um bom domínio da norma culta. Mas a escolha do quadro “O Grito” te prejudicou na C3 por não ser um repertório pertinente e produtivo. Também gostei da sua proposta de intervenção. Acho que você poderia ter escolhido outras vertentes para ser abordado no desenvolvimento.
Nota: 600!
Nandapanda
Bastante coeso, mas incoerente em certos pontos.
Uma citação distante no primeiro parágrafo e que acabou fugindo do contexto.
Gostei muito da intervenção. Seria bom na próxima garantir um maior envolvimento comunitário também.
No desenvolvimento, você poderia ter dissertado mais sobre as causas de escassez de água no país, usando notícias jornalísticas, e menos sobre os efeitos na saúde pessoal.
Não vou entrar em detalhes gramaticais, mas achei muito boa sua escrita. Linguagem rebuscada e compreensível.
NOTA: 580