Feminicídio no Brasil: urgência no debate da violência de gênero.

  • 1

Conforme o artigo 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos, todos nascem livres e  iguais em dignidade e em direitos. Contudo, perduram entraves para a efetividade dessa igualdade, uma vez que há urgência no debate da violência de gênero e feminicídio no Brasil, que possui estatísticas vultosas.

Primeiramente, segundo o filósofo Confúcio se quiseres prever o futuro, estuda o passado. Sob esse viés, destaca-se a cultura machista ainda existente no país, pois a centralização das decisões e sustento familiar no homem, nos primordios, acarretava dependência feminina emocional e financeira, consequentemente contribuia para que parte dessas mulheres permanecessem em estado de violência doméstica.

Em segundo plano, o comportamento dos agressores costumam ser semelhantes visto que são persuasivos, têm mudanças de humor repentino, sentimento de posse, são galantiadores até estabelecer com a vítima um vínculo de dependência e assim agredi-la verbalmente e fisicamente, mantendo um ciclo de agressões e arrependimento para que ela não tenha forças para terminar o relacionamento abusivo.

Dessa forma, para auxiliar as vítimas é necessário a elaboração de penas mais rígidas, apoio financeiro e auxílio moradia para as mulheres agredidas de baixa renda, proteção policial das vítimas e família, divulgação nas mídias sociais pelo governo sobre sinais de violência psicológica e física, apontando contatos telefônicos de ajuda e apoio psicológico às vítimas

Compartilhar

3 Correções

  1. Conforme o artigo 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos, todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Contudo, perduram entraves para a efetividade dessa igualdade, uma vez que há urgência no debate da violência de gênero e feminicídio no Brasil, que possui estatísticas vultosas.[1]

    [1]; notei que vc utilizou a sua contextualização e demonstrou sua tese, mas onde está seu encaminhamento argumentativo? Seu enc. argumentativo deve ser apresentado de 2 maneiras: genérico (vc não cita quais argumentos irá utilizar ao longo do texto) ou vc cita quais irá utilizar. De qualquer forma que vc decidir fazer, é obrigatório que vc o use.

    Primeiramente[1], segundo o filósofo Confúcio [2]se quiseres prever o futuro, estuda o passado. Sob esse viés,[7] destaca-se a cultura machista ainda existente no país, pois a centralização das decisões e sustento familiar no homem, nos primordios[3], acarretava[4]dependência feminina emocional e financeira, consequentemente contribuia[5] para que parte dessas mulheres permanecessem em estado de violência doméstica.[6]

    [1]: cadê a exposição do seu argumento?
    [2]: quando estamos realizando uma citação direta, utilizamos as aspas.
    [3]: primórdios*
    [4]: necessita de uma preposição.
    [5]: contribuía*
    [6]: como elas permaneciam? particularmente, sinto que faltou um melhor desenvolvimento do seu argumento 1.
    [7]: como essa citação se relaciona com o machismo que continua a imperar na sociedade?

    Em segundo plano,[4] o comportamento dos agressores costumam ser semelhantes[1] visto que são persuasivos, têm mudanças de humor repentino, sentimento de posse, são galantiadores[2] até estabelecer com a vítima um vínculo de dependência e assim agredi-la verbalmente e fisicamente, mantendo um ciclo de agressões e arrependimento para que ela não tenha forças para terminar o relacionamento abusivo.[3]

    [1]: necessita de vírgula
    [2]: galanteadores*
    [3]: como vc prova que isso realmente acontece na vida real? Necessita de alguma referência ou dado que comprove o que vc está falando.
    [4]: onde está a exposição do seu argumento?

    Dessa forma, para auxiliar as vítimas[1] é necessário[2] a elaboração de penas mais rígidas, apoio financeiro e auxílio moradia para as mulheres agredidas de baixa renda, proteção policial das vítimas e família, divulgação nas mídias sociais pelo governo sobre sinais de violência psicológica e física, apontando contatos telefônicos de ajuda e apoio psicológico às vítimas

    [1]: necessita de vírgula
    [2]: necessária*

    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MEIO/MODO: OK (? – FICOU BASTANTE CONFUSO)
    DETALHAMENTO: NÃO
    FINALIDADE: NÃO

    considerações finais:

    *Sua introdução tinha começado muito bem, mas notei que vc não utilizou o encaminhamento argumentativo e isso é extremamente necessário.
    *Nos seus 2 desenvolvimentos vc foi muito rasa na sua argumentação. No D2, vc nem sequer usou algo que comprovasse sua argumentação e no D1, vc não relacionou a citação com o problema, parecendo que vc a usou apenas como “enfeite”. Em ambos você não estruturou do jeito certo seu texto dissertativo-argumentativo.
    *Uso pobre de conectivos
    *Na sua conclusão, você não utilizou os 5 elementos obrigatórios e os que vc apresentou, foi de maneira desorganizada.
    * Precisa estudar mais sobre pontuação, acentuação e ortografia.

    DICAS:

    -Veja vídeos de redação do Lucas Felpi e do Felipe Araújo. Não sou muito fã da Débora Aladim, mas quem sabe vc não se adapta ao método dela.
    -ESTUDE BASTANTE A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO!! (essa é a melhor dica pra cê ir bem na prova. Quando entendemos a estrutura, podemos nos corrigir e corrigir outras pessoas).
    -Estude os assuntos de gramática que pontuei acima
    -Não desista! Sei que é meio clichê, mas pense que é por meio do erro que nós aprendemos e, consequentemente, evoluímos! Acredite em si mesma, corrija esses erros, estude bastante os tópicos que sinalizei que tudo irá dar certo.

    NOTA: 560
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 80

    Bjs e boa sorte!

    • 0
  2. na introdução sua tese não ficou tão clara e poderia ter deixado mais claro seus arfumentos do desenvolvimento.

    np desenvolvimento 1 : ” segundo o filósofo confúcio ” tem que adicionar uma virgula depois. faltou tbm relacionar a alusão com as consequencias atuais .

    no desenvolvimento 2 parece que voc ainda está no desenvolvimento 1, então não há argumento novo.

    na conclusão, apoio financeiro de quem ? como será executado ? por quem será executado ?//rt

    • 0
  3. na introdução sua tese não ficou tão clara e poderia ter deixado mais claro seus arfumentos do desenvolvimento.

    np desenvolvimento 1 : ” segundo o filósofo confúcio ” tem que adicionar uma virgula depois. faltou tbm relacionar a alusão com as consequencias atuais .

    no desenvolvimento 2 parece que voc ainda está no desenvolvimento 1, então não há argumento novo.

    na conclusão, apoio financeiro de quem ? como será executado ? por quem será executado ?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.